Um dos revestimentos mais utilizados, o porcelanato é um material coringa tanto para ambientes internos quanto externos. Por ser versátil, pode ser aplicado em pisos e paredes – mas sempre surgem dúvidas de quais as possibilidades de aplicação e suas vantagens.
Segundo a designer de interiores Carolina Bordonco, utilizar os grandes formatos pode trazer muitos benefícios, mas é preciso levar alguns pontos em consideração.
“Estudar o espaço, e ver se o tamanho escolhido faz sentido e se realmente vai ajudar a eliminar emendas e aumentar a uniformidade é essencial para usá-lo a seu favor” explica Carolina.
Se for bem pensado, os grandes formatos ajudam muito nos acabamentos, na estética e na praticidade depois de instalados para a limpeza e manutenção.
Confira 6 dicas da profissional de como utilizar a peça de forma assertiva em seu lar:
1 -Vantagens de usar grandes peças de porcelanato na reforma ou construção
As vantagens: o uso de grandes formatos diminui a presença de muitas emendas, o que faz bastante diferença na estética do resultado final.
Além disso, permite desenhos mais contínuos das peças, trazendo mais ainda a ideia do material que está sendo reproduzido, como por exemplo, um mármore.
Também é ótimo para bancadas, conseguimos fazer ilhas e bancadas sem emendas também e com um material muito resistente e um resultado lindo.
2- Porcelanatos grandes trazem sensação de amplitude
Os porcelanatos grandes trazem sim a sensação de amplitude, exatamente por conta das emendas e rejuntes que diminuem e por aumentarem a reprodução das texturas e materiais. Deixam a superfície mais uniforme.
3- Porcelanato em tamanhos maiores têm um bom custo-benefício
Os grandes formatos têm um custo de acordo com o tamanho da peça, porém, trazem muitas vantagens. Até mesmo em obras que precisam ser mais rápidas, muitos profissionais acreditam que com peças maiores e a mão de obra certa conseguimos ganhar tempo para ter menos peças para instalar.
Além disso, em bancadas por exemplo, o custo benefício de conseguir uma superfície sem emendas e com um material similar esteticamente ao mármore, mas praticamente sem manutenção e muito mais durabilidade, vale muito a pena. Para pisos e revestimentos, agregam também muito mais valor no resultado final.
4- Ambientes em que sua instalação é mais adequada
Esses formatos grandes ficam ótimos em ambientes mais amplos, como também em ambientes menores, principalmente em ambientes integrados.
5- Diferenciais que um porcelanato num tamanho maior pode trazer em comparação aos menores
Eles permitem uma ligação dos espaços muito mais uniforme. Além disso, para corredores e circulações, conseguimos posicionar corretamente a peça e também diminuir muito os cortes e emendas.
Fachadas também permitem um resultado estético e uma continuação das texturas bem melhores.
6- Tamanhos mais populares entre os porcelanatos em grandes formatos
Tamanhos mais populares em obras e para o padrão de aptos em São Paulo, por exemplo, normalmente são os 90×90, 120×60, 100×100 até 120×120. Isso para pisos. Para as bancadas, que estão sendo muito utilizadas, as maiores são melhores e aí tudo depende da medida da bancada.
__________________________________
Gostaram das informações e dicas que a designer de interiores Carolina Bordonco forneceu sobre porcelanato de grandes formatos? Já pensou em colocar esse modelo em sua casa ou apto? Conte aqui pra gente!