Início » Festas » Tábua de Frios: Como Montar, Itens, Inspirações
Festas Mesa Posta

Tábua de Frios: Como Montar, Itens, Inspirações

Não quer perder muito tempo cozinhando, mas quer comer bem enquanto aproveita sua noite assistindo a algo, se reunindo com amigos ou mimando seu cônjuge? Então, a tábua de frios é perfeita para você! 

Além de ser uma ótima opção para acompanhar vinhos, a tábua de frios é prática, saborosa e democrática – é difícil encontrar alguém que não goste! 

É por isso que, no texto de hoje, nós iremos fazer um guia sobre como montar a tábua de frios ideal. Você aprenderá a escolher cada um dos itens que podem compor a tábua, assim como terá imagens de inspirações e dicas extras para deixar esse momento ainda melhor! 

Tábua de frios: como montar?

Créditos: @tabua.de.frios.gourmet

Para saber como montar a tábua de frios, é preciso compreender todas as possibilidades de itens que podem fazer parte de sua composição. Além disso, é interessante conhecer os motivos pelos quais esses alimentos são sugeridos, ou seja, o seu objetivo na degustação. 

Vale lembrar que a sua tábua de frios não precisa ter todos os componentes que serão mencionados. Afinal, cada pessoa tem seus gostos e preferências. Entretanto, fique de olho nas proporções de cada um para não exagerar ou parecer que ficou faltando algo! 

1- Queijos

Créditos: @tabua.de.frios.gourmet

São considerados os protagonistas da tábua de frios! Você pode organizá-los de várias formas, tudo depende dos seus tipos favoritos. Se você for um fã desse laticínio, pode arrumá-lo em grupos por consistência, textura, sabor etc. 

Quanto mais variedade de queijo, mais rico será o paladar de sua tábua de frios.

Dentro das principais sugestões, estão: gorgonzola, mussarela de búfala, parmesão, camembert, brie, gouda, entre outros.

2- Carnes e embutidos

Créditos: @bhemporio

As carnes possuem o umami, um dos cinco gostos do paladar humano. O umami oferece aquele sabor suculento e intenso, proporcionando ainda mais riqueza à tábua de frios. Para isso, você pode organizá-las de acordo com os sabores (defumados, apimentados, salgados etc) ou os tipos, como as curadas e as embutidas.

Entre as sugestões de carnes curadas, estão: pastrami, presunto cru, copa, toucinho e bacon. Já entre as opções preferidas de carnes embutidas, estão: salame, mortadelas, presuntos e linguiças. Aproveite para adicionar dois de cada tipo, se for de sua preferência.

3- Pães e biscoitos salgados

Créditos: @margottabuaecafe

Os pães e biscoitos salgados têm muitas funcionalidades dentro da tábua de frios. Primeiramente, você pode usá-los para acompanhar os queijos e carnes citados acima. Além disso, eles são ótimos para equilibrar e limpar o paladar. 

É interessante adicionar os pães como pequenas torradas, cortados em rodelas ou em triângulos, seja ele de forma, integral ou francês.

4- Patês e molhos

Créditos: @tabua.de.frios.gourmet

É bom ter esses complementos para dar aquele toque especial aos queijos, carnes e pães. Eles podem realçar os sabores ou até suavizá-los. Você pode adicioná-los em pequenas quantidades na tábua de frios, como em espátulas, conchas e ramequins. 

Entre os patês e molhos mais usados, estão: maionese de ervas finas, pasta de azeitona, patê de atum, creme de ricota, molho de iogurte, mel, pasta de alho, patê de gergelim, além de outros.

5- Conservas

Créditos: @mesa_com_amor_

Os alimentos em conserva são perfeitos para a tábua de frios. Além de servirem para abrir o apetite e complementar os protagonistas, eles dão um toque de elegância na sua organização.

São os principais: picles, ovo de codorna, azeitona preta e verde, palmito, cogumelos, entre outros.

Uma sugestão é colocá-los em palitinhos, assim facilita na hora de servir.

6- Frutas

Créditos: @thiagogalvaoarquitetura

Este item pode não agradar todo mundo, mas é inegável que as frutas servem muito bem para balancear o paladar. Afinal, elas podem oferecer tons ácidos e adocicados à tábua de frios. Além disso, ajudam a caprichar na estética dela.

Você pode adicionar frutas secas, como tâmaras, damascos, uvas passas etc, ou frutas frescas, como amoras, uvas, figos, morangos, maçãs, melões, entre outros. O indicado é cortá-los em pedacinhos práticos. 

Além de todas essas sugestões, você também pode adicionar geleias, castanhas, bolachas salgadas e outros itens que for do gosto de todos, mas que não atrapalhem no equilíbrio da tábua. 

Dicas extras de como montar tábua de frios!

Agora chegou a hora de receber algumas diquinhas extras para deixar a sua tábua de frios ainda mais caprichada e charmosa! Dê uma olhada:

  • Cuidado com as proporções: não precisa seguir à risca as medidas, mas é bom entender a ideia para não desequilibrar sua tábua. Por exemplo, faça um cálculo de 150g até 200g de frios com até 100g de acompanhamentos, por pessoa.
  • Não esqueça dos utensílios: lembre-se de adicionar os palitinhos, os guardanapos, os garfos, pegadores, entre outros elementos práticos que facilitem o consumo dos alimentos.
  • Organize a montagem sem exagerar: como já explicamos, você pode organizar os alimentos em categorias diferentes para aumentar a praticidade e a estética da tábua, mas não exagere na geometria e perfeição! Para ficar realmente charmosa, a tábua de frios precisa ter aquele ar “bagunçadinho” e informal, sem ser caótico.
  • Combine as tábuas: é claro que você pode fazer a montagem em apenas uma tábua de frios, mas não tenha medo de usar combinações de tábuas, mesmo que sejam de tamanhos e materiais diferentes. As de madeira são mais usadas, mas você pode aproveitar as de pedra também, por exemplo.

Dicas de como organizar os elementos na tábua de frios

  1. Comece adicionando os potinhos que irão os complementos, espalhados pela tábua.
  2. Adicione os diferentes tipos de queijo. Pode deixar o queijo mais macio numa peça inteira ou cortado numa atia maior. Os outros queijos cortados em pedacinhos pequenos. Também distribua os queijos em áreas diferentes da tábua.
  3. Adicione os embutidos e os pães, biscoitos ao redor dos queijos e potinhos.
  4. Vá preenchendo os espaços vazios com as frutas e conservas até ter uma tábua totalmente preenchida.

como-montar-tabua-frios

como-montar-tabua-frios

Abaixo temos uma dica de como você pode fazer para uma rosa de salames para colocar em sua tábua de frios. Fica um charme!

E é super simples, é só usar a boca de um copo como base.

como fazer um rosa de salame

Pronto! Agora você tem todas as informações necessárias sobre como montar tábua de frios perfeita! Que tal fazer isso no final de semana ou durante algum evento?

Se quiser mais dicas e tutoriais de montagem, limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.