Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Pia da Cozinha: Passo a Passo!
Organização e Limpeza

Como Limpar Pia da Cozinha: Passo a Passo!

A pia da cozinha é uma das partes mais polêmicas da casa. Afinal, ao mesmo tempo que nós a usamos todos os dias, nós também procrastinamos a sua limpeza por haver certo “nojo” dessa atividade. Mesmo assim, é crucial saber como limpar pia da cozinha para não gerar o acúmulo de bactérias, germes e outros microrganismos prejudiciais à nossa saúde.

No post de hoje, você aprenderá de uma vez por todas como limpar pia da cozinha em 5 passos didáticos e bem práticos. Mesmo quem não tem prática com limpeza ou não entende de produtos para esse fim conseguirá realizar um ótimo trabalho.

Coloque seu fone de ouvido, prepare seu ambiente e siga os passos abaixo. Vamos lá!

5 Passos de Como Limpar Pia da Cozinha

A seguir, você verá passos simples de como fazer uma boa limpeza na pia de sua cozinha. Leia até o final para caprichar com eficácia!

1- Tire tudo da pia

Créditos: @apartamento031

Antes de qualquer coisa, lave toda a louça e retire toda a comida da pia. Sim, isso inclui tirar os resíduos do ralo! Essa pode ser a pior parte para muitas pessoas, mas não tem como continuar a limpeza sem fazer isso.

Depois de remover o resto de comida da cestinha do ralo, é importante também limpar o ralo por dentro para evitar que entupimentos ocorram ou mais microrganismos se espalhem pela sua pia. 

Para isso, você pode usar uma receita bem fácil: adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Em seguida, faça uma mistura de suco de limão e vinagre branco, jogando o líquido também no ralo, sobre o bicarbonato. Espere dez minutos e jogue água quente ali para enxaguar tudo.

2- Escolha os produtos corretamente

Créditos: @casaadorno

Existem produtos que servem para todos os tipos de pias. Entretanto, é interessante se basear no material específico de sua pia na hora de escolher os melhores produtos. 

  • Pias de porcelana ou aço inoxidável

Para as pias de porcelana ou aço inoxidável, você pode utilizar detergentes neutros para a limpeza geral. Na hora de dar aquele brilho a mais, é possível usar limpadores de inox e flanelas secas para espalhar o produto, lustrando o material.

  • Pia de pedra, como granito ou mármore

Quem tem pia de pedra, como granito ou mármore, precisa ter um pouco mais de cuidado. Prefira produtos que contenham cloro ativo, para evitar que as bactérias se aglomerem no material. Além de esponjas, você também pode utilizar escovas nas áreas mais porosas.

  • Pia de cobre

Caso você tenha uma pia de cobre (mais comum em cozinhas antigas), é só usar o tradicional detergente neutro com uma esponja limpa. Afinal, o material tem como característica a eliminação natural dos germes. Assim, o toque especial é enxaguar o detergente com bastante água. 

Outro ponto importante é não escolher produtos abrasivos, ou seja, agressivos aos materiais. Por exemplo, nada de usar água sanitária, bombril ou outras coisas que sejam corrosivas e possam prejudicar permanentemente sua pia.

3- Preste atenção nos cantos

Créditos: @adriayllaa

É preciso limpar cada canto com cuidado e assertividade, para que as bactérias não fiquem acumuladas ali. Sabe aquelas fendas, quinas e outros cantinhos que parecem não ter importância? Capriche nas suas limpezas! 

Além disso, não esqueça de fazer a higiene da cuba, das laterais, das torneiras, e é claro, do ralo. Também lembre-se de limpar o sifão regularmente. 

Para completar, realize a limpeza da bancada por completo utilizando aqueles produtos específicos para cada material, como já mencionamos no tópico anterior.

4- Retire a água em excesso

Créditos: @nossolar._57

Um dos maiores problemas das pias é o excesso de umidade. Afinal, isso facilita muito o aparecimento e acúmulo de microrganismos danosos à nossa vida e nossa louça. Sendo assim, após a limpeza, é preciso remover o excesso de água utilizando um rodo de pia higienizado e flanelas secas limpinhas. 

Também é muito importante higienizar e torcer/secar os panos, esponjas e outras ferramentas de limpeza usadas. Assim elas não ficam ali acumulando germes e prejudicando todo trabalho realizado por você. 

Vale a pena mencionar que a troca de esponjas deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente, caso não as utilize tanto.

5- Aproveite para limpar mais

Créditos: @paulinosmarmoraria

Já que você está no pique da limpeza, por que não aproveitar para limpar outras partes importantes da cozinha que ficam ao redor da pia e são frequentemente esquecidas? 

Limpe bem o armário embaixo da pia, deixando-o arejado, seco e sem poeira. Além disso, não esqueça de prestar atenção nos puxadores, um dos elementos que mais acumulam bactérias e microrganismos.

Procure realizar as limpezas do “ao redor” pelo menos uma vez por semana e a limpeza da pia com mais frequência ainda, principalmente se você a utiliza muito.

Sua pia está entupida? Confira uma dica que pode ajudar

Se mesmo depois da limpeza você perceber que a pia está entupida, temos uma dica que pode ajudar a resolver o problema.

Despeje cerca de 4 a 5 litros de água quente, junto com detergente ou sabão em pó.

Normalmente a pia de cozinha entope pelo acúmulo de gordura, então o sabão e a água quente irão ajudar a desentupir sua pia!

*Para mais dicas de como desentupir pia: confira este post!

__________________________

Os passos de como limpar pia da cozinha podem ser seguidos por qualquer pessoa e sem muita dor de cabeça. Cuide do seu ambiente e assim estará cuidando de si mesmo!

Se quiser mais dicas e tutoriais de limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.