Início » Plantas » Plantas para Sala: Decoração, Ornamentais e Apartamento!
Plantas

Plantas para Sala: Decoração, Ornamentais e Apartamento!

Aqui você encontra dicas, informações e características sobre todas as plantas ideais para a decoração da sua sala de estar. Confira!

Quais são as melhores plantas para a sua sala?

composição de plantas para sala
Créditos: @alexandralouisewu

Cultivar plantas no interior de nossas casas não é só artigo de decoração e paisagismo, por mais que esse tipo de ornamentação seja belíssimo, também podemos nos beneficiar da energia das plantas e de suas características em geral. Como seus efeitos místicos atraindo bons fluidos, e sua função purificadora, melhorando a qualidade do ar no ambiente.

A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, muitas vezes o primeiro a entrarmos. Tendo em vista os inúmeros benefícios das plantas de interiores, a sala é o melhor local para expressar sua essência através das plantas, e tornar o ambiente receptivo e aconchegante para todos.

Confira ao longo desse artigo as melhores opções de plantas para a sua sala, levando em consideração seu estilo, objetivo, suas prioridades, tipo de ambiente e clima, para que assim você possa escolher as melhores opções de plantas para complementar sua sala.

Tipos de plantas para decoração de sala

composição de plantas para sala
Créditos: @hothouse.jungle

O céu é o limite quando o assunto é a escolha das plantas para a decoração da sala, o mundo verde oferece infinitas possibilidades para compor a decoração desse ambiente, tenha em mente seu objetivo e espaço e explore o ambiente da melhor forma possível. Veja algumas dicas de plantas decorativas para sua sala.

  • Flor da fortuna

flor da fortuna na decoração
Créditos: @cuiadecor

A flor da fortuna, também conhecida em algumas regiões por Kalanchoe, apresenta esse nome por seu significado estar associado à riqueza de prosperidade e felicidade. Possui uma vasta gama de cores das flores, sendo encontradas no branco, rosa, amarelo e azul. A rega deve ser feita com cautela, utilizando o tato para constatar quando o solo estiver seco, irrigando-o.

Por ser uma planta amante de Sol pleno, para que tenha desenvolvimento adequado o ideal é que ela fique próxima a janelas, ou lugares que sejam iluminados pelo Sol em boa parte do dia.

  • Pleomele

pleomele em vaso preto no canto da sala
Créditos: @doce_lar_da_mah

Por conta de sua exuberante folhagem lanceoladas em tons de verde, com o torno do limbo em amarelo, a Pleomele é peça chave no paisagismo de interiores. Por ser uma planta arbustiva e com presença marcante, o uso dessa planta na decoração da sua sala de estar irá resultar em um ambiente de caráter elegante e charmoso.

É ideal para locais de meia sombra, porém é importante a circulação de ar e arejamento do ambiente no qual a planta está alocada. O uso da Pleomele em combinação com lindos vasos ornamentais é uma excelente opção para engrandecer seu ambiente.

  • Palmeira Areca

palmeira em decoração de sala
Créditos: @nadiariegel_kokedamas

Sendo uma das espécies de palmeira mais utilizadas no paisagismo, principalmente a meia sombra em ambientes interiores, a palmeira areca pode ser a escolha ideal para estar na sua sala de estar.

A planta se desenvolve melhor em ambientes interiores por não ser tolerante ao Sol pleno, podendo ter aspecto amarelado, prejudicando sua estética quando submetida à luz solar intensa. Assim como a maioria das plantas de interiores, é importante sempre manter a umidade adequada da planta, principalmente em cômodos onde o uso do ar condicionado é frequente.

  • Zamioculca

zamioculca decoração de sala
Créditos: @nossolardecora

Clássica em interiores por conta de sua folhagem extremamente brilhante e reluzente, a zamioculca requer de poucos cuidados por ser uma planta extremamente resistente à seca. É a opção ideal para quem tem o estilo de vida corrida, e não dispõe de muito tempo para se dedicar às suas plantinhas.

Além do incrível poder ornamental, tem-se a crença de que a zamioculca atrai sorte para o ambiente, ideal para ser alocada na entrada da sua sala de estar.

  • Palmeira Leque

palmeira leque embaixo da escada
Créditos: @carolsalgado_arquiteta

Planta de alta procura paisagística por conta de suas esplêndidas folhagens que se assemelham ao formato de um leque. A palmeira leque por mais que seja uma planta grande quando comparada a outros tipos de plantas de interiores, é considerada uma palmeira de pequeno porte, pois dentre as palmeiras seu tamanho é um dos menores.

O ideal é colocar a planta em vasos nos cantos da sua sala de estar por conta do tamanho, com isso ela não interfere na circulação de pessoas no ambiente. É uma planta de sombra e deve-se manter o solo sempre úmido.

  • Samambaia

samambaia em sala de apartamento

Como não se encantar com essa folhagem lembrando uma “cabeleira verde”. Suspensa ao teto ou pendurada na parede, a samambaia é peça coringa nos projetos de decoração envolvendo paisagismo. Chamativa e ao mesmo tempo delicada, essa planta sugere à sua sala um ar versátil, conferindo vida ao ambiente.

De fácil cultivo e ideal para ambientes internos, a samambaia deve ser cultivada à sombra, porém com regas frequentes mantendo sempre a umidade do solo e da planta.

  • Ripsalis

ripsalis planta para sala
Créditos: @connyscozycastle

Popularmente conhecida por cacto-macarrão, a ripsális é uma suculenta de longos ramos bifurcados que se assemelham a um espaguete. Ela não é tolerante à luz solar direta, por isso é outra opção totalmente viável para o cultivo em sua sala de estar. A planta solta pequenas flores, as estrelas são os frutinhos brancos ou vermelhos que dão lugar aos botões após a florada.
Por ser uma suculenta e possuir vantagens em questão de armazenamento de água e nutrientes, suas regas devem ser menos frequentes, tendo em vista que não é uma planta de grandes exigências por água.

  • Jibóia

jiboia na decoração da sala
Créditos: @blogedgemendes

Considerada uma planta de fácil cultivo, a jiboia é ideal para iniciantes da jardinagem ou para pessoas que não querem dedicar tanto tempo às suas plantas. Além desse benefício, a planta é uma excelente opção de decoração para sua sala de estar por conta de sua folhagem em forma de coração, misturando cores entre verde, branco e amarelo.

A melhor forma de cultivo deve ser sempre em meia sombra e com irrigação variando entre uma e três vezes na semana, sempre adequando as regas de acordo com a umidade do ar e o clima.

As plantas mais ornamentais para sala
Quando falamos de plantas ornamentais, sempre nos vem à cabeça as mais belas flores e folhas, o que não é mentira. Uma planta para ser considerada ornamental, basicamente tem como prioridade de cultivo a sua beleza, com isso a decoração e o paisagismo do seu ambiente serão sucesso na certa. Veja algumas plantas ornamentais para sala:

  • Costela de Adão

costela de adao planta para sala
Créditos: @foliagelove_r

Tratando de ornamentação com plantas, algumas espécies sempre serão mais famosas que outras, sejam por sua beleza, autenticidade ou forma exótica, o que auxilia positivamente na decoração de um ambiente. E a costela de Adão é uma dessas plantas, chamando atenção com suas sinuosas e grandes folhas em verde escuro.

É uma planta de cuidados fáceis, mantê-la em meia sombra, solo bem cuidado com uma rega por semana, é o suficiente para manter sua planta bela e saudável.

  • Singônio

planta na decoração da sala
Créditos: @verdedecoracion

Com o estilo de manejo e cultivo bem semelhante às demais plantas de interiores, o singônio chama atenção por apresentar folhagem em forma de flechas arredondadas, alguns assemelham ao formato de um coração, em exuberantes cores verde claro e branco. Conforme a maturação da planta acontece, esse formato vai mudando para um estilo mais ramificado de folhas.

Apesar de ser uma planta ornamental ideal para a sua sala de estar, é interessante alocá-la em lugares próximos a janelas ou portas, para que receba iluminação solar nas horas menos intensas do dia, sempre mantendo o solo úmido.

  • Dracena

planta na decoração da sala
Créditos: @creciendo_con_martina_

Além de ser extremamente ornamental e peça chave na decoração com base no paisagismo, a dracena é conhecida pela sua extrema capacidade de purificação e melhora na qualidade do ar. Ela ajuda na limpeza do ar em ambientes com odor e presença de tabaco ou fumaças.

Sendo uma planta totalmente de interiores por não ser tolerante à luz solar direta e intensa, a dracena é mais do que ideal para sua sala, além disso, é resistente ao ar condicionado e a seca. Tratando de irrigação, menos é mais, a dracena exige pouca água para seu desenvolvimento.

  • Cacto

cacto na decoração da sala
Créditos: @_ape203

Ideal para pessoas que não querem dispor de muito trabalho na hora da manutenção de suas plantinhas. Os cactos possuem uma infinidade de espécies dando um mundo de possibilidades para o cliente e o paisagista “brincarem” com a decoração do ambiente, de acordo com estilos e até disponibilidade de espaço, tendo em vista que as espécies variam de portes grandes até minis.

Para ter um cacto em sua sala, sendo ele em qualquer tamanho, é importante atentar-se a drenagem dos vasos, pois se a água não for drenada de maneira correta pode haver podridão da planta. Tendo em vista que os cactos são pouquíssimos exigentes em água, as regas devem ser bem mais espaçadas. É importante também mantê-los em locais que recebam iluminação solar algumas horas do dia.

Plantas para sala de apartamento

peperomia sala de apartamento pequeno
Créditos: @ape3dois

Quando pensamos em apartamentos perante a escolha de plantas para decoração, nos vem em mente a falta de espaço e a procura por plantas e espécies de porte pequeno, o que é um fator totalmente relevante e deve sim ser levado em consideração. Porém, cuidados com a iluminação e nutrição das plantas também são essenciais nesses espaços. Confira:

  • Planta Jade

Créditos: @kokedamaxique.xique

A planta jade é uma suculenta muito resistente para ambientes interiores, também conhecida como árvore da vida. A planta é amante da luz solar direta, então coloque sua planta jade em lugares estratégicos sempre próximo a janelas, de modo com que ela usufrua da iluminação solar na maior parte do dia.

Por ser uma suculenta, a rega deve ser feita somente quando o solo estiver seco, a dica de verificar com o tato a umidade do solo antes de regá-la é sempre válida.

  • Echevéria e Echevéria-baby

Créditos: @homebodyshaven

Ainda no mundo das suculentas, a echevéria também é conhecida como rosa de pedra, por causa de seu formato exótico e de suas cores belíssimas. As variedades são muitas, desde as maiores até as echevérias baby, que são as consideradas minis (ideal para seu cantinho verde no apartamento).

Assim como todas as suculentas, os cuidados se resumem basicamente em receber luz solar algumas horas do dia, e regar conforme sua necessidade.

  • Planta Fantasma

Créditos: @mas.que.cactus

Em formato de rosetas, lembrando as echevérias, a planta fantasma pode sofrer variação de cor de acordo com o lugar que se está estabelecida. Em Sol pleno apresentam-se amarelo-rosado e quando cultivadas a meia sombra chegam num tom azul-esverdeado.
Ideal para cultivo junto a outras suculentas, pelo habitat e climas exigidos por essas plantas serem parecidos.

  • Orelha-de-gato

Créditos: @florabelasuculentas

De caráter totalmente ornamental, por conta de suas folhas que lembram as orelhinhas dos bichanos quanto à forma e textura, essa suculenta ainda apresenta lindas flores tubulares em tons rosados, sendo perfeita para a decoração da sua sala, principalmente em apartamentos.

Mantenha a planta em substratos arenosos e vasos bem drenados, atentando-se para todos os cuidados que uma suculenta necessita para sobreviver em bom estado e saudável.

Dicas para compor a decoração da sala com plantas

Foto: Apartment Therapy

A decoração da sua sala feita com plantas, seja em casa ou no apartamento, lhe dará um leque enorme de possibilidades envolvendo formas, contrastes, disposição de plantas, e muito mais para a harmonização natural do seu ambiente. Veja mais algumas dicas.

Busque mais informações sobre as plantas que você escolheu

Sempre que escolher determinada planta para enfeitar e fazer parte da sua sala, busque informações pertinentes sobre ela, como exigências da planta perante iluminação, irrigação, temperaturas e climas. Verifique também o seu espaço e a sua finalidade na decoração, podendo assim escolher a espécie que melhor atenda às suas expectativas e que melhor se adeque às suas condições de ambiente.

Aposte em diferentes tipos de vasos

planta para sala
Créditos: @lacasitahappy

Assim como as diversidades de plantas são inúmeras, a forma ornamental de trabalhar com os vasos para abrigar essas plantas é decisiva na hora de compor o paisagismo e a decoração da sua sala de estar. Procurar por inspirações ou pedir ajuda a um profissional são alternativas fundamentais na hora de compor seu ambiente.

Vasos grandes alocados no canto da sala, médios sobre racks ou mesinhas, ou minis vasos abrigando espécies minis de suculentas na mesa de centro. Outra opção são os suspensos ou fixados na parede. De acordo com o estilo do seu ambiente, a escolha dos vasos com certeza trará um charme a mais para sua sala.

Terrários também são ótimos

Além de lindos, ornamentais e trazerem uma vibe totalmente natural e positiva ao ambiente, os terrários formam um ecossistema em equilíbrio, simulando as condições ideais na natureza, é como ter um projeto de um pedacinho da floresta em sua sala.

Aposte em espécies pequenas com menor exigência de água, além de enfeites e artigos ornamentais lembrando um mini jardim, fitas de led para iluminação também dão total charme e beleza única para o seu terrário.

Monte uma composição de plantas para sala

composição de plantas para sala
Créditos: @ellemenoh.plants

Usar e abusar de espécies de plantas para compor a sua sala não só deixará o lugar com uma admirável decoração como trará para dentro da sua casa as maravilhas da natureza sem necessariamente ter que dispor de espaço para ter um jardim.

O toque verde e estilos que vão desde os mais rústicos até os mais sofisticados são perfeitos para criar a sua sala de estar ideal.

Monte um jardim vertical na sala

Para quem não possui amplo espaço em sua sala, a opção de jardim vertical é super versátil e bela, vasos fixados na parede ou até mesmo prateleiras e pallets irão dar um toque especial ao seu cantinho verde.

Uma opção bem simples para sua sala é fixar vasos meia lua na parede e próximos a janelas, deixando o ambiente arejado para as espécies que vão ser cultivadas.

Dicas do Feng Shui sobre a decoração com plantas para sala

composição de plantas para sala
Créditos: @hothouse.jungle

O Feng Shui é uma técnica chinesa que tem por objetivo adequar a disposição dos elementos de um cômodo com o objetivo de atrair boas energias para o local. Tendo em vista que na maioria das vezes a sala é o primeiro cômodo na entrada de um imóvel, manter as boas energias e a sensação de acolhimento é perfeito para um criar um ambiente harmônico.

Quanto à disposição de plantas, no feng shui, a recomendação é deixá-las dispostas logo na entrada da sala para transmitir boas vindas e purificar possíveis energias negativas. Arranjos com espécies coloridas também trazem proteção ao ambiente e purificação. Aposte!

Prefira as plantas naturais às artificiais

Diante da ruma de possibilidades descritas nesse artigo, vemos que não é difícil cultivar plantas naturais dentro de casa, não é mesmo? Os benefícios energéticos de uma planta natural mudam totalmente a energia do ambiente, o que não irá acontecer se você optar por uma planta artificial, sendo mais uma energia estagnada no local por não ter vida.

A natureza é maravilhosa e está aí para ser explorada, disponha dessas qualidades e atraia bons fluídos e energias positivas para a sua sala, além de melhorar a qualidade do ar e purificá-lo.

Renove as energias do seu ambiente com as plantas para sala!

Quem não se agrada e tem um sentimento totalmente satisfatório dentro de um ambiente com um toque verde? A proximidade com a natureza de qualquer maneira além de nos proporcionar um acúmulo de boas energias, nos oferece qualidade de vida por conta dos milhares de benefícios apresentados pelas plantas em geral.

A presença de plantas no seu ambiente interno é um indicativo de melhora drástica na qualidade do ar, isso ocorre, pois a maioria das espécies de plantas tem o poder de ajudar a reduzir as toxinas e purificar o ar, tornando o ambiente mais agradável para a saúde.

A ornamentação com plantas e elementos de paisagismo além de deixar o ambiente encantador são ótimos artigos de decoração em relação ao custo/benefício. Escolha as melhores plantas e variedades de acordo com as condições do seu espaço e renove os ares da sua sala de estar!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.