Início » Festas » Como Decorar uma Área Externa para Festas: Confira Essas 5 Dicas
Área externa Festas

Como Decorar uma Área Externa para Festas: Confira Essas 5 Dicas

Hoje em dia, ter um espaço destinado a comemorações no quintal de casa é um sonho comum de muitas pessoas. Mas, também há quem alugue um espaço para fazer essas festas. Independente disso, o próximo passo é aprender como decorar uma área externa para festas.

A seguir, nós vamos te mostrar como dá para fazer isso gastando pouco. Até mesmo porque o espaço físico você já tem, o que falta agora é a criatividade para transformar ele em um verdadeiro palco para a sua comemoração.

Desse modo, a gente dividiu o artigo em três partes, sendo elas:

  • O que é a área externa para festas (as opções e o planejamento)
  • Como decorar uma área externa para festas (com as 5 dicas incríveis)
  • Os exemplos de decoração para festas em áreas externas

O que é uma área externa para festas?

As áreas de festas são espaços aconchegantes destinados a realização de eventos, que geralmente são usados para festejar alguma data especial. Por exemplo, os aniversários, os casamentos, as bodas, uma recepção de batizado.

Créditos: @piqueniqueperfeito

Aliás, também pode ser um lugar ideal para receber amigos e familiares em um dia em que a ideia é apenas comemorar a vida. É quando se faz aquele churrasco tradicional no sábado ou a feijoada de domingo. Ou qualquer outra recepção.

Só que para decorar uma área externa para festas é preciso ter a área externa, concorda? E como é que se consegue isso? Atualmente, são 3 opções: no quintal de casa, alugar um espaço de lazer ou no salão de festa do condomínio. Veja mais  detalhes a seguir!

As opções de área externa

O que pode acontecer é que esses espaços fiquem localizados na área externa da casa. Logo, a vantagem é permitir a concentração das pessoas em uma determinada área, criando a socialização entre todos os convidados.

Mas, só para que você saiba, também é possível decorar uma área externa para festas se você mora em um condomínio fechado. Nesse tipo de lugar, as áreas destinadas para eventos são chamadas de “salões de festas”. O que muda é, geralmente, são em lugares fechados.

Créditos: @spazzioreal

E mesmo que você não tenha esse quintal em casa disponível para fazer festas e nem more em condomínio, então, vem a outra opção: alugar uma área de lazer. Assim, você paga um valor para usar um espaço e fazer a sua festa.

E aí vem a dúvida central dessa matéria: como decorar esses ambientes para que receber os convidados e fazer daquele momento único?

O planejamento da sua festa em áreas externas

Após imaginar o seu evento social e festivo em um dos espaços citados acima (em casa, no salão de festa ou na área de lazer), agora é hora de planejar como isso vai acontecer.

É preciso ter em mente que o espaço escolhido não precisa ser enorme. No entanto, basta que ele seja grande o suficiente para a quantidade de pessoas que você deseja convidar. A conta é simples, nesse caso, está bem?

Créditos: @_petiteidee

Tendo isso em mente, é necessário pensar em quais os móveis que dão certo com a sua futura área de festa. Por isso, analise bem o espaço. Caso o local seja totalmente aberto, móveis de madeira envernizada e de plástico são uma ótima opção, por exemplo.

Mas, não se prenda somente ao tipo de material que é usado nos móveis. Também vale muito a pena você conseguir conciliar as opções com o gosto de quem está organizando esse evento.

Aprendendo a decorar uma área externa para festas

Agora que a gente já apresentou todos os pontos prévios sobre a festa que você vai fazer em uma área externa, é hora das melhores dicas para fazer acontecer.

Créditos: @piqueniqueperfeito

Isso porque estamos imaginando que você já tenha pensado em pontos iniciais, como a quantidade de pessoas. Ok? Sendo assim, confira cada uma das dicas que foi pensada na decoração da sua festa.

1 – O estilo da festa

O primeiro passo é pensar: as comemorações serão formais ou descontraídas? Como a gente comentou nos exemplos acima, hoje é possível usar áreas externas para o churrasco em família ou para casamentos. Logo, são eventos com estilos diferentes, não é?

Créditos: @vivifestas

É a partir dessa primeira pergunta que você vai conseguir tomar as outras decisões na hora de decorar uma área externa para festas. Afinal, o estilo mais social exige mais cuidado com a escolha dos móveis, cenários, recepção. O descontraído é menos formal.

É muito comum no cotidiano dos brasileiros fazer um churrasco para celebrar diferentes momentos e celebrações, assim, a decoração começa na escolha da até a escolha das mesas e cadeiras que vão compor o ambiente.

2 – A piscina na área externa

Qualquer festa ficaria incrível uma área de festa integrada a piscina. No entanto, nem todo tipo de evento suporta essa ideia. Um casamento que vai acontecer a noite e conta com várias crianças como convidados até pode ter piscina, mas exige cuidado, por exemplo.

Por outro lado, a piscina é indicada para compor a área de festa em locais quentes e em períodos diurnos. Afinal, ela também teria a funcionalidade de refrescar os convidados. A partir disso, dá para pensar no conjunto todo, como churrasqueira, playground e sala de jogos.

3 – O paisagismo do lugar

Outro ponto que deve ser pensado na composição da sua área de festa é o paisagismo. Quando falamos disso estamos nos referindo a escolha de plantas e de todo cenário que vai enfeitar o local.

Por isso, observe bem como será a cobertura da sua área de festa. Se o espaço não estiver muito coberto não será uma boa colocar plantas delicadas que não se adequam muito bem aos raios solares. E dependendo do local, a própria natureza dali pode ser o cenário ideal.

4 – A área gourmet disponível

O termo gourmet pode ser utilizado em vários sentidos nos dias atuais. Para esse texto, considere que estamos nos referindo a tornar o lugar mais equipado e modernizado. Para isso, nós podemos pensar e usar acessórios, utensílios e ferramentas úteis para o evento.

Créditos: @piqueniqueperfeito

Resumidamente, podemos dizer que uma área de festa gourmet é totalmente funcional no quesito preparo de alimentos. Por isso, é recomendado que o espaço seja equipado com armários. Sem contar que tudo deve estar organizado e limpo.

E uma dica bônus, pense em uma mesa posta bem organizada para surpreender seus convidados. É uma ótima opção quando o assunto é surpreender.

5 – A receptividade dos convidados

Por fim, mas não menos importante, a dica sobre a receptividade dos convidados. Aliás, esse tópico fecha o nosso ciclo de 5 dicas já que se liga diretamente ao primeiro tópico, que é sobre o estilo da festa. Calma, você vai entender.

Créditos: @vivifestas

Se a gente tem uma festa de casamento em espaço aberto, o ideal é ter algum profissional para recepcionar e indicar os convidados para os lugares corretos. Se é um churrasco de família, então, há toda liberdade para entrar, sair, sentar, pegar a comida, etc.

Os exemplos de decoração na área externa para festas

Sendo assim, dentre as opções disponíveis no mercado, trouxemos o recorte de três estilos para a sua área de festa. Mas, considere que são apenas exemplos de como decorar uma área externa para festas, está bem? É a partir dessas ideias que você pode se inspirar.

Créditos: @casa.cozy.decor
  • Área de festa rústica – é uma temática destinada a ambientes que passam a ideia de espaço antigo, porém aconchegante. Desse modo, os tons terrosos e elementos de madeira são super bem-vindos.
  • Área de festa industrial – já o estilo industrial é aquele mais simplista. Por isso, é recomendado o uso de tijolo aparente e cimento queimado, cadeiras de metal e uma paleta de cores minimalista.
  • Área de festa moderna – outro estilo de área de festa minimalista é o moderno, onde é possível utilizar uma paleta de cores mais viva e intensa. Além de ser possível usar mobílias mais retas e acessórios decorativos.

Faça acontecer a sua festa em área externa

Se você leu com atenção todos os tópicos até aqui viu que aqueles três primeiros pontos que mencionamos acima são uma verdadeira escada para o sucesso da sua decoração em uma festa externa. Concorda?

Vamos relembrar: entendendo a área externa, pensando na decoração e, por fim, usando a inspiração para criar o seu tema único e exclusivo. E para cada um desses pontos, você pode se planejar pensando nos convidados, no seu gosto pessoal, no dia do evento.

A dica final é colocar tudo isso em um papel porque assim as ideias podem fluir melhor. Lembre-se que o seu evento pode ser do mais simples até o mais chique de todos. O que importará no fim é o conforto e a alegria que ele vai transmitir!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.