Plantas

Begônia: Saiba Como Cuidar, Como Plantar e +Dicas!

Quer uma planta que sirva para decorar belamente o ambiente, seja fácil de cuidar e ainda traga benefícios para a saúde, mas acha que isso é algo muito perfeito para existir? Pois acredite, ela existe e o seu nome é begônia!

A begônia é uma planta com belas flores coloridas. Para ter uma ideia, existem begônias vermelhas, brancas, amarelas, rosas, dentre uma grande aquarela de cores. Além disso, as folhas da begônia também são uma atração à parte com sua beleza diferenciada.

Existem em torno de 1500 espécies de begônias na natureza, cada uma com suas próprias qualidades especiais.

Elas são ótimas tanto para jardins quanto para o interior das residências, podendo ser cultivadas em jardineiras e vasos.

Se ela for bem cuidada, pode gerar flores bonitas o ano todo.

É por isso que no post de hoje nós iremos contar tudo o que você precisa saber para plantar e cultivar as begônias da melhor maneira possível. Portanto, leia tudo até o final e descubra tudo sobre essa surpreendente e linda flor!

Quais são os tipos de begônia? 

Antes de tudo, é bom dizer que a begônia é uma planta da família Begoniaceae, mais usada no paisagismo como uma planta ornamental. Como já dissemos, ela possui muitas espécies bem diferentes, que podem se distinguir por suas folhas, flores e raízes.

As begônias também são utilizadas para fins medicinais por muitas pessoas, através de chás e como composição de remédios, além de algumas espécies também serem comestíveis. É dito que a planta é boa para tratar problemas respiratórios, resfriados, dores no sistema digestivo e sangramentos. No entanto, é importante nunca consumi-la sem antes procurar um profissional da saúde para se certificar de que ela pode te ajudar.

Para te introduzir melhor ao mundo das begônias, nós preparamos uma lista com alguns dos principais tipos de begônia e fotos para que você conheça melhor cada uma. Então, confira todas a seguir!

  • Begônia Tuberosa (Begonia tuberhybrida)

Ela é com certeza a begônia mais famosa de todas. É bem resistente e possui flores que chamam a atenção pela beleza e cores muito variadas.

Créditos: @mariaangelita.floricultura
  • Begônia Rex (Begonia rex)

É a segunda mais famosa por sua beleza e imponência. Ela tem cores que vão do bronze aos tons avermelhados e rosados, podendo também possuir detalhes brancos.

Créditos: @floriculturabotanica
  • Begônia Preta (Begonia boveri)

Tem a tonalidade mais escura e um aspecto mais aveludado.

Créditos: @casa.da.glauce
  • Begônia Metálica (Begonia aconitifolia)

Como o próprio nome sugere, ela tem um aspecto cromático, com alguns detalhes em prata e folhas mais grossas.

Créditos: @x_goldie_xo
  • Begônia Cerosa (Begonia semperflorens)

Uma das espécies mais comuns também. Assim como a begônia tuberosa, ela também possui flores. Além disso, também tem folhas mais aveludadas. 

Créditos: @agroplantass

Como plantar a begônia?

  • Época para o plantio

A primeira coisa a considerar é quando é a melhor época para plantar a begônia. Muitos concordam que os meses do outono (de março até junho) são as melhores escolhas para realizar o plantio, pois é quando o clima está ameno. 

  • Tipo de solo

O solo para o plantio das begônias precisa ser rico em matéria orgânica, por isso é bom usar compostos orgânicos ou substratos para compor o solo. Para adicionar as sementes, é bom cavar de forma mais superficial a terra e assim colocá-las ali, o ideal é não enterrar. Outro ponto importante é certificar-se de que o solo tem uma boa umidade.

  • Germinação

Vale lembrar que é indicado que esse processo de germinação ocorra em um local menor, como um pequeno vaso. Quando a mudinha atingir em torno de 10 cm já pode transportá-la para o seu lugar definitivo, seja um vaso maior ou o jardim. É importante que, não importa o local, o solo possua um sistema eficaz de drenagem. Pequenas pedras são boas opções para isso.

A begônia pode demorar cerca de 4 meses para começar a mostrar as suas flores. Após isso acontecer, já é possível criar mudinhas dela. Para fazer isso, basta cortar uma parte de um dos galhos (cerca de 5 cm) que está florescendo e colocá-lo  em um potinho com água até a metade. Ao notar que raízes estão aparecendo no galho, reduza o volume de água. Quando a raiz estiver com cerca de 4 cm, você já pode iniciar o processo de plantio em um vaso com solo adubado, umidade e sombra.

tempo germinação da begonia rex
Créditos: @melelina_cattleya

Como cuidar da begônia?

Créditos: @mindfulpotsandplants

Agora que você já sabe como plantar a begônia, precisa aprender como cuidá-la do melhor jeito possível para que a planta fique bonita e saudável o ano inteiro. Mesmo com as diversas espécies diferentes, os cuidados são basicamente iguais. Então, confira a seguir algumas ótimas dicas:

  • Iluminação

A begônia não é a maior fã de iluminação direta e intensa, por isso o ideal é que ela fique em áreas com sombras, que tenham uma luz solar indireta e proporcionem nutrientes sem agredi-la.

  • Local

Como já afirmamos, a begônia funciona bem em jardins ou dentro de casa, é só preciso ficar atento à luminosidade. Prefira varandas sombreadas se preferir adicioná-las em ambientes externos.

  • Temperatura

A temperatura favorita da begônia, em geral, é a amena. Ela prefere um clima que esteja entre 20ºC a 28ºC. Se a temperatura estiver abaixo de 13ºC, ela pode ficar seriamente comprometida.

  • Irrigação

A begônia deve ser regada de preferência de dois em dois dias (até de três em três) ou mais durante o verão. Não exagere na quantidade de água, pois ela não aguenta umidade excessiva. Além disso, tome cuidado para não molhar as folhas e flores, pois elas podem apodrecer, murchar ou ficarem doentes.

  • Solo

O melhor solo para a begônia é o úmido e fértil, podendo ser adubado de dois em dois meses com materiais orgânicos, como torta de mamona. É importante retirar folhas e flores secas do solo, para que elas não contaminem o solo.

Créditos: @desaflora

+ Veja também: Samambaia: Tudo o que você precisa saber para Cuidar Bem!

Viu como é possível cuidar bem sem muito trabalho de uma planta que além de bela também pode colaborar para sua saúde? Aliás, vale mencionar que no Feng Shui, a begônia é vista como a planta da fertilidade. Além disso, o seu significado através de culturas está ligado à delicadeza e inocência, muito usada por namorados. 

Gostou? Conte se já teve experiência com a begônia nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.