Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Piso de Cerâmica: 5 Dicas Eficazes
Organização e Limpeza

Como Limpar Piso de Cerâmica: 5 Dicas Eficazes

Você acha que precisa trocar todo o seu piso para dar aquela recauchutada em sua decoração? Calma! Em muitos casos, você só precisa saber como limpar piso de cerâmica para transformar o visual do ambiente.

Pode parecer um exagero, mas muitas pessoas esquecem de realmente mandar ver na limpeza do piso de cerâmica, acreditando que uma varridinha já basta. Na verdade, é necessário caprichar para (re)descobrir todo o potencial real de seu piso.

A cerâmica é um revestimento clássico e atemporal, muito querido e usado ao redor do mundo. Ele é super versátil, diverso e fica bem em decorações de praticamente todos os tipos. Mesmo assim, precisa de alguns cuidados para permanecer belo.

Por isso, no texto de hoje, nós iremos dar algumas dicas relevantes sobre como limpar piso de cerâmica. Então, fique até o final para descobrir tudo e assim valorizar o seu revestimento!

1- Estabeleça uma rotina diária de limpeza leve

Créditos: @armazemhc

Primeiramente, é bom varrer ou aspirar o pó do piso diariamente. Assim, você evita o acúmulo de resíduos e mantém a saúde do material, bem como já deixa o revestimento preparado para uma limpeza mais profunda.

Também é interessante passar um pano molhado pelo piso. Nessa fase diária, pode só utilizar água em temperatura ambiente em um pano e um esfregão.

Se o seu piso cerâmico for mais sensível, busque um pano que seja mais suave e prefira um aspirador de pó em vez de vassoura. 

2- Faça uma mistura de detergente e água

Créditos: @ideias_e_dicas_de_casa

Quando o assunto é como limpar piso de cerâmica de forma mais profunda, é importante atuar regularmente, mas não todos os dias. Defina um período certinho e marque na sua agenda para não esquecer.

Para realizar a mistura da vez, é necessário colocar uma colher de sopa de detergente a cada cinco litros de água. Depois, você pode jogar o líquido no piso e esfregá-lo, podendo reforçar o movimento quando for limpar os rejuntes.

Para finalizar, utilize um pano e seque bem a substância para melhorar o brilho e dar aquela renovada na aparência dele.

3- Não esqueça dos rejuntes

Créditos: @maisrevestimentos

Mencionamos os rejuntes acima, mas é importante dar um foco a mais neles. Se você realizar as limpezas rotineiras e periódicas, seus rejuntes não precisarão passar por uma limpeza mais profunda. No entanto, se elas já estiverem encardidas ou escurecidas, não se preocupe, tem como dar um jeito!

Para começo de conversa, você vai precisar verificar como a sua cerâmica reage ao vinagre de álcool, pois algumas são mais sensíveis e podem manchar. Por isso, coloque um pouquinho em uma pequena área para ter certeza.

Se deu tudo certo no teste, então aplique o vinagre de álcool por todo o rejunte. Deixe-o lá por no máximo 20 minutos para que a sujeira seja amolecida. Em seguida, pegue uma escovinha ou uma esponja e esfregue os rejuntes. Para finalizar, jogue água por cima e seque com um pano.

4- Cuidado com o piso do banheiro

Créditos: @tatycoelhoagro

Se você está se perguntando como limpar piso de cerâmica do banheiro, saiba que deve evitar o uso de sabão em pó. Esse produto pode até ser útil para alguns revestimentos, mas ele pode manchar o piso cerâmico.

Por isso, utilize a mesma mistura de água e detergente que você usará nas suas limpezas regulares do piso dos outros ambientes. Além disso, é possível utilizar água sanitária diluída em água em algumas áreas específicas que estão mais sujas. Mesmo assim, não exagere. Também não esqueça de secar bem o cômodo após a limpeza. 

5- Evite produtos abrasivos

Créditos: @lardocelar104

Como falamos do vinagre e do sabão em pó, preciso mencionar também outros produtos de limpeza que podem prejudicar a aparência do revestimento. Como exemplo, podemos citar substâncias à base de cloro, soda cáustica, produtos com ácidos, entre outros.

Para se certificar de que pode usar algum produto, leia o rótulo ou pesquise sobre seus componentes e contra-indicativos. 

_____________________

Vale lembrar que é possível encontrar produtos e tratamentos específicos para o revestimento cerâmico. Por isso, também é interessante compreender bem o seu tipo de cerâmica antes de decidir como limpar piso de cerâmica.

Se quiser mais dicas e tutoriais de limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.