Início » Plantas » Plantas para Quarto: Pequenas, Fáceis de Cuidar e Mais
Plantas

Plantas para Quarto: Pequenas, Fáceis de Cuidar e Mais

Neste artigo, apresentamos as principais espécies de plantas para quarto, seus significados e inspirações de como decorar o ambiente. Não deixe de conferir!

Você sabe quais são as melhores plantas para o seu quarto?

Créditos: @decoracaomista

Ter plantas como parte da decoração interna de casa é uma tendência, então por que não tê-las dentro do quarto também? O quarto é um lugar de descanso, de sonhos e de desaceleração do mundo, e plantas ajudam a criar esse cenário de serenidade e paz.

Ao manter uma plantinha em seu quarto, não é apenas a beleza dela que entra em ação: esses vegetais têm o poder de purificar as toxinas do ar e produzir oxigênio fresco durante à noite, auxiliando em um sono tranquilo e profundo. Você pode estar inconsciente, mas seu corpo sente os bons ares trazidos pelas plantas.

Se você tem enfrentado problemas para dormir, sente falta da natureza ou simplesmente quer manter plantinhas por perto, veja a seguir as melhores espécies para ter em seu quarto e os benefícios disso.

As melhores plantas para o quarto

planta jiboia no quarto
Créditos: @dojeitodacris

A melhor planta para o seu quarto vai depender do que você quer, pois cada espécie tem uma função. Algumas são filtradoras de ar, outras são odorizadoras e certos tipos possuem ambas as características. Portanto, confira adiante as melhores plantas para quarto e escolha a sua!

  • Bambu da sorte

Créditos: @cactodecoraoficial

O Bambu da sorte é uma ótima opção para quem não pode se dedicar tanto ao cuidado com a planta, pois a poda e as regas da espécime são simples: só é preciso cortar as folhas secas e/ou mortas e regar três vezes na semana. Não precisa pôr a plantinha nem para tomar sol, o ideal é deixá-la na meia sombra ou sombra total.

De acordo com as tradições chinesas, o Bambu da sorte atrai boa fortuna, prosperidade, sorte e limpeza das energias do ambiente, e dessas crenças surgiu seu nome. Acredita-se que, quando essa planta é dada como presente para alguém, tais efeitos são ainda maiores.

  • Árvore da felicidade

Créditos: @villagardenpaisagismo

A Árvore da felicidade é uma boa opção para quem gosta de plantas altas, já que ela atinge os cinco metros de comprimento. Porém, como esse crescimento ocorre de forma lenta é possível mantê-la dentro do ambiente por anos, caso o quarto seja pequeno.

A simbologia da Árvore da felicidade remonta à cultura japonesa, especificamente à ideia de Yin e Yang, já que a planta possui espécime de macho e de fêmea. Os japoneses acreditam que, ao plantar ambos os sexos em um mesmo vaso, as energias de Yin e Yang se equilibram.

  • Filodendro

planta filodendro no quarto
Créditos: @philodendro

O Filodendro exige poucos cuidados e é considerada uma planta rústica, pois é muito resistente. A espécie aguenta alguns dias com a terra seca e não suporta luz solar direta, portanto é possível mantê-la sempre dentro do quarto e regá-la a cada dois ou três dias.

Os benefícios de ter um Filodendro em seu quarto é que ele é uma planta filtradora de formaldeído (composto orgânico tóxico à saúde) e pode ter seu vaso suspenso, ocupando menos espaço no ambiente. Só é preciso ter cuidado para não deixar crianças e animais ingerirem suas folhas, pois estas são tóxicas.

  • Clorofito

planta clorofito o quarto
Créditos: @contemverde

O Clorofito, popularmente conhecido como planta-aranha, é outro tipo de planta filtradora. Ele purifica o ar do ambiente ao eliminar toxinas e, mesmo sendo uma planta de porte pequeno, um exemplar é o suficiente para limpar o ar de toda a sua casa.

Além dessa vantagem, o Clorofito é fácil de cuidar: suas únicas exigências são ser regado a cada três vezes no mês no inverno e duas vezes por semana no verão, sempre sem expor o Clorofito à luz direta e sem deixar a água parada, deixando um prato embaixo do vaso.

  • Ficus-elástica

Créditos: @bex.plants

Chamada popularmente de árvore-da-borracha, a Ficus-elástica possui folhas grandes, brilhosas e de várias cores, o que tem chamado a atenção de amantes das plantas. Afinal, não é todo dia que você encontra uma plantinha colorida que se dá bem em ambientes fechados.

O porte da Ficus-elástica é grande, ela pode chegar até trinta metros, mas suas raízes e seu desenvolvimento são altamente limitados pelo espaço em que a planta está. Sendo assim, se você deseja uma plantinha de porte pequeno, é só manter a árvore-da-borracha em um vaso estreito.

  • Ficus lyrata

Créditos: @viveroparquerivera

A Fycus lyrata é a planta do equilíbrio: suas regas, sua exposição a temperaturas e à luminosidade devem ser moderadas. Essa espécie precisa ser regada sempre quando seu solo estiver seco, deve ser mantida sob uma temperatura amena e ser constantemente girada, para que receba luz por toda a sua extensão.

Em ambientes internos, o ideal é cultivar a versão da Fycus lyrata que possui porte pequeno, a Fycus lyrata bambino. Esta se adapta facilmente a quartos e precisa dos mesmos cuidados que a espécie de porte grande. Um adendo: sua folha é tóxica, então a mantenha longe de crianças e pets.

  • Gardênia

Créditos: @deyaplants

A Gardênia é uma planta que precisa de um pouco mais de cuidado que as outras da lista, pois não aceita sol direto e precisa ser continuamente regada, ou seja, seu solo precisa estar constantemente úmido. Esse trabalho a mais vale a pena, porque a Gardênia, além de cheirosa, produz flores brancas encantadoras.

Segundo estudos, essa planta é perfeita para ajudar no alívio da ansiedade e em um sono mais profundo, pois o aroma de sua flor exala o composto Crocetin que auxilia no controle dessas sensações. Logo, é uma das espécies de plantas ideais para se ter no quarto!

  • Jiboia

planta jiboia no quarto
Créditos: @elasduasdecoram

A Jiboia é outra planta da lista que demanda cuidados simples, tanto que é recomendada a iniciantes na jardinagem. Essa espécie gosta de iluminação à meia-sombra, gosta de água, mas sem encharcar seu solo (o ideal é regar de duas a três vezes na semana), e sua poda exige apenas a retirada de folhas danificadas.

Por causa de suas folhas em forma de coração, a Jiboia simboliza a proteção do lar e é considerada sagrada. A habilidade que a planta tem de filtrar os resíduos tóxicos do ar deram a ela a fama de energizadora de ambientes, trazendo ar puro e boas energias para o lar.

  • Camedórea-elegante

Créditos: @simetriahortoejardim

A Camedórea-elegante é uma palmeira de pequeno porte, ideal para ambientes úmidos e em que não bata luz direta. Inclusive, quando exposta a temperaturas muito quentes e secas, essa plantinha tem facilidade em adquirir pragas, como as aranhas.

O solo da Camedórea-elegante deve permanecer úmido; caso surjam dúvidas se a rega está sendo feita corretamente, os primeiros indícios de falta de água são folhas amareladas ou com pontas secas. Fora esse cuidado com a rega da planta, é preciso transplantá-la a cada dois anos.

  • Samambaia americana

Créditos: @jessicapereirahome

A Samambaia americana é uma das plantas mais vendidas no Brasil, sendo comum andar na rua e ver mudas em varandas e quintais. Isso acontece porque a espécie se adapta muito bem ao clima tropical, pois gosta de climas amenos, úmidos e com pouco vento.

Para decorar o quarto, a Samambaia americana pode estar tanto em um vaso suspenso, quanto acoplada na parede ou até mesmo em um vaso térreo. A aparência de seus caules e folhas lembram uma cachoeira, por isso a planta é associada ao símbolo da água, da limpeza.

  • Crisântemo

Créditos: @mrs_d_andhersquares

O Crisântemo é uma das plantas mais belas dessa lista, pois é abundantemente florido durante o ano todo. A cor original de suas flores é dourada e essa fama é tão grande que suas flores são chamadas de “flores de ouro” até hoje, apesar de já existirem outras colorações.

A espécie possui dois portes: porte anão, que alcança trinta centímetros de altura, e porte arbustivo, que chega a 1,30 metros de comprimento. Então, mesmo que seu quarto seja pequeno, ainda é possível manter um Crisântemo! É só deixar a plantinha perto de uma janela, pois ela adora luz, e regá-la duas vezes na semana.

  • Lavanda

Créditos: @claymclaurinstudio

A Lavanda é uma ótima opção para quem busca uma planta que perfume o ambiente. Além dessa plantinha ter uma fragrância cheirosa, ela produz um óleo que possui propriedades relaxantes e é transportado no ambiente por meio do aroma que a Lavanda exala.

Para cultivar a espécie em ambientes fechados, como quartos, é simples. É preciso deixar o vaso em uma janela, pois a Lavanda adora sol, e aguar a terra sempre que o solo estiver seco. Aliás, quanto mais a planta for exposta à luz direta, mais cheirosa ela será.

  • Gérbera

Créditos: @rawanflorist

A Gérbera pertence à mesma família que o Girassol e as Margaridas, e é uma plantinha delicada como eles. Suas flores são bem coloridas e recheadas de pétalas, podendo florescer o ano todo ou durante o verão e a primavera, tanto que se adaptam bem a climas tropicais.

Fora a sua beleza, a Gérbera é uma planta filtradora que remove do ar poluentes orgânicos, purificando o ambiente. E, devido às suas inúmeras tonalidades, cada coloração de flor da planta tem uma simbologia: as flores amarelas trazem alegria, as rosas trazem amor e sensualidade, e assim por diante.

  • Babosa

Créditos: @tima_abstract

A babosa, conhecida também como Aloe Vera, é um tipo de suculenta. As suculentas são uma espécie fácil de cuidar, porque não precisam de poda, aguentam alguns dias de terra seca e gostam de iluminação a meia sombra ou mesmo luz solar direta. Essas condições garantem que ela se desenvolva com sucesso em ambientes internos.

Um dos maiores benefícios de se ter uma Babosa é a sua funcionalidade medicinal, ótima para ser utilizada no cabelo e na pele. Por causa de suas propriedades desintoxicantes, a Aloe Vera tem o poder de purificar o ar, contribuindo com uma boa noite de sono.

  • Jasmim

Créditos: @mrs_d_andhersquares

Quem nunca caminhou pela rua e sentiu o cheiro das flores do Jasmim? Essa planta é uma das mais populares do Brasil, suas flores brancas e aroma adocicado podem ser facilmente reconhecidos e detectados, pois são bem característicos da espécie.

Não bastasse sua beleza e cheiro inebriantes, o Jasmim também é fácil de cuidar: se adapta a todos os tipos de solo, desenvolve-se tanto na meia-sombra quanto na luz direta e não precisa ser regado com tanta frequência. Uma única muda é capaz de encher o quarto com o aroma tranquilo e leve de sua flor.

Plantas pequenas para quarto

Se o quarto é pequeno ou você deseja ter mais de uma planta nesse ambiente, aposte nas pequeninas. Apesar de seu porte menor, os benefícios e a beleza de uma planta pequena são equivalentes aos de uma de porte grande, inclusive nos cuidados. Veja a seguir espécies de plantas pequenas.

  • Lírio da paz

Créditos: @donaflorkokes

O Lírio da paz é uma das plantas de criação em ambiente interior mais duradouras, isso porque suas folhas grossas se adaptam tanto à luminosidade direta, quanto à meia-sombra, e suas raízes toleram diferentes hábitos de irrigação.

Embora o Lírio da paz viva bem em ambientes pouco iluminados, caso você queira que ele floresça é preciso deixá-lo perto de uma janela, ou seja, de uma fonte de luz. É recebendo iluminação que as suas icônicas flores brancas em forma de cone florescem.

  • Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta provinda do oeste africano e, por causa das condições climáticas do lugar, adquiriu forte resistência. Por causa disso, os cuidados com essa espécie são básicos: o solo precisa estar drenado para não acumular água e é preciso regá-la poucas vezes no mês.

O formato dessa plantinha lembra uma espada e, inclusive, ela se mantém ereta durante seu crescimento, daí o nome Espada de São Jorge. Além de sua beleza escultural, outro benefício da planta é sua habilidade de purificação do ar, sendo uma das espécies mais recomendadas nesse quesito.

  • Suculentas

As suculentas são as plantas do momento! Elas são parentes dos cactos, fáceis de cuidar e resistentes como eles, e ainda possuem variadas formas e tamanhos. Regando-a de vez em quando, mantendo o solo drenado e posicionando-a na meia-sombra, a suculenta se desenvolve de forma saudável.

Como são plantas de porte mini e pequeno, essa espécie demora para crescer, o que acrescenta mais um bônus à suculenta: ela poderá viver por anos no seu quarto e caberá em qualquer espacinho. Os tipos recomendados para criação em ambientes interiores são a Echeveria, a Rosa Negra e a Zebra.

  • Bromélias

As Bromélias são plantas de vida longa, podendo durar até vinte anos. Isso ocorre pois sua habilidade de adaptação é ampla: podem sobreviver em florestas úmidas, em praias e até em desertos áridos; consequentemente, são ótimas opções para quem não tem tanto tempo para se dedicar à planta.

No que diz respeito aos cuidados, uma das maiores sensibilidades da Bromélia é em relação à luminosidade. Algumas espécies aceitam iluminação direta, mas outras só sobrevivem na meia-sombra, então é preciso se informar sobre as preferências do tipo da planta assim que adquiri-la.

Curiosidades de se ter uma planta no quarto

Muitas pessoas acham que o único benefício de se ter uma planta no quarto é decorar o ambiente, mas, na verdade, as plantas trazem propriedades que ajudam a ter uma melhor noite de sono por meio da purificação e aromatização do ar. Confira abaixo as vantagens de se ter uma planta no quarto.

Benefícios para sua saúde

plantas pequenas para quarto

Quem vive em cidades urbanas sabe a falta que faz respirar um ar puro, principalmente quando se sofre de problemas respiratórios. Ao invés de comprar purificadores e filtros de ar, que custam caros, investir em plantas filtradoras é uma ótima maneira de trazer para sua casa um ar limpo e de qualidade.

Isso porque, por meio de sua respiração, as plantinhas removem partículas poluentes do ar, bem como bactérias e mofo que estejam no ambiente. Outra habilidade das plantas é que mantêm ou aumentam a umidade do ar ao transpirarem, tornando-o menos seco e mais saudável.

Muito além da decoração

A decoração é um ponto importante, mas as plantas têm o poder de oferecer muito mais que um descanso aos olhos, elas também oferecem um descanso à mente. As plantas aromáticas são dotadas de propriedades que acalmam o sistema nervoso, de forma que auxiliam na manutenção do equilíbrio psicológico.

Ademais, ter uma planta no quarto traz a sensação de bem estar e relaxamento, pois é da natureza humana querer estar em contato com o meio natural. Então, quando esse desejo é suprido, a mente se sente tranquila e quieta.

Dicas do Feng Shui para as plantas no quarto

plantas faceis de cuidar
Créditos: @the_velvet_home

O Feng Shui é uma técnica chinesa que auxilia na renovação das energias de um ambiente por meio de certos utensílios, como as plantas. De acordo com essa técnica, ao serem criadas em ambientes interiores, as plantas podem nutrir e curar a energia pessoal de seus cuidadores.

As espécies vegetais que possuem folhas arredondadas e gordinhas são as mais indicadas pelo Feng Shui, pois este acredita que elas proporcionam uma energia suave e nutritiva. As plantas mais recomendadas desse tipo são o Bambu-da-sorte, a Samambaia americana, a Espada de São Jorge e a planta Jade.

Torne seu ambiente mais aconchegante com as plantas para o quarto!

plantas faceis de cuidar

Bem verdinhas, coloridas ou com lindas flores, todas as plantas têm o seu charme e sua especificidade, por isso são tão queridas. A sensação de bem estar que se tem ao cuidar de uma planta não é mera coincidência, as mudinhas realmente possuem propriedades que beneficiam a saúde humana.

E como estar em contato com a natureza é uma necessidade inata do ser humano, por que não trazer as plantas cada vez mais para o ambiente sagrado que é o quarto? Existem diversas espécies vegetais que se adaptam muito bem às condições climáticas e de luz presentes em um dormitório.

Portanto, se você tem problemas para dormir ou para relaxar, experimente ter uma plantinha em seu quarto e veja a diferença que ela pode fazer em sua rotina!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.