Início » Organização e Limpeza » Como Tirar Cheiro de Mofo: Dicas Fáceis e Informações Importantes
Organização e Limpeza

Como Tirar Cheiro de Mofo: Dicas Fáceis e Informações Importantes

Por mais cuidado que possamos ter, o mofo ainda dá um jeito de aparecer! Esse é um problema que vai além da estética e da irritação rotineira, ele pode causar doenças. 

Desse modo, é muito importante não apenas saber como tirar cheiro de mofo, mas também compreender o que ele é, como ele surge e quais problemas de saúde ele causa. Assim, iremos explicar isso tudo brevemente agora e depois mostraremos várias formas super práticas de eliminar o mofo de seu lar. Vamos lá?

O que você precisa saber sobre o mofo

Créditos: @debora.dias.1310

O mofo ocorre por culpa de micro-organismos conhecidos como fungos. Eles se proliferam muito rápido em áreas com condições propícias de sobrevivência, como ambientes que ficam fechados por muito tempo, cômodos com infiltração ou umidade, bem como aqueles com pouca ventilação e iluminação.

No início, você nota algumas manchas e pintas pretas. Com o passar do tempo, o mofo vai crescendo e se transformando em uma grande mancha escura e elevada, com forte odor.

Os banheiros, as cozinhas, os armários e outros lugares estão mais vulneráveis a desenvolverem mofo. O problema pode parecer tanto nas paredes quanto nos próprios objetos do local. Portanto, é preciso saber de formas específicas de eliminação, para não prejudicar algum material com produtos indevidos.

Com relação aos problemas de saúde causados pelo mofo, todas as pessoas da casa podem tê-los. Entretanto, os idosos, gestantes e crianças estão mais suscetíveis a eles, assim como pessoas alérgicas. 

As doenças respiratórias estão no topo dos distúrbios gerados pelo mofo, entre as principais delas estão: rinite, asma, micose broncopulmonar, sinusite e outras alergias no geral. 

Depois de entender tudo isso, está na hora de finalmente aprender como tirar cheiro de mofo e remover esse problema do seu lar. Descubra a seguir!

Como tirar cheiro de mofo da parede

Créditos: @suelirutkowski

Você pode fazer isso de duas formas diferentes: uma com vinagre e uma com água sanitária. Então, escolha aquela que fizer mais sentido com as características de sua parede e o nível do mofo. Afinal, a água sanitária é uma substância bem abrasiva.

  • Para a primeira receita, você precisa: preparar uma solução com 1 colher de bicarbonato e 240 ml de vinagre branco. Misture tudo, mesmo que borbulhe. Depois, coloque em um borrifador e aplique a substância na área da parede prejudicada pelo mofo. Deixe agir por 10 minutos em média e em seguida, passe um pano úmido por cima para limpar o local.
  • Na receita com água sanitária, você tem que: fazer uma mistura de 2 copos de água limpa com um 1 copo de água sanitária e adicioná-la em um borrifador. Em seguida, aplique-a nas manchas, deixe agir por 20 minutos e depois, borrife mais uma vez, deixando agir por mais 20 minutos. Por fim, limpe o local com um pano limpo.

Como tirar cheiro de mofo do colchão

Créditos: @acquazerodeliveryctguarabira

É bem comum encontrar mofo nos colchões de quartos que ficam fechados por muito tempo ou entram em contato com elementos úmidos. Para tirar o fungo, a primeira coisa a fazer é escolher um dia de sol.

Assim, coloque o colchão sob a luz do sol e deixe-o ali pegando um ar. Enquanto isso, em um recipiente grande, prepare uma substância com água morna e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca. Com o auxílio de uma esponja, esfregue o líquido pelo colchão e depois deixe-o secar no sol até ficar completamente seco.

Como tirar cheiro de mofo das roupas

Créditos: @divasdolar_

Acha que as roupas contaminadas pelo mofo estão estragadas para sempre? Calma! É possível reverter essa situação.

Para tirar mofo de roupa branca, misture uma xícara de açúcar com 1 litro de água sanitária. Aplique a substância na peça e deixe agir por 30 minutos. Por fim, enxague as roupas e lave-as nos padrões normais.

Para tirar mofo da roupa colorida, é melhor usar uma solução de água com vinagre. Depois de aplicar na peça, deixe agir por 20 minutos. Por fim, enxague e lave normalmente.

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa

Créditos: @umlarvariasdicas

Infelizmente, o guarda-roupa é um ambiente bem propício ao desenvolvimento de mofo. Por isso, é importante realizar limpezas regulares para evitar que os fungos se proliferem. Desse modo, você pode usar uma receita com vinagre.

Antes de apresentá-la, é importante que você esvazie todo o guarda-roupa e verifique se as peças estão contaminadas ou não. Se sim, aplique a receita do tópico anterior.

Feito isso, você precisa colocar um recipiente com vinagre branco dentro do guarda-roupa e deixar ele ali com as portas fechadas por um dia inteiro. Depois, use um pano naquele vinagre para espalhar o líquido pelo móvel. Em seguida, deixe-o arejar até que o cheiro de mofo e de vinagre tenham sumido.

Como tirar cheiro de mofo do móvel de madeira

Créditos: @e_de_casa_loja

Existem duas formas de tirar mofo da madeira. Na primeira receita, você pode misturar um pouco de cravo da índia em 1L de álcool de cozinha. Adicione a substância no borrifador e deixe-a parada ali por 24 horas. Depois, borrife a mistura no móvel e seque-a com um pano limpo. Não se esqueça de deixar as portas do móvel abertas para arejar!

Na segunda receita, você precisa fazer uma solução com 100 ml de água sanitária para 1L de água. Coloque-a em um borrifador e espalhe pelo móvel, deixando-a agir por cerca de meia hora. Em seguida, passe um pano limpo para secá-lo.

____________________________

Viu como é possível tirar cheiro de mofo de vários locais e evitar tantos problemas no seu lar? 

Se quiser mais dicas e tutoriais de limpeza, organização e outros assuntos relacionados à decoração, fique por dentro dos nossos artigos no blog!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.