Início » Plantas » 5 Dicas para Ter um Jardim Sempre Belo
Área externa Plantas

5 Dicas para Ter um Jardim Sempre Belo

Quem nunca sonhou ter um jardim em casa, daqueles dignos de filme, sabe? Com muita variedade de plantas, com folhagens a perder de vista, de fazer inveja nos vizinhos.

Bom, você pode. Mas, para isso, você precisa seguir algumas dicas para deixá-lo sempre bem apresentável, digamos assim. Afinal de contas, ele também é parte da decoração da sua casa.

Em nosso artigo de hoje vamos mostrar alguns caminhos que você pode seguir para ter um jardim sempre belo e de encher os olhos da vizinhança.

Elaboramos dicas super práticas e simples para que você possa tirar o máximo proveito do nosso conteúdo. E claro, não deixe de comentar o que você achou quando terminar de ler o mesmo, adoraríamos ouvir a sua opinião! Então, vamos lá!

Como ter um jardim sempre belo?

1 – Variedade de plantas

A primeira dica que vamos ter dar para ter sempre um jardim belo é ter bastante variedade de plantas. Essa dica é ótima principalmente para quem quer/tem um jardim pequeno e/ou vertical. A mistura dá um tom mais interessante ao jardim.

Algumas opções de folhagens são:

  • Samambaia
  • Hera-estrela
  • Trapoeraba
  • Véu-de-Noiva
  • Aspargo-pendente
  • Barba-de-serpente
  • Chifre-de-Veado

2 – Invista em manutenção

Se você quer um jardim cheio de variedade de plantas e flores e que elas floresçam ao longo do ano, é preciso investir em manutenção, preferencialmente mensal.

Durante essa manutenção é importante cuidar da adubação da terra e proteger as folhagens das pragas.

Se possível e se você tiver um jardim grande, é interessante investir igualmente em um sistema de irrigação automático. Você pode optar por contratar um profissional especializado nesse tipo de ação.

3 – Iluminação de jardim é essencial

Sim, caprichar na iluminação do seu jardim também é importante. Além de deixá-lo mais bonito, como você poderá exigir suas lindas plantas a noite? É aí que a iluminação entra.

Uma iluminação para jardim bem feita pode transformar seu jardim. Para escolher as luzes e a luminária para jardim que melhor combinam com este ambiente, consulte um paisagista.

  • Quer uma dica para economizar?

Se você der uma espiadinha no Pinterest pode encontrar vários exemplos de iluminação uma mais linda que a outra.

O Pinterest sempre é um ótimo local para você se inspirar quando o assunto é deixar os espaços da sua casa ainda mais belos e únicos.

4 – Crescimento da plantas

Outro ponto importante para deixar seu jardim sempre bonito é pesquisar sobre a planta antes de cultivar, mais precisamente seu tamanho e se ela é uma árvore que espalha suas raízes.

Se este for o caso, é ideal você escolher uma área para a espécie onde não tenha que mudá-la de lugar no futuro.

Algumas espécies, como se sabe, precisam de mais espaço, outras podem quebrar o concreto e até canos. Com certeza você não vai querer seu jardim todo bagunçado desse jeito. Por isso é importante saber todos os detalhes antes de começar seu projeto de jardim.

Caso não tenha o espaço que essas plantas necessitam, prefiram outras que não cresçam tanto.

5 – O lugar certo para cada planta

Provavelmente o seu jardim fica na entrada da casa, certo?

Para chegar até a porta você deve passar por um caminho meio estreito, onde você também quer algumas plantas para decorar essa área.

Ótimo, porém fique atento ao tipo de vegetação que pretende colocar nesta região. Evite folhagens com espinhos e folhas pontiagudas, caso contrário, toda vez que você ou uma visita passar por esse caminho, vai se machucar.

Prefira aquelas que você pode controlar com poda, como é o caso da nandina, tumbergia-arbustiva, murta e podocarpo.

Tome cuidado também se você tiver um playground infantil no quintal, pois, os pequeninos podem não ser tão cuidadosos com suas plantas enquanto se divertem.

Essas dicas valem para todas as estações do ano?

Sim e não! Claro que é sempre importante fazer a manutenção, por exemplo.

Mas no inverno é recomendável ficar atento as regas, que não podem ser em excesso.

Outro ponto é proteger as plantas dos ventos. Para isso, você pode fazer uma barreira natural com as plantas mais altas e fortes e deixar as delicadas atrás destas ou no centro.

Você é possível fazer uma barreira de bambus, que além de proteger as plantas, dá um toque bem legal na decoração do espaço.

Já para proteger o solo, é legal investir em grama, pois ela ajuda no momento da absorção de líquidos. Além de preservar a temperatura e manter essa área ainda mais ativa.

Por fim, tenha cuidado redobrado com as pragas e sempre se livre das folhas secas.

______________________________

E aí, ansiosa(o) para começar o projeto do seu jardim?

Você não precisa seguir à risca todas as dicas que trouxemos no texto acima, você pode seguir o que melhor serve para a sua realidade.

Afinal de contas, existem milhares de formas de deixar o seu jardim mais belo, aqui trouxemos algumas que acreditamos serem super práticas para você!

Agora conte pra gente, aqui nos comentários, o que você faz para manter seu jardim sempre belo?

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.