Início » Quartos » 7 Dicas para Deixar o Quarto mais Fresco!
Organização e Limpeza Quartos

7 Dicas para Deixar o Quarto mais Fresco!

O verão está quase aí! Isso pode ser uma alegria para muitas pessoas ou um terror para outras! Seja como for, uma coisa é verdade: pegar no sono durante esse período é mais complicado do que nas outras estações. Afinal, o clima mais quente pode incomodar, irritar, pesar e até reduzir a pressão sanguínea dos indivíduos.

Além disso, durante o verão, os dias são mais longos por culpa do solstício de verão, o que faz com que nós fiquemos mais tempo expostos ao sol. Dessa forma, o organismo não produz o hormônio do sono (melatonina) em quantidades suficientes, o que também atrapalha na hora de dormir.

Se você já tem ar-condicionado ou ventilador e mesmo assim ainda não está satisfeito, fique por aqui e confira as dicas para deixar o quarto mais fresco que nós preparamos para você!

Veja a seguir 7 dicas para deixar o quarto mais fresco!

Abaixo nós iremos apresentar algumas formas práticas de deixar o seu quarto mais fresco e leve para que você consiga ter boas noites de sono, principalmente durante o verão. Dê uma olhada:

1- Remova objetos que impedem uma boa circulação do ar

Créditos: @jacaranda_aarquitetura

Pense que a prioridade aqui é fazer com que o ar que entra pela janela possa circular livremente pelo quarto, espalhando uma boa brisa por todo o ambiente. Para isso, você precisa retirar aqueles objetos decorativos que pesam o cômodo e o deixam mais abafado, como a tapeçaria, móveis expostos ao sol (coloque-os em uma área com sombra) e roupas de cama pesadas.

Vale mencionar também que escolher cores mais claras ou neutras ajuda a proporcionar mais leveza e frescor ao quarto. Já que esses tons absorvem menos calor do que as cores mais escuras, é melhor colocá-las como prioridade na hora de pintar seu quarto se você quiser um cômodo fresco.

2- Escolha lâmpadas de LED

Créditos: @felipelucianostudio

Esqueça as lâmpadas amarelas! As lâmpadas de LED são as melhores opções tanto para quem deseja um quarto mais fresco e leve quanto para quem precisa economizar na conta de luz. Afinal, o LED possui uma durabilidade muito maior, além de não esquentar tanto o ambiente porque utilizam menos calor na hora de produzirem a iluminação.

Por não consumirem tanta energia, reduzirem a emissão de gases tóxicos e diminuírem a produção de lixo contagioso, as lâmpadas de LED são ótimas escolhas para quem deseja contribuir com a sustentabilidade.

3- Adicione telas mosquiteiras nas janelas

Créditos: @allbyhand7820

Você gostaria de deixar as janelas abertas, mas tem medo dos mosquitos entrarem? Não se preocupe, você pode utilizar telas que possibilitam a entrada do ar e bloqueiam a passagem de insetos. Assim, você aproveita uma boa noite de sono com ar circulando sem nenhum bicho mordendo suas pernas!

4- Tenha plantas pelo quarto

Créditos: @_mamangava

As plantas unem o útil ao agradável! Além de proporcionarem beleza e charme ao quarto, elas também podem ajudar a dar aquele frescor a mais que você quer, assim como purificam o ar. Para ter esses benefícios, você precisa escolher algumas espécies em especial, pois não são todas que possuem boas características para o quarto.

  • Entre as mais indicadas, estão: gérbera, que além de ser linda para a decoração também ajuda a purificar o ar e reduzir a insônia; dracena, que se desenvolve bem em ambientes com sombra; antúrio, que é capaz de absorver certos gases tóxicos; jiboia, que é bem resistente e também ajuda a remover substâncias tóxicas do ambiente; entre muitas outras.

Confira mais opções: Plantas para Quarto: Pequenas, Fáceis de Cuidar e Mais

5- Umidifique o ar

Créditos: @tangerequipamentosacessorios

Outra dica preciosa é realizar métodos de umidificação do ar. Você pode fazer isso de várias maneiras, como através de umidificadores eletrônicos, baldes com água morna (e óleo essencial dentro para dar aquele aroma agradável), toalhas molhadas penduradas, plantas já citadas e até um simples banho de porta aberta.

Ter o ar umidificado faz com que as pessoas respirem melhor e evita problemas de saúde, como alergias, garganta seca, crises de asma e tosses.

6- Mantenha as cortinas fechadas durante o dia

Créditos: @gilsonbassofc

Já falamos que é importante deixar as janelas abertas durante a noite, o que significa que as cortinas precisam estar igualmente abertas. Contudo, durante o dia, o ideal é manter as cortinas fechadas para evitar que o cômodo fique muito abafado com a luz solar. Se for muito ruim deixar as cortinas fechadas, feche-as pelo menos nos momentos em que o sol estiver em seu auge.

Vale lembrar que durante a noite é bom ter mais de uma abertura no cômodo para que o ar circule corretamente, como as janelas e uma porta, por exemplo.

7- Aproveite bem os ventiladores

Créditos: @bazarbigbig

Você não quer gastar muito dinheiro com a energia usadas nos ventiladores ou ar-condicionado, certo? Por isso, prefira nossas dicas acima. Mesmo assim, se ainda quiser aproveitar esses aparelhos da melhor forma possível, siga essas dicas.

Primeiramente, você pode colocar um balde de água com gelo na frente do seu ventilador portátil para que ele sopre um ar mais frio e refrescante pelo ambiente. Quem tem um ventilador de teto e um portátil pode aproveitá-los como uma equipe.

________________________

O que achou das nossas dicas para deixar o quarto mais fresco no verão? Quais delas você já tentou e quais deram certo? Tem alguma outra dica? Conte nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.