Início » Organização e Limpeza » 7 Dicas para Deixar o Quarto Organizado!
Organização e Limpeza Quartos

7 Dicas para Deixar o Quarto Organizado!

É lenda que apenas os quartos de crianças e adolescentes são bagunçados. Claro que quem está nessa idade tende a ser mais caótico, mas os adultos também não ficam longe da desordem. Afinal, a vida adulta costuma ser mais ocupada e movimentada. Isso faz com que as pessoas acabem não tendo tempo de organizar as coisas e até achem mais fácil só jogar as roupas na cadeira ou não arrumar a cama, por exemplo.

Pensando nisso, nós iremos apresentar várias dicas para deixar o quarto organizado. Fique conosco até o final para descobrir algumas das melhores formas de transformar o caos em beleza, assim como trazer de volta o seu conforto e bem-estar. Boa leitura!

Confira abaixo 7 dicas para deixar o quarto organizado!

É claro que a estética ajuda muito, mas ela está longe de ser o fator mais importante do quarto. O ideal é que ele seja um ambiente acolhedor e seguro, com boas funcionalidades e uma organização que facilite a sua vida ao mesmo tempo que traga beleza. Por isso, fizemos a lista a seguir:

1- Faça uma boa faxina

Créditos: @livialspraun

A primeira coisa a se fazer é realizar aquela faxina braba. Sim, não adianta começar a organizar se você ainda tem lixo, objetos desnecessários e poeira por todo o lugar. Por isso, antes de tudo, recolha copos, talheres e embalagens que tenham sido deixadas por lá. Depois, é necessário varrer o chão, tirar o pó dos móveis e utilizar produtos que desinfetem o local, seja com a ajuda de rodos ou panos.

Você também pode colocar repelentes ou odores agradáveis no quarto, se for o caso. O ponto principal aqui é se certificar de que ele não tenha nada que não deveria estar ali e esteja muito bem limpinho e cheiroso. Você vai ver como isso já vai dar um ânimo a mais para o início das organizações propriamente ditas.

Ah e não se esqueça de limpar o seu quarto de forma mais frequente!

2- Retorne as roupas para o armário

Créditos: @ap_da_mizynha

Parece uma dica óbvia, mas a verdade é que roupas fora do lugar são uma das principais causas de bagunça nos quartos. Por que isso acontece? Bom, sabe quando você tira suas roupas do dia, mas elas não estão sujas ainda e você acha que pode usá-las no outro dia, mas acaba deixando-as em cima da cadeira para sempre? O mesmo acontece com roupas recém lavadas que você não tem tempo de guardar e prefere jogá-las em algum móvel.

Pare com isso! Mesmo quando achar que não tem tempo, tente retornar todas as roupas imediatamente e nunca deixe para depois, pois o acúmulo acontecerá eventualmente! Além disso, coloque as roupas sujas em um cesto para que elas também não fiquem espalhadas pelo cômodo.

3- Cuidado com os objetos pequenos

dicas para deixar quarto organizado
Créditos: @renovadacasa

Você adora bibelôs e objetos de decoração pequeninos? Vai em viagens e traz um monte de souvenires? Tudo bem, mas tome cuidado com o excesso deles no quarto, pois eles são campeões em acumular poeira e gerar desordem. A quantidade excessiva desses itens pode tirar espaço precioso de seus móveis e dificultar muito a limpeza, além de trazer uma estética caótica e abarrotada.

Isso não significa que você precise se desfazer de seus queridos bibelôs, apenas distribuí-los de uma forma coerente. Por exemplo, retire alguns do seu quarto e coloque-os em outros cômodos, como sala de estar ou escritório. Evite deixá-los no mesmo lugar para não sofrer com os problemas citados acima.

4- Aproveite os móveis funcionais

Créditos: @402.ap

Os móveis funcionais valem tanto para quartos pequenos quanto grandes, mas são especialmente úteis para os menores. Eles são chamados assim porque possuem mais de uma utilidade e proporcionam mais praticidade, assim como uma boa dinâmica no ambiente. Isso economiza muito espaço e deixa o local mais clean.

Como exemplos de móveis funcionais, podemos citar: a cama baú (ou com gaveta); painel de TV com armário embutido; mesas dobráveis; prateleiras fixadas; entre outros.

5- Regularize a troca das roupas de cama

Créditos: @gabriela.eufrasio

No geral, o mais indicado é trocar as roupas de cama ao menos uma vez por semana, com exceção da fronha, que deve ser trocada cerca de duas vezes toda semana. Esse costume é bom não apenas para deixar a cama mais aconchegante, limpinha e cheirosa, como também para evitar alergias e problemas de saúde causados por ácaros ou resíduos. É importante fazer disso um hábito para manter a higiene em dia.

Também não esqueça de girar o colchão (se a sua cama permitir) pelo menos uma vez por mês. No geral, faça o giro dos pés para a cabeça apenas. Entretanto, se o seu colchão for do tipo pillow top nos dois lados, você também deve girá-lo de baixo para cima.

6- Não esqueça a parte de trás da porta

Créditos: @aramadocom

Acredite, existem muitas opções de uso para a parte de trás da porta. Aliás, é uma ótima ideia para quem tem um quarto pequeno e precisa aproveitar o máximo de espaço que tiver. Você pode, por exemplo, adicionar uma sapateira fixada, organizadores e até ganchos. Tudo isso faz com que o ambiente fique muito mais otimizado e funcional.

Também é interessante mencionar que os ganchos podem ser instalados não apenas atrás da porta, mas também em áreas estratégicas da parede. Assim, você consegue pendurar bolsas, casacos, chaves e outros acessórios.

7- Utilize caixas organizadoras

oranizar quarto com cestas e caixas organizadoras
Créditos: @tendamiabr

As caixas organizadoras são grandes ajudas para qualquer cômodo, pois além de servirem para guardar diversos itens, elas também são versáteis em seu armazenamento. Por exemplo, podem ser colocadas debaixo da cama ou empilhadas uma em cima da outra. Desse modo, elas também colaboram na otimização do espaço, assim como melhoram a categorização e ordenação dos objetos.  Uma outra boa dica é colocar etiquetas em cada uma das caixas.

___________________________

E aí, gostou das nossas dicas para deixar o quarto organizado? Quais delas você já faz e quais não funcionaram para você? Tem mais alguma sugestão? Deixe tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.