Plantas

Flores para jardim: 14 espécies e dicas de como cuidar!

As flores dão vida e beleza a qualquer lugar, especialmente aos jardins. É claro que existem belos jardins de diversos tipos e vegetações, mas aqueles que possuem flores são ainda mais especiais e bonitos, principalmente os que têm tipos variados. 

No entanto, apesar de muito encantador, ter um jardim florido é algo mais complicado do que parece. Afinal, as flores para jardim exigem cuidados específicos e um ambiente propício para seu crescimento saudável. 

É por isso que hoje iremos falar de alguns dos tipos mais procurados e queridos de flores para jardim. Daremos dicas sobre como cuidar delas corretamente e outras informações importantes sobre cada tipo. Assim você saberá escolher o tipo ideal para seu jardim, seja ele um pequeno jardim, um simples jardim ou mesmo um jardim na varanda.

Confira tudo a seguir!

Tipos de flores para jardim!

Dê uma olhada abaixo em dicas e imagens incríveis sobre alguns dos principais tipos de flores para jardim!

  • Amor-perfeito

Créditos: @lucia_cantoario

A flor amor-perfeito é pequenina e bem colorida, como você poderá ver nas fotos abaixo. Ela é capaz de durar até dois anos em um vaso ou canteiro. A amor-perfeito é considerada uma flor de cultivo fácil, além de ser excelente para quem deseja adicionar cores vibrantes e alegres ao jardim.

Ela é uma flor que precisa de uma boa fluidez de água e de um solo meio arenoso. Também é importante que a flor fique sob a luz solar de forma direta ou indireta por pelo menos quatro horas por dia. A amor-perfeito fica melhor em climas quentes, já que não é tão resistente ao frio.

É necessário manter sempre a sua terra úmida, irrigando-a ao menos uma vez por dia, no começo da manhã ou no fim da tarde. A temperatura ideal de cultivo pode variar em torno de 15º C a 20º C, sendo que a melhor temperatura para a germinação está entre 20º C e 30º C.

A flor amor-perfeito tem o nome científico de Viola tricolor porque sempre possui três cores, como a abaixo: vermelho, púrpura e amarelo.

Créditos: @emylly_ar
  • Hortênsia

Créditos: @scents_land_flowers

A hortênsia é uma flor de arbusto com folhas grandes, ela é bem impactante e chama logo a atenção nos jardins em que habita. A sua cor varia de acordo com a taxa de acidez e alumínio no solo em que está sendo cultivada. Aqui no Brasil ela costuma ficar em tons azulados, rosados e arroxeados, graças ao solo bem acidificado.

Mesmo que as hortênsias aceitem diversos tipos de solos, é necessário que eles sejam tratados bem. Ter uma boa irrigação, adicionar composto orgânico e adubo é muito importante já que o solo precisa estar bem fértil. O melhor clima para o cultivo de hortênsia é o ameno, pois ela não se dá bem com climas secos e quentes.

O ideal é que você compre as mudas já prontas, pois elas já vêm preparadas para o plantio. Para que elas cresçam com saúde e beleza, é preciso que haja uma incidência da luz do sol de manhã e uma sombra parcialmente de tarde. Além disso, quem deseja propagar as hortênsias precisa fazer isso através de estacas que podem ser retiradas da planta mãe durante todo o ano.

Lindas e desabrochadas hortênsias cor de rosa.

Créditos: @flor.vaz1
  • Margarida

Créditos: @ostseecamper3

As margaridas são umas das flores para jardins mais famosas do mundo. Ela é muito conhecida pela brincadeira do “bem me quer, mal me quer”. Além disso, em muitos lugares, presenteá-la pode significar juramento de amor verdadeiro. Uma curiosidade é que ela é da mesma família do crisântemo e do girassol.

A bela flor prefere um clima mais ensolarado, apesar de tolerar o frio. Ela é considerada rústica e não precisa de uma manutenção tão detalhada, o que a faz ser tão popular entre as flores para jardim.

É interessante propagá-la a partir de sementes ou mesmo mudas. A melhor terra para a margarida é a vegetal com adubo. O ideal é que ela cubra até metade do caule da margarida. Também é importante não exagerar na água e adicioná-la apenas quando o solo estiver praticamente seco.

Muitos acreditam que suas pétalas brancas simbolizam inocência e pureza.

Créditos: @plantasparajardim
  • Rosa

As rosas são mundialmente famosas por sua bela, odor agradável e variedade. São flores para jardim muito clássicas e amadas como presentes. Não é possível precisar quando as rosas surgiram, mas para você ter uma ideia, existem relatos de cultivo dessas flores por volta de 2.650 a.c. na China Antiga. Alguns acreditam que foram os persas que levaram as rosas para Roma, o que passou a encantar o mundo ocidental.

Em comparação com outras flores para jardins, as rosas são de fácil cultivo e muito adaptáveis. O ideal é que ela seja plantada em muda. Ela não precisa de muita água, mas é importante regá-la em dias de sol assim que o plantio ocorrer. Depois que ela florescer, apenas molhe quando o dia estiver muito seco e quente.

As roseiras precisam de somente uma poda por ano, sendo que os meses mais indicados para isso são julho e agosto. Além disso, é interessante fazer de duas a três adubações no solo das roseiras por ano. Vale a pena saber também que as roseiras não possuem raízes profundas, o que também facilita o seu plantio.

As rosas brancas estão relacionadas à pureza.

Créditos: @fotografias_thaise

As rosas amarelas estão ligadas à alegria e energia.

Créditos: @claudiasintra

As rosas cor de rosa se encaixam com delicadeza e carinho.

Créditos: @regina_lana
  • Antúrio

Créditos: @vasos_de_amor

A flor antúrio é uma das flores para jardins mais requisitadas, pois ela é bem adaptável e resistente, além de possui uma beleza impressionante e única. Ela tem sua origem na América do Sul e América Central. Para quem deseja ter um jardim pequeno em apartamento, ela é excelente, pois aguenta tanto ambientes externos quando internos.

É importante que o antúrio receba uma iluminação indireta para poder florescer, pois a luz solar direta pode causar queimaduras. Por ser uma flor tropical, o antúrio necessita de cuidados mais específicos caso seja exposto a um clima frio. Nesse caso, o melhor é tê-los em vasos e cobri-los para que fiquem protegidos do frio.

Além disso, o antúrio precisa ser regado ao menos a cada dois dias, considerando o clima. É importante não deixar o solo seco. Falando em solo, é necessário que ele seja adubado todo semestre para que a flor cresça de modo saudável. O composto orgânico é uma boa opção porque fornece os nutrientes que o antúrio precisa.

Veja como o antúrio pode causar um baita impacto em jardins.

Créditos: @grupo.terraviva

Um belo exemplo de antúrios sendo cultivados em vasos.

Créditos: @omelhordebom
  • Astromélia

Créditos: @o_jardim_da_joana

As astromélias são originadas da América do Sul, em especial do Brasil, Peru e Chile. Elas são muito parecidas com o lírio, por isso podem ser chamadas de “mini-lírios” também. Elas guardam um significado muito bonito, que é o de felicidade e amizade. Geralmente possuem cores vibrantes e uma estrutura de beleza impressionante, o que faz com que elas sejam a alegria do ambiente.

É importante saber que as astromélias não aguentam o frio muito bem e portanto deve-se evitar cultivá-las em locais de clima muito frio. Além disso, é necessário ter um solo que esteja adubado e drenado para que elas cresçam saudáveis. Também é muito importante que elas sejam plantadas longe de plantas pequenas, pois é possível que elas acabem causando algum dano a essas.

As astromélias tendem a crescer rapidamente e de forma desproporcional, por isso precisam ser podadas de forma regular. Pode ser que algumas pragas apareçam, por isso é interessante aplicar inseticidas que sejam orgânicos ou naturais. Também é bom tomar cuidado com o tipo de água usada para regá-la, preferindo a da chuva ou a mineral.

Belas cores energéticas e alegres.

Créditos: @engenheiroflorista

Um modelo de como ela pode ficar linda em seu jardim.

Créditos: @_sudestadaa
  • Peônia

Créditos: @teresa8850

A peônia é uma flor especial, pois além de ter uma beleza impressionante, ela floresce melhor no verão e chega a viver até 100 anos! Além disso, os seus diversos tipos possuem cheiros distintos. Tudo isso faz com que ela possa ser o toque mágico que falta em seu jardim.

A melhor forma de plantá-las é a partir de sementes, já que as mudas não costumam resistir bem ao transplante. O melhor solo para seu plantio é o úmido e fértil, repleto de nutrientes importantes para que ela cresça bem. Também é essencial plantá-la longe de outras plantas e árvores, para que ela não dispute nutrientes com elas. Além disso, é necessário proteger as peônias de ventos mais agressivos.

O período que favorece mais a aplicação do fertilizante é o verão. Vale a pena mencionar também que as peônias não servem apenas para embelezar o jardim, mas podem servir na culinária. Por exemplo, suas pétalas podem ser usadas em algumas saladas, bem como em alguns chás gelados.

A delicada peônia rosa traz mais graciosidade ao seu jardim.

Créditos: @atthegardengate

Mais espécies de flores para jardim

Confira abaixo mais algumas opções de flores para enfeitar seu jardim.

  • Mil folhas

flor mil folhas jardim

Fácil de cuidar, não exige muita manutenção.

Exposição: Sol Pleno

Cores: Amarelo, Vermelho, Rosa e Branco

  • Anêmona Japonesa

flor anemona japonesa

Muito utilizada em jardins de pedras. Tem característica bulbosa.

Exposição: meia sombra ou sol pleno.

Cores: rosa ou branco

  • Esporinha

flor esporinha jardim

Conhecida pelos cachos altos de flores. Cresce melhor em climas secos e úmidos.

Exposição: sol pleno e meia sombra

Cores: Azul, roxo e branco

  • Dedaleira

flor dedaleira

Possui hastes altas de flores, ótimo se deseja um toque vertical a seu jardim.

Exposição: pleno sol ou meia sombra

Cores: branca, rosa ou roxo

  • Camomila

Flor semelhante à margarida e muito aromática. Pode ser usada em chás e receitas.

Exposição: Sol pleno

Cores: Branco

  • Cravo

cravo

Pode ser usada para decorar pratos, pois é uma flor comestível.

  • Lírio

lirios brancos

O que achou das nossas dicas? Quais flores mais te encantaram? Conte tudo nos comentários!

1 comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.