Início » Organização e Limpeza » Como tirar mancha de vinho? – 5 dicas incríveis!
Organização e Limpeza

Como tirar mancha de vinho? – 5 dicas incríveis!

Você já deve ter ouvido da sua mãe algo como “não derrama isso na sua roupa porque não vai sair nunca mais”? É uma frase muito comum e em alguns casos pode até ser verdadeira. Contudo, quando o assunto é vinho, você não precisa se desesperar caso deixe cair um pouco nas suas roupas ou em algum outro tecido. É possível sim contornar a situação!

Antes de tudo, é bom deixar claro que o ideal é agir contra a mancha o mais rápido possível. Manchou? Na mesma hora, corra para colocar um papel toalha sobre a mancha e depois deixe o tecido na água corrente ou de molho. Quanto mais rápido você agir, maiores são as chances de que o tecido não fique manchado permanentemente.

Mesmo assim, caso queira eliminar uma mancha de vinho que já esteja lá há um tempo, continue por aqui. A seguir, nós apresentaremos algumas formas que poderão lhe ajudar a recuperar os tecidos ou pelo menos dar uma aliviada na situação. Então, leia tudo até o final para descobrir todas as dicas!

Confira abaixo 5 dicas de como tirar mancha de vinho!

Créditos: @laysaestefanes

A seguir, nós preparamos uma lista com alguns ótimos métodos caseiros de como tirar mancha de vinho de suas roupas ou outros tecidos. Então, vamos lá!

1- Tirar mancha de vinho com Vinagre branco

Créditos: @a_senhora_do_monte

O vinagre branco é um dos produtos mais usados na limpeza de objetos e tecidos diversos. No entanto, atente-se para que o vinagre seja neutro, como o branco ou o de álcool. Afinal, vinagres com corantes podem acabar piorando a situação.

Para remover as manchas de vinho, você precisa fazer uma mistura com uma parte de água e três partes de vinagre. Depois disso, aplique a substância sobre a mancha e deixe-a lá por cerca de 10 até 15 minutos. Em seguida, lave o tecido como de costume.

2- Tirar mancha de vinho com Limão e sal

Créditos: @pedacinho.verde

A acidez do limão é ótima para retirar manchas, mas cuidado: não deixe o tecido com limão exposto ao sol, pois manchas podem ocorrer facilmente – aliás, o mesmo vale para as suas mãos.

Enfim, para remover manchas de vinho com limão e sal, você só precisa adicionar um punhado de sal e suco de limão sobre a mancha. Esfregue os dois sobre a área afetada e espere cerca de 30 minutos até 1 hora para que a mistura aja da melhor forma possível. Em seguida, lave o tecido com sabão neutro e água morna.

Como dissemos, tome cuidado na hora de colocar a peça para secar. Se for branca, não tem problema. Entretanto, se for colorida, deixe que seque em um ambiente com sombra para evitar mais manchas.

Ao fim do processo, lave bem as suas mãos e retire todos os resquícios de limão!

3- Tirar mancha de vinho com Água oxigenada

Créditos: @shekynahfarma2021

A água oxigenada é ótima para remover manchas. Contudo, ela é bem mais abrasiva, ou seja, pode danificar o tecido. Por isso, antes de realizar o método de vez, faça um teste: coloque a mistura que iremos explicar sobre um pedaço pequeno do tecido e veja como ele reage à substância.  Geralmente, tecidos muito coloridos ou sensíveis não dão muito certo com o OX.

Caso o teste tenha sido bem-sucedido, você só precisa seguir a pequena receita a seguir: 2 colheres e meia (de sopa) de água oxigenada (volume 30 ou 40); 1/2 colher de sopa de sabão em pó; 4 colheres de água; e 2 colheres e meia de algum produto de limpeza mais pesado. Misture tudo e deixe a composição agir sobre a mancha, escovando o local com delicadeza.

4- Tirar mancha de vinho com Leite quente

Créditos: @cwbhappyhour

O método de leite quente pode ser usado tanto para manchas recentes quanto para as mais antigas. Antes de adicionar o leite, você precisa colocar um pouco de detergente neutro juntamente com uma bolsa de gelo sobre a área manchada. Assim, o tecido ficará bem preparado para receber o leite quente.

Quando retirar a bolsa de gelo, já deixe uma ou duas xícaras de leite ferver. Depois, adicione o líquido quente sobre a mancha e espere 15 minutos até o efeito bater. Em seguida, retire o excesso de leite e deixe-o de molho em água fria. Por último, lave a peça como faria normalmente.

5- Tirar mancha de vinho com Bicarbonato de sódio

Créditos: @cl_produtosregionais

Assim como o vinagre branco, o bicarbonato de sódio também é excelente para fazer limpezas e remover manchas de peças variadas. Com manchas de vinho, funciona muito bem também.

Para isso, basta adicionar o bicarbonato diretamente na parte manchada da roupa ou tecido. É só deixar o produto agir por alguns minutos e depois fazer a lavagem usualmente.

__________________________________

Antes de terminar, vale mencionar também o alvejante. Afinal, se a sua mancha de vinho for muito antiga e já estiver impregnada no tecido, será necessário um produto mais abrasivo para retirar totalmente o problema. Por isso, os alvejantes são recomendados, especialmente aqueles sem cloro. Esses não contém tantos componentes perigosos e agridem menos o tecido. Mesmo assim, faça o teste para saber como a peça reagirá.

Além disso, nunca deixe de seguir as orientações das embalagens de produtos mais agressivos. É importante utilizar as medidas indicadas pelo fabricante para que você não prejudique ainda mais o tecido.

______________________

E aí, o que achou das nossas dicas de como tirar mancha de vinho? Já tentou alguma delas? Tem outra dica que funciona? Deixe tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.