Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Granito: +4 Ideias Práticas para Você
Organização e Limpeza

Como Limpar Granito: +4 Ideias Práticas para Você

O granito é um tipo de rocha ígnea que se forma quando o magma esfria e endurece. É uma pedra com alta durabilidade que pode suportar temperaturas extremas, tensões e substâncias corrosivas.

As bancadas de granito são frequentemente usadas em cozinhas porque resistem a manchas e impressões digitais. Ele também pode ser transformado em pisos, painéis e outras peças decorativas. É também bastante comum o uso de granito em banheiros, por ser um material bem resistente.

Basicamente, o granito é um material bastante fácil de trabalhar e sua acessibilidade o torna ideal para projetos de bricolagem. Isso também significa que ele é fácil de limpar e não necessita de muitas manutenções ao longo do tempo.

Mesmo assim, é importante saber alguns pontos importantes sobre como limpar granito. Afinal, apesar de ser resistente e durável, o material também precisa de cuidados especiais para não perder seu valor com o tempo.

Leia tudo até o final para descobrir como limpar granito em ocasiões diferentes, além de algumas dicas sobre o que não fazer. Confira!

Como limpar granito regularmente

Créditos: @olarqueinspira

Um dos principais cuidados regulares que você precisa ter com o granito é aplicar um selador de acordo com as orientações do fabricante.

O selador ajuda a manter a impermeabilidade da superfície, ou seja, evita que líquidos sejam absorvidos pela pedra.

Com relação à limpeza regular em granitos que estão em boas condições, você pode usar uma solução composta por água morna e algumas gotas de detergente neutro. Esfregue essa mistura na superfície com o lado suave da esponja ou com um pano macio, de modo delicado. 

Para completar, você pode utilizar uma parte de álcool isopropílico em três partes de água em um recipiente borrifador. Dessa forma, basta borrifar a substância sobre o granito e depois secá-la com uma flanela suave.

Como limpar granito com mancha orgânica

Créditos: @pictures_and_prosecco

Seu granito está com manchas causadas por matérias orgânicas, como vinho, chá, café, frutas etc.? É possível removê-las utilizando uma mistura de água fria com água oxigenada de concentração 12%. Espalhe com um pano macio e depois retire com outro pano limpo.

Vale lembrar que para usar a água oxigenada é preciso ter cuidado. Use luvas de borracha e máscara de proteção, pois o produto pode causar irritação e queimadura.

Como limpar granito com mancha de gordura

Créditos: @kimahunter

Caso seu granito esteja com manchas de gordura, é possível eliminá-las de algumas formas. Primeiramente, você pode utilizar um detergente neutro para limpar a parte superficial. Depois disso, faça uma pasta com água e bicarbonato de sódio para espalhar pelo material.

Também é possível criar uma pasta com cinco colheres de sopa de detergente e um copo de bicarbonato ou farinha, adicionando água até formar uma mistura com consistência de iogurte. A seguir, aplique essa mistura sobre as manchas, cubra com um plástico e deixe uma madrugada ali. Para completar, limpe a pasta com água e seque o granito.

Como limpar granito com mancha de tinta

Créditos: @lvliving5

Neste caso, você pode limpar a pedra de duas formas, dependendo de sua cor. Em granitos de cores claras, você pode utilizar as misturas com água oxigenada para eliminar as manchas de tinta. Já nos granitos de cores escuras, como granito preto e granito cinza, você consegue fazer a limpeza usando misturas com acetona ou thinner. Não esqueça de enxaguar bem com água e secar o material em seguida.

Também lembre-se sempre de utilizar luvas e máscaras para não ter alergias, irritações, queimaduras ou algum outro problema relacionado aos químicos presentes nos produtos.

Como limpar granito sem prejudicá-lo

Créditos: @jamaikaqueiroz

Você pode ter reparado que os produtos mais abrasivos citados anteriormente sempre são dissolvidos em água ou utilizados com cuidado. Além disso, é importante não usar as  substâncias mais agressivas e corrosivas, como vinagre, água sanitária, amônia, suco de limão, entre outras.

Se você limpar o granito com esses produtos de modo frequente, vai acabar enfraquecendo o selante da pedra ao longo do tempo. É importante dizer que quanto mais abrasiva for a substância, mais rapidamente o selante será quebrado.

_________________________

Viu como limpar granito não é um bicho de sete cabeças? Você pode fazer com produtos que já tem aí na sua casa, sempre lembrando de tomar os cuidados explicados!

Se quiser mais dicas e tutoriais de limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.