Início » Quartos » Como Escolher Colchão? 4 Passos para Comprar o Melhor!
Quartos

Como Escolher Colchão? 4 Passos para Comprar o Melhor!

Muita gente acha que não precisa pensar muito na hora de escolher o colchão, basta escolher o mais barato porque “é tudo parecido mesmo”. Contudo, esse é um erro grave que irá gerar consequências futuras. Dificuldade em dormir, dores no corpo, desconforto e cansaço diário são apenas alguns dos sintomas de que o seu colchão não é o mais indicado a você.

Por isso, é muito importante saber como escolher colchão, analisando as principais opções disponíveis para você. Acredite, existem muito mais tipos de colchões do que você imagina.

Assim, no texto de hoje, nós iremos apresentar 4 passos para que saiba como escolher o melhor colchão para você!

Créditos: @uniprimecolchoes

Passo 1 – O tamanho

Para escolher o tamanho, você obviamente precisa primeiro estabelecer quem irá dormir e pensar nos seguintes itens: quantas pessoas, qual altura de cada uma e o quão espaçosa ela é.

Créditos: @portalitatibamoveis

Com essas informações determinadas, você pode escolher entre diversos tipos de cama pelo tamanho, como as seguintes:

  • King size (193×203 cm): este é o maior colchão disponível no mercado. Ele é ótimo para pessoas altas, casais espaçosos ou com uma família grande.
  • Queen size (158×198 cm): também é muito espaçoso, mais largo e mais comprido do que  o de casal, mas menor do que a king size. Ideal para casais que querem conforto, mas sem muito exagero.
  • Casal (138×188 cm): é um dos colchões mais comuns no país. É mais usado por casais, sem muito mais espaço sobrando.
  • Viúva (120×200 cm): está entre o colchão de casal e o solteiro, sendo 18cm menor que o de casal. É muito bom para quem dorme sozinho, mas é espaçoso.
  • Solteirão (96×188 cm): um novo tamanho de colchão de solteiro, um pouco maior de largura, vem ganhando espaço para quem quer um pouco mais de conforto.
  • Solteiro (88×188 cm): é o menor tipo de colchão para adultos. Cabe uma pessoa sem muito espaço sobrando.
como escolher colchão
Tamanhos padrão de colchão

Passo 2 – A densidade

Inicialmente pode parecer estranho escolher um colchão pela densidade, mas acredite: é um passo fundamental. Afinal, se o seu colchão tiver a densidade errada para você, é possível que ele fique deformado, fundo e até prejudique sua saúde.

Créditos: @romaorichard

Nos colchões, densidade é a quantidade (kg) de espuma por metro cúbico. Se parecer confuso, não se preocupe, você pode encontrar calculadoras online que lhe ajudam a calcular o melhor colchão, usando seu peso e sua altura. A seguir estão as densidades disponíveis:

  • D18: para bebês e crianças até 15kg.
  • D23: para pessoas de até 50kg e 1,70m ou de 51kg a 60kg e 1,71m até 1,80m.
  • D26: para quem tem de 51kg a 60kg e 1,70m ou de 61 a 70kg e 1,61m a 1,90m.
  • D28: para indivíduos de 51kg a 60kg e 1,50m ou de 71 a 80kg e 1,61 a 1,90m.
  • D33: para pessoas de 71 a 80kg e 1,51 até 1,60m ou de 81 a 90kg e 1,61 a 1,80m, assim como de 91 a 100kg acima de 1,81m e 1,91m ou de 101kg a 120kg acima de 1,90m.
  • D40: para quem tem de 91 a 100kg entre 1,61m a 1,80m ou 101kg a 120kg de 1,71 a 1,90m, assim como de 121kg a 150kg acima de 1,90m.
  • D45: para indivíduos de 101 a 120kg entre 1,61 a 1,80m ou de 101 a 120kg de 1,71 a 1,90, assim como de 121kg a 150kg acima de 1,90m.
como escolher colchão
Tabela densidades de colchão

Passo 3 – O conforto

O nível de conforto também é um passo essencial para a escolha de seu colchão ideal. Além de, logicamente, proporcionar momentos mais agradáveis e confortáveis, o conforto também influencia na saúde de sua coluna e na qualidade de seu sono.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de colchões pelo seu conforto:

  • Extramacio: calma, pode parecer incrível ter um colchão extramacio, mas ele é mais indicado para pessoas que precisam ficar muito tempo de cama e com autorização médica. Pessoas com algum problema de coluna devem ficar longe deste tipo, pois ele não possui muita rigidez e pode curvar a coluna de uma forma prejudicial.
  • Macio: ele também possui menos rigidez e não pode ser usado por qualquer um. Ele é mais indicado para crianças e adolescentes, pois o peso do adulto pode causar danos ao colchão.
  • Médio: este tipo de colchão é confortável, mas possui mais uniformidade, por isso não afunda tanto quanto os tipos anteriores. São muito usados por adultos e casais.
  • Firme: é um dos tipos mais utilizados pelos brasileiros, por ser mais barato que os tipos acima. Por ser menos macio, ele é muito indicado por quem tem algum problema de coluna, como escoliose.
Créditos: @artex

Passo 4 – A estrutura

Para finalizar, é crucial entender quais são os tipos de estrutura do colchão e para quem cada tipo é indicado. É possível resumir em dois: o de molas e o de espuma, que são os mais vendidos no Brasil.

O de molas é ótimo para quem está atrás de maciez e resistência. Já o de espuma, que é mais usado por ter um preço mais em conta, é feito totalmente de espuma poliuretano e possui uma grande diversidade de modelos. Além disso, o colchão de espuma é mais indicado para quem prefere ou precisa de um colchão com mais firmeza e menos maciez.

Créditos: @magazineluispaulodasilva

_______________________________

Viu como escolher colchão não é uma tarefa super difícil, mas ainda sim precisa de atenção e certo cuidado? Quais opções mais lhe interessam? Quais você já teve? Conte tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.