Plantas

Samambaia: Tudo o que você precisa saber para Cuidar Bem!

A samambaia é uma das plantas mais famosas no mundo. Se você nunca teve uma, provavelmente conheceu alguém que teve, afinal, ela está muito presente nas casas dos brasileiros. Isso não é à toa, pois além de agregar muito charme na decoração do ambiente, ela também serve para purificar o ar de alguns elementos tóxicos, como o xileno, benzeno e compostos orgânicos voláteis.

No entanto, é necessário conhecer algumas informações importantes antes de plantar ou comprar uma samambaia. Muitas pessoas a adquirem sem saber muito como cultivá-la e assim a planta acaba não durando tanto ou não ficando tão bonita quanto poderia.

Pensando nisso, nós decidimos fazer este texto recheado com tudo o que você precisa saber para cuidar bem da sua samambaia. Então, continue com a gente até o final para descobrir os seus diferentes tipos, como pode plantá-la e como funciona seu cultivo!

Quais são os principais tipos de samambaia?

Você sabia que existem tipos diferentes de samambaia? Pode ser até que já tenha visto alguma sem saber que era uma samambaia. Então, antes de falarmos mais detalhadamente sobre o seu plantio e cultivo, vamos mostrar a seguir os principais tipos e suas características, assim você decide qual mais te agrada:

  • Samambaia Amazonas (Polypodium decumanum)

Créditos: @jardinagemrafael

A samambaia amazonas, apesar de ser chamada assim, tem origem na Austrália. Ela é diferente porque possui folhas mais largas e um tom de verde mais forte. Ela é perfeita para ficar em cima de móveis altos ou pendurada, pois suas folhas arqueadas são capazes de chegar a até um metro de comprimento.

  • Samambaia Renda Francesa (Rumohra adiantiformis)

Créditos: @dicasminhasdicas

Também chamada de samambaia francesa, tem como característica folhas mais finas e delicadas. Além disso, ela pede uma rega mais regular e intensa do que as outras samambaias. Para completar, ela não é muito amiga do sol.

  • Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata)

Créditos: @verdinhas_que_decoram

Essa é a samambaia mais clássica de todas, a mais popular. Ela pode ser encontrada pelo mundo inteiro. Suas folhas são mais estreitas, mas ela possui um lindo volume que chama atenção. 

  • Samambaia Paulistinha (Nephrolepis pectinata)

Créditos: @na_casa_da_fran

Se você deseja uma samambaia mais rústica para dentro de casa, essa é uma boa opção. Além de acrescentar bastante na decoração, ela pode colaborar para balancear a temperatura do ambiente. Seu comprimento pode chegar até 3 metros, sendo uma boa opção para jardim vertical.

  • Samambaia Jamaica (Phymatosorus scolopendria)

Créditos: @dinho_jardins

As folhas da samambaia jamaica são mais separadas e têm uma textura mais grossa. Ela possui penugem em uma tonalidade mais escura e tem o crescimento rápido, assim como também é do tipo pendente.

Existem ainda muitos outros tipos de samambaias que podem lhe agradar mais, como a samambaia chorona (Schellolepis persicifolia), a samambaia crespa (Ceratopteris thalictroides), a samambaia de metro (Polypodium subauriculatum), entre outras. No geral, a plantação e o cultivo é bem similar para a maioria dos tipos.

Como plantar a samambaia?

As samambaias precisam de um solo rico em matéria orgânica, por isso antes de tudo é necessário escolher um vaso que consiga deixar a terra úmida. Sendo assim, é melhor optar por um vaso de plástico. Se isso não for possível, é preciso cuidar sempre para que o solo fique úmido.

  • Muda

Dentro do vaso, é bom adicionar pedras para colaborar na hora de drenar a água. Em seguida, acrescente o solo e finalmente, a muda de samambaia. Caso queira plantar a samambaia a partir de uma adulta, basta cortar as raízes de uma forma que gere dois brotos em cada parte. Por fim, já inicie a rega. 

  • Esporos

Se quiser plantar a samambaia através dos esporos (os pontinhos escuros atrás de suas folhas) é necessário tirar uma das folhas com esporos e colocá-la em um recipiente de papel. Assim que os esporos ficam secos, eles caem dentro do recipiente de papel. Dessa maneira, você os coleta e os coloca em um vaso menor já preparado com o solo. 

Uma dica boa é colocar esse vaso pequeno dentro de um saquinho de plástico para lacrá-lo ali, já que a umidade é essencial para um bom crescimento. Além disso, também é interessante lembrar que os vasos serão trocados de acordo com o desenvolvimento. Por exemplo, com mais de dois metros, elas podem ser transportadas para um vaso maior.

Como cultivar a samambaia?

Agora é preciso saber como cultivar e cuidar das samambaias para que elas tenham uma vida longa e saudável, cheia de beleza e benefícios para o seu ar. Então, dê uma olhada nas dicas que preparamos sobre isso para que você as cultive bem:

  • Iluminação

A samambaia precisa de luz indireta, ou seja, ela necessita de uma cultivação à meia sombra – sem ausência total de luz e sem muita exposição também.

  • Local

Ela pode ser cultivada tanto em ambientes externos quanto interno. Nos externos, é bom que ela fique na sombra de alguma árvore para não se expor diretamente ao sol.

Nos internos, ela pode ficar onde ocorra incidência indireta de luz, como perto de janelas.

É bastante importante que o local escolhido não tenha vento ou corrente de ar, pois o vento é o maior inimigo da samambaia, queimando suas folhas e evaporando rapidamente a água.

  • Temperatura

A samambaia não gosta de frio, então em dias mais frios é importante colocá-la em ambientes protegidos. A temperatura ideal para a planta fica dos 15ºC aos 21º C.

  • Irrigação

Como dissemos, o solo da samambaia precisa ter um bom nível de umidade, mas não deve ficar encharcada. Por isso, espere até que a água toda da rega seque para realizar a próxima irrigação, mas faça isso de forma regular. Também é interessante borrifar água nas folhas algumas vezes por dia, assim evita que elas fiquem secas.

  • Adubação

O ideal é adubar a samambaia mensalmente para que ela fique sempre forte e cresça bonita. Existem alguns tipos específicos de adubo para as samambaias, mas também é possível fazer misturas caseiras com matérias orgânicas, como casca de ovo e farinha de osso. É importante lembrar que a adubação deve ocorrer apenas depois de seis meses do plantio.

Imagens de samambaia na decoração

Agora vamos conferir algumas imagens de como ela pode ser utilizada para decorar qualquer cantinho de sua casa.

Pode ser a escolha perfeita para um visual mais verde para sua sala, junto a outras plantas.

Créditos: @verdejandodecor

Colocar numa prateleira no painel da TV pode ser uma ótima opção.

Até na cozinha ela pode ter seu cantinho, como esta em cima do armário.

Créditos: @brincado.de.casinha

Uma varanda pequena cheia de plantas.

Créditos: @terraviva.floricultura

Pendurada, a samambaia ocupa pouco espaço, perfeito para ambientes pequenos.

Como uma planta pode dar vida a qualquer ambiente!

Créditos: @casa_dadanda

Inspiração de jardim vertical com samambaias.

Utilize vasos de diferentes alturas para uma composição mais dinâmica e moderna.

Créditos: @arqeinteriores_araraquara

A samambaia pode ser a decoração que faltava para seu home office.

Créditos: @oapedagi

Pronto, agora você está pronto para ter uma samambaia que dure e faça companhia à sua decoração por muito tempo! É só prestar atenção nas dicas e tratar a planta com cuidado.

Diga para gente: qual tipo de samambaia você deseja ter?

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.