Início » Organização e Limpeza » Mistura para Limpar Sofá: Confira as Melhores e Infalíveis Receitas
Organização e Limpeza

Mistura para Limpar Sofá: Confira as Melhores e Infalíveis Receitas

Quem tem sofá em casa sabe como esse móvel pode se sujar facilmente, graças ao uso constante. E sem os cuidados certos, o móvel pode se degradar facilmente e ainda manter todo o ambiente com aspecto de sujeira.

Além disso, não podemos esquecer que o acúmulo de sujidades propicia o acúmulo de microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. São esses agentes que causam alergia e podem agravar problemas respiratórios.

Os sofás podem até mesmo acumular insetos entre suas fibras! Por isso, manter o estofado limpo e bem conservado vai além da estética: também diz respeito à sua segurança e da sua família. Acompanhe a leitura e descubra boas dicas para manter seu sofá bem higienizado.

Qual a melhor mistura para limpar sofá?

Foto de um sofá bege com almofadas azuis em uma sala. Vemos um quadro, planta e janela ao lado. Imagem ilustrativa para texto mistura para limpar sofá.
Com uma boa limpeza é possível manter o móvel sempre em bom estado.

Na hora de fazer a limpeza do sofá, é normal ter dúvidas sobre qual a melhor maneira de proceder. E com tantas opções de produtos e ingredientes, pode até ser confuso encontrar o melhor método.

Sendo assim, antes de qualquer procedimento, você deve ter em mente que, com ingredientes fáceis de ter em casa, você consegue fazer uma boa limpeza. Por meio das famosas misturinhas é possível tirar manchas, mau cheiro e mais.

Mas claro, para encontrar a melhor mistura para limpar o sofá, é preciso entender qual a situação do seu móvel. Isso porque, cada misturinha é ideal para um tipo específico de limpeza e tratamento.

Dessa forma, separamos a seguir algumas dicas especiais para cada tipo de problema. Logo, tente entender qual o estado do seu sofá e se atente às instruções a seguir.

Mistura para limpar sofá com manchas e mau odor

Uma boa dica de mistura para limpar o sofá é de vinagre, álcool, amaciante e bicarbonato. Isso porque, a união desses ingredientes pode ser útil para eliminar tanto as manchas, como o mau cheiro.

Antes de mais nada, temos o vinagre, que possui muito ácido acético na composição e é ideal para retirar mau cheiro, desinfetar e tirar gorduras. Ao mesmo tempo, temos o bicarbonato que, além de clarear superfícies, também absorve odores e tira gorduras.

Além disso, a receita leva o amaciante, capaz de tratar as fibras do tecido e deixar um cheiro agradável no local. Já o álcool é naturalmente usado para desinfetar e, neste caso, ele também vai ajudar na evaporação da solução, evitando que o sofá fique molhado.

A receita é a seguinte:

  • 1 litro de água
  • ¼ copo de álcool
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • ½ copo de vinagre
  • 1 colher de sopa de amaciante

Agora, misture todos os ingredientes e coloque em um borrifador, para fazer a aplicação com mais segurança. Em seguida, use uma flanela de microfibra para esfregar a região e depois aguarde secar.

Misturinha para limpar sofá engordurado

Foto de acessórios para limpeza, com esponja, luvas, frascos e panos. Imagem ilustrativa para texto mistura para limpar sofá.
Para fazer uma mistura de limpeza, tome cuidado com todos os ingredientes.

Outra boa dica para limpar o sofá em casa é com vinagre, bicarbonato e detergente. Essa é, inclusive, uma boa alternativa para limpar as superfícies que estão mais engorduradas.

Como já explicamos, tanto o vinagre, como o bicarbonato, são ótimos ingredientes para a eliminação de gorduras e clarear manchas. Nessa solução, também temos o detergente neutro, que é próprio para lavar superfícies engorduradas.

Sendo assim, com essa mistura, o vinagre e o bicarbonato conseguem potencializar ainda mais a ação do detergente. Por isso, de forma fácil, você consegue retirar as gorduras do móvel e evitar as manchas.

Então, separe os seguintes itens:

  • ½ copo de vinagre branco
  • duas colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • duas colheres de chá de detergente neutro

Depois, é só misturar tudo e colocar em um borrifador. Espalhe a solução com cuidado pelo móvel e use uma escova macia para esfregar a superfície. Mas claro, sempre faça movimentos leves.

Em seguida, você pode usar uma toalha de microfibra úmida para retirar os excessos e outra toalha seca para finalizar e secar o sofá.

Como limpar sofá com mau odor

Você já deve ter percebido que na mistura para limpar sofá o bicarbonato e o amaciante são de grande ajuda, não é mesmo?

Pois então, se o seu sofá está com forte odor, esses dois ingredientes podem formar a receita certa. Afinal de contas, o bicarbonato atua diretamente no mau cheiro, e o amaciante deixa a peça cheirosa.

Portanto, faça a seguinte mistura:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de amaciante

Para ajudar no processo, use um borrifador, pois assim você pode aplicar quantidades controladas de solução, sem correr o risco de exagerar. E caso precise, use um pano macio para esfregar a superfície. Dê preferência para as toalhas de microfibra.

Mistura para limpar sofá com manchas e sujeiras

Uma bacia com frascos de produtos de limpeza, mais luvas, esponjas e panos.
Receitas básicas, feitas em casa, ajudam a manter o móvel limpo.

Com tantas dicas, você já está preparado para cuidar do seu sofá da forma certa. Mas sabia que existe mais uma misturinha bem simples, rápida e eficiente? É a de vinagre e água morna.

A essa altura, você sabe que o vinagre é uma ótima substância para desinfetar, dar brilho, tirar gordura e eliminar odores. Desse modo, combinado com a água morna, todo o processo de limpeza torna-se ainda mais fácil.

Isso porque, a água morna consegue ser mais eficiente do que a água em temperatura normal para remover as sujidades. Logo, é possível fazer a higienização sem muito esforço.

Com ela, você poderá tirar manchas variadas, de caneta, de líquidos, comida e mais.

Por isso, separe as seguintes quantidades:

  • 1 litro de água morna
  • ¼ copo de vinagre

Depois, é só usar um borrifador para espalhar a mistura e uma esponja macia para esfregar as partes mais sujas e manchadas. No entanto, só use esponjas macias e não faça movimentos bruscos que podem estragar o tecido. Finalize com um pano seco.

Como limpar o sofá sem estragar?

Depois de tantas dicas, você já sabe qual mistura usar para limpar sofá em cada situação. Mas não podemos nos esquecer que alguns cuidados são fundamentais para que a limpeza dê certo.

Sendo assim, além de seguir as receitas que já mostramos, listamos abaixo alguns cuidados para que você tenha ainda mais sucesso na sua higienização.

Faça o teste da mistura para limpeza

Um dos passos fundamentais para limpar o sofá sem causar danos é fazendo testes com as misturas. Afinal de contas, sempre existem diferenças entre os tecidos, e uma substância que funciona para um, pode acabar danificando outro.

Por isso, é muito importante conferir se a mistura irá funcionar sem manchar ou estragar o tecido. Logo, separe um lugar escondido no móvel. Pode ser, inclusive, na parte de trás, que fica menos visível.

Em seguida, aplique uma pequena quantidade da mistura e deixe agir por alguns minutos. Depois, confira se houve algum problema ou se está tudo certo com a peça.

Se você perceber que a mistura não causou nenhuma reação adversa, continue a limpeza normalmente, fazendo aplicações controladas da solução pelo sofá.

Siga as instruções de limpeza

Foto de toalhas de microfibra verde e azuis.
Tome cuidado com com as toalhas e espojas na hora da limpeza.

Outra boa dica na hora de usar a mistura para limpar o sofá é ficar atento às instruções de limpeza e aos métodos mais adequados para isso.

Dessa forma, já comece se atentando às próprias dicas que mostramos ao longo do post. Para evitar encharcar o sofá, por exemplo, você pode aplicar as misturas com um borrifador. A longo prazo, isso pode evitar umidade excessiva e até mofo na peça.

Além disso, não se esqueça de ser cuidadoso ao limpar o móvel. Os tecidos podem ser bem delicados e qualquer ação mais brusca pode danificá-los. Por isso, dê preferência por esponjas macias e panos de microfibra.

E claro, não se esqueça de verificar as instruções do fabricante, elas costumam ficar na etiqueta do móvel. Por meio delas, você saberá as melhores formas de cuidar do tecido e poderá evitar determinados métodos se não forem adequados.

Saiba a hora de contratar uma empresa de limpeza

Com tantas dicas de misturas para higienização do sofá, agora você sabe como manter seu móvel limpo de forma fácil. No entanto, todas essas receitas, por mais que sejam eficientes, ainda são superficiais.

Ou seja, você poderá sim remover mau odor, retirar manchas, agentes infecciosos e sujidades. Mas saiba que algumas sujeiras costumam ficar em camadas ainda mais profundas do móvel. Inclusive, esse é o caso dos microrganismos.

Portanto, além da limpeza mais leve, que pode ser feita em casa, é muito indicado que você contrate empresas especializadas para realizar uma limpeza profunda no sofá.

Isso porque, uma limpeza profissional é feita com produtos, equipamentos e métodos certos para um processo completo de higienização. Logo, todo o seu sofá estará protegido e limpo, sem deixar nenhuma sujeira escondida.

Mantenha a limpeza no dia a dia

Fazer a limpeza periódica é um hábito que irá lhe ajudar muito a manter um móvel sempre limpo, conservado e em bom estado. Assim, faça limpezas algumas vezes por semana para evitar que a sujeira se acumule.

Para isso, você pode usar o aspirador de pó com frequência, uma vez que ele é bem prático e útil para remover sujeiras superficiais. Quando necessário, use uma mistura para limpar sofá, como ensinamos.

Além disso, sempre que ocorrer um acidente, como uma bebida derramada ou restos de comida, tente limpar imediatamente para que os estragos não sejam grandes.

Limpar o sofá em casa pode ser bem fácil, principalmente com ingredientes que são ótimos para uma boa higienização.

Mas não se esqueça que, em alguns momentos, você precisará procurar por processos profissionais para resultados ainda melhores. Saiba “medir” as necessidades do seu sofá, pois assim ele vai durar mais tempo.

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.