Início » Organização e Limpeza » 7 Dicas para Deixar o Quarto Perfumado!
Organização e Limpeza Quartos

7 Dicas para Deixar o Quarto Perfumado!

O quarto precisa ser o nosso santuário pessoal. Afinal, é lá que temos nosso merecido descanso, seja dormindo, vendo televisão ou jogando games. Tudo no ambiente precisa ser bem planejado com o objetivo de gerar conforto, praticidade e aconchego. É por isso que cada detalhe é importante e tem que ser pensado com muito cuidado. Um desses detalhes é o perfume do cômodo.

Hoje em dia, diversos estudos são feitos comprovando os benefícios dos aromas para nossa saúde mental e física. Não é à toa que a aromaterapia é uma grande tendência na vida de quem deseja mais bem-estar. Sendo assim, saber como deixar o seu quarto cheiroso é uma ótima ideia para caprichar ainda mais na sensação de acolhimento e aconchego.

Desse modo, no texto de hoje, nós iremos apresentar várias dicas para deixar o quarto perfumado! Então, fique por aqui até o final para descobrir tudo e apreciar bons odores no seu cômodo querido!

Créditos: @etc_e_tal_loja

Veja a seguir 7 dicas para deixar o quarto perfumado!

Dê uma olhada a seguir e entenda melhor como deixar seu quarto cheiroso e agradável:

1- Flores secas

Créditos: @kesiaartefloral

As flores secas são muito usadas para quem curte as famosas “aesthetics” (fotos esteticamente agradáveis) no Instagram e Pinterest. Isso porque elas apresentam um visual vintage e diferenciado. No entanto, elas também podem ser utilizadas para deixar o quarto perfumado.

Como? Basta adicionar algumas gotas de óleo essencial ou essência no arranjo e pronto, o cheiro irá se espalhar!

Você pode encontrar as flores e folhas secas à venda em floriculturas ou pela internet. É possível adquirir aquelas que vêm em saquinhos ou aquelas que são montadas como um buquê, além de outras possibilidades. Além disso, você também pode arranjá-las da forma que melhor se adequar à decoração.

2- Cascas de frutas

Créditos: @claudiasaudeemoda

Esta forma de deixar o quarto perfumado é bem sustentável, pois você utiliza as cascas de frutas que sobraram e assim não as desperdiça. Para isso, é preciso ferver as cascas em uma panela tampada. Depois disso, coe o líquido em um borrifador ou pulverizador e o borrife pelo ambiente.

As frutas mais indicadas para esse objetivo são as cítricas, como laranja, limão, tangerina, entre outros. Você pode misturar as cascas de suas frutas favoritas ou pode fazer separadamente cada uma. O cheiro será refrescante e agradável, dando aquela sensação de limpeza e conforto.

3- Cravos

Créditos: @lylian.ervas

Sabe aquele cravo que enfeita o doce beijinho? Ele é facilmente encontrado em supermercados, na parte dos temperos. Você pode utilizá-lo de várias maneiras para adicionar um odor acolhedor no quarto.

A primeira opção é simplesmente colocar os cravos dentro de um potinho e deixá-lo em um local dentro do quarto. A segunda é colocar a essência ou o óleo essencial de cravo em um difusor e aromatizador, ou até mesmo dentro do potinho com cravos. A terceira forma é preparar um chá de cravo e adicioná-lo em um borrifador, para assim borrifá-lo pelo quarto.

Existe ainda uma outra maneira de deixar o quarto cheiroso com cravos: colocar um pacotinho de cravos em 50ml de álcool e deixá-lo de molho por dois dias. Depois disso, é só colocar no borrifador.

4- Óleos essenciais

Créditos: @urbanos_velas

Nós já citamos os óleos essenciais em alguns dos tópicos acima porque eles estão em alta quando o assunto é proporcionar odores com o objetivo de saúde e bem-estar, principalmente através da aromaterapia. Os óleos essenciais são retirados de vegetais a partir da extração por vapor. Por serem substâncias super concentradas, os óleos possuem um cheiro impactante e forte. Por isso, não podem ser utilizados diretamente na pele.

Para aromatizar o ambiente com os óleos essenciais, você pode adicionar algumas gotas em vaporizadores, difusores, aromatizadores e sprays. Lembrando que juntamente a essas gotas, você precisa utilizar água, óleo vegetal ou até mesmo uma vela para dissolver o óleo. Além disso, é possível adicionar as gotas no banho, em massagens e até em algodões.

O diferencial do óleo essencial é que ele não apenas perfuma o ambiente como também colabora para a saúde, pois pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o ânimo, colaborar para a limpeza do ar, entre outros.

Entre os óleos mais comuns, estão: capim limão, lavanda, lavanda, alecrim, hortelã, etc.

5- Difusor de varetas

Créditos: @curso_artesanatodearomas

Os difusores de varetas são bem práticos e acessíveis. Para acrescentá-lo em seu ambiente, basta comprá-lo em algum supermercado ou perfumaria e colocá-lo no móvel de sua preferência. Geralmente, este tipo de produto já vem com um kit: a substância líquida com o aroma e as varetas que são adicionadas dentro do recipiente para que o odor navegue por elas e se espalhe pelo cômodo.

Quem não tem muito tempo e prefere algo mais funcional, vai adorar os difusores de varetas. Pois você não precisa fazer nada além de deixá-lo lá enquanto ele perfuma o quarto. Você pode encontrá-lo com essências variadas, como lavanda, canela, bambu, entre outros.

6- Velas e incensos

Créditos: @velasartesanaisjoanadarc

Se você quiser deixar o quarto cheiroso temporariamente ou desejar estar constantemente mudando de odor, pode apostar nas velas e incensos. Além de serem produtos relacionados ao misticismo e bem-estar, eles também são encontrados com perfumes bem diferentes.

Quem curte decoração, pode escolher velas aromáticas que tenham designs diferenciados, como em formato de flor ou lua. Os incensos podem ser colocados em incensários personalizados. É fácil encontrar incensário de cristais, madeira, porcelana, entre outros. Além disso, você pode adicionar a velas e/ou o incenso em um jardim zen, para caprichar ainda mais na tranquilidade e beleza.

7- Amaciantes de roupas

Créditos: @casa_e_cozinha_da_wha

A nossa última dica é a mais básica, serve mais como complemento do que aroma principal, mas faz uma baita diferença! Só de pensar em deitar em uma roupa de cama cheirosa o descanso já fica melhor, não é? Caprichar no amaciante na hora de lavar suas roupas de cama e outros tecidos do quarto, dará aquela sensação de aconchego e limpeza no ambiente.

Você também pode fazer uma misturinha com amaciante, água e álcool e colocar em um borrifador. Ao longo do dia você pode borrifar essa mistura na roupa de cama, cortinas, tapetes para deixar seu quarto perfumado!

_________________________

E aí, o que achou de nossas dicas para deixar o quarto perfumado? Já tentou alguma delas? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.