Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Mármore? + 4 dicas incríveis para você!
Organização e Limpeza

Como Limpar Mármore? + 4 dicas incríveis para você!

O mármore sempre foi um símbolo de opulência e sofisticação. Para você ter uma ideia, na Grécia Antiga, as pessoas mais poderosas usavam o mármore para construir suas residências e desenvolver suas peças de artes, como as belas esculturas que ainda permanecem de pé. 

Hoje em dia, o mármore continua sendo um símbolo de elegância e requinte. Ele é mais utilizado nas bancadas da cozinha, nos pisos, nas cubas de pias, em detalhes pontuais e em várias outras áreas. 

Além de ser super versátil e estar disponível em tipos bem variados, o mármore também é resistente e termicamente agradável, pois não acumula muito calor em sua superfície. 

Mesmo com todas essas vantagens, o mármore ainda pode sofrer manchas ou ficar encardido, assim como a grande maioria dos materiais disponíveis no mercado. Por isso, é importante saber como limpar mármore da forma correta.

No texto de hoje, nós iremos listar algumas das principais maneiras de limpar mármore de modo eficiente. Portanto, se quiser manter a sua pedra natural saudável e bonita por mais tempo, confira tudo até o final!

Como limpar mármore com detergente neutro

Créditos: @bcic_melbourne

Esta primeira forma de limpar mármore é mais indicada para quem não tem muito tempo e prefere fazer uma limpeza diária mais rápida. O detergente neutro é um produto coringa! Ele serve para limpar praticamente tudo.

Neste caso, você precisa misturar 10 gotas de detergente neutro em 2 litros de água. Depois de mexer o líquido, é só passá-lo pela superfície do mármore usando um pano limpo e delicado. Para finalizar, utilize uma flanela seca e limpa para retirar o excesso de produto.

Como limpar mármore com vinagre

Créditos: @tidyingupwithcharlotte

Ao contrário do modo anterior, o vinagre é mais indicado para quem tem um mármore bem encardido e com manchas que não querem sair. 

Mesmo assim, o preparo é parecido. Basta misturar um pouco de vinagre com uma quantidade maior de água e depois espalhar a substância pelo mármore com um pano limpo.

Como limpar mármore com água morna

Créditos: @kaphie_mc

A água morna é excelente para eliminar manchas. Você pode realizar várias misturinhas com ela para limpar o seu mármore. Na receita que selecionamos para hoje, você irá precisar de álcool e detergente neutro.

Antes de tudo, esquente a água até que ela fique morna, sem que seja necessário levantar a fervura. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de álcool e detergente neutro. Depois, com o seu tradicional pano limpo, espalhe a mistura pela superfície da pedra de forma leve e contínua. 

Após a aplicação, deixe o produto agir por cerca de 5 minutos para que ele consiga realmente atuar na limpeza. Por fim, jogue água e depois utilize uma flanela suave e limpa para secar o mármore corretamente.

Como limpar mármore com bicarbonato

Créditos: @emporioecia.alimentossaudaveis

Além do detergente neutro, o bicarbonato também é um produto bem coringa para limpar uma grande variedade de materiais, como o mármore. Uma curiosidade sobre o bicarbonato de sódio é que você pode usá-lo até para preparar pratos culinários ou desentupir pias. Basicamente, é uma substância extremamente útil!

Com relação à limpeza do mármore, o bicarbonato pode ser utilizado em uma mistura com um pouco de água. O intuito é formar uma pasta que possa ser bem espalhada pela superfície toda do mármore. Deixe-a agir por alguns minutos e depois enxague. Por fim, seque com a flanela limpa e suave.

*Dicas extras

Créditos: @susans_green_cleaning

Para facilitar ainda mais a sua vida na hora de limpar mármore, nós separamos mais algumas dicas extras sobre o assunto. Veja:

  • Não utilize produtos abrasivos e corrosivos, como água sanitária, suco de limão, querosene, sabão em pó, entre outros. O vinagre também pode prejudicar a pedra se for usado puro e em grande quantidade. Tome cuidado com essas substâncias, pois elas podem desgastar o material, gerando mais manchas e danos.
  • Evite deixar resíduos porosos em seu mármore, pois apesar de parecerem inofensivos, eles são capazes de arranhar e sujar o material. Como exemplo, podemos citar: terra, areia, pedras etc.
  • Não deixe objetos cortantes ou pontiagudos entrar em contato diretamente com seu mármore, como facas e tesouras, por exemplo. Apesar de ser resistente a longo prazo, o mármore possui seu lado sensível também.
  • Caso caia algum líquido escuro em seu mármore, como vinho, café, molhos etc, o ideal é limpá-lo o mais rápido possível com água ou detergente neutro. Quanto mais você espera, mais ele pode manchar.

 

Viu como limpar mármore não é um bicho de sete cabeças? Você pode fazer com produtos que já tem aí na sua casa!

Se quiser mais dicas e tutoriais de limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.