Construção

Smart Houses: Como funcionam as Casas Inteligentes

Conheça as tecnologias que promovem segurança, praticidade e economia para a sua casa ao alcance de um toque no seu smartphone.

Casas inteligentes (ou smart homes) não são mais um tema do futuro. O desenvolvimento tecnológico alcançado nos últimos dez anos proporcionou a oportunidade de contar com muitas formas de automação residencial em um preço acessível aos consumidores.

O que afinal são casas inteligentes?

São soluções tecnológicas que transformam o estilo de vida de qualquer família tornando a rotina mais prática e proporcionando mais segurança e uma grande economia no fim do mês.

Essas soluções podem ser desde as mais simples como ligar ou desligar um aparelho, quanto mais complexas automatizando toda a casa em um conjunto de ações.

Essas automações dependerão do estilo de vida das pessoas que moram na casa. Se interagem mais com tecnologia e buscam mais praticidade em seu dia a dia, com certeza lidarão melhor com soluções mais complexas.

Esse artigo trará algumas inspirações desse universo tanto para quem pretende incorporar na própria casa quanto para quem está procurando apartamento a venda em São Paulo e pensando em maneiras de trazer essas tecnologias para o novo lar.

Acompanhe!

Qual o preço de uma casa inteligente?

O preço de uma casa inteligente dependerá da quantidade de ações e aparelhos integrados na automação. Muitas vezes será somente o custo de um aparelho ou podem envolver uma empresa que fará a integração de vários aparelhos.

Normalmente essa integração mais complexa custará cerca de 10 mil reais.

Segurança em primeiro lugar

Um dos temas mais populares em termos de casas inteligentes é a questão da segurança residencial. Assim como muitos condomínios mais modernos possuem níveis avançados de segurança como leitor biométrico ou senha numérica para a entrada no prédio, o mercado já disponibiliza fechaduras inteligentes para a porta de casa que podem inclusive ser manipuladas de forma remota.

Da mesma forma, câmeras de vigilância com fácil acesso às imagens via smartphone também são uma tendência para aprimorar a segurança da sua casa ou apartamento.

Tenha o controle da sua vida

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos mais recentes permitem ao usuário controlar funções básicas diretamente pelo celular. Então é possível programar a TV para ligar minutos antes de chegar em casa ou receber informações importantes sobre o que está faltando na geladeira e deve ser comprado em um supermercado.

Além disso, em uma casa totalmente automatizada é possível programar também a abertura e o fechamento de cortinas, o tempo de uso e a intensidade da iluminação e até mesmo a temperatura do piso.

A ascensão dos assistentes virtuais

Um dos mais avançados recursos para casas inteligentes, os assistentes virtuais são dispositivos como o Google Smart Home e o Amazon Echo Dot. Com eles, é possível controlar todas as funções inteligentes da sua casa apenas por comando de voz e sem a necessidade de manipular um outro dispositivo (como um tablet) para executar essas tarefas.

Uma vez pareado com todos os outros periféricos da casa, basta dar comandos como “Programar alarme para daqui 1 hora”, “ligar para mãe”, “como está o clima hoje?” e muito mais! Esses equipamentos também podem ser utilizados como caixas de som uma vez que estejam devidamente sincronizados com aplicativos como Spotify ou Deezer.

Maior economia para a família

Como vimos até agora, a utilização de recursos inteligentes traz o benefício da praticidade. Mas além disso, assegura uma otimização na rotina da casa que promove o corte de gastos desnecessários. Isso pode ser observado na programação de dispositivos para que liguem e desliguem em determinado horário, mas existem outras formas de aprimorar essa economia.

Lâmpadas e tomadas inteligentes, por exemplo, são só algumas delas: a primeira dá a você o controle da intensidade da iluminação (como um dimmer) totalmente manipulável via smartphone; a segunda traz a capacidade de ligar ou desligar qualquer equipamento eletrônico de forma remota pois está sempre conectada à rede Wi-Fi da sua casa e permite o corte ou fornecimento de energia da tomada por meio de um aplicativo.

Praticidade nas tarefas diárias

Se procura ganhar mais tempo para fazer o que quiser e mais praticidade, uma opção é contar com eletrodomésticos que tenham algum tipo de automação.

Um dos mais famosos e desejados são os robôs de limpeza, que possuem controle pelo smartphone e podem ser ligados mesmo enquanto estiver fora de casa. Assim, quando você chegar, a casa estará limpinha. Não seria um sonho?

Outra tarefa que pode ser automatizada facilmente é a irrigação do jardim ou plantas. Esse sistema é muito utilizado para irrigar jardins verticais e jardins maiores. Assim essa tarefa que poderia ser cansativa e complexa, torna-se muito mais simples, a apenas um toque de um botão.

_________________________

Tornar sua casa em um lar inteligente é inteiramente possível. Para isso, faça uma pesquisa na internet, compare preços e descubra os equipamentos com melhor custo-benefício do mercado.

Boa sorte em sua jornada tecnológica e até a próxima!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.