Organização e Limpeza

Como Organizar Sua Casa Após uma Mudança: 4 Dicas Ótimas

Organizar uma casa após uma mudança talvez seja a parte mais difícil do processo. Porém, isso ocorre pois, na maioria das vezes, preferimos deixar todo trabalho para depois, sendo que podemos agilizar muitas tarefas para que tenhamos um trabalho bem menor no pós mudança.

Para quem mora de aluguel principalmente, mudar de casa acaba se tornando frequente. Na maioria dos casos, quem não tem a sua própria casa, precisa mudar pelo menos uma vez ao ano, ao menos que encontre uma casa com proprietário bom e com ótimo custo x benefício.

Pensando nisso, resolvemos elaborar um artigo com dicas para organizar a sua casa após uma mudança, para que assim você não fique um dia inteiro (ou até mais) arrumando a sua nova residência.

1 – Antecipe alguns trabalhos

Bom, a primeira coisa a se fazer para agilizar o processo de organização pós mudança é antecipar alguns trabalhos que de qualquer jeito você terá que fazer, afinal, é melhor você se mudar com praticamente tudo organizado do que ter que arrumar tudo depois, não é?

Leve as roupas limpas e passadas

Acredito que na maioria dos casos, o que mais enrola na hora de organizar a nova casa, são as roupas. Sempre as levamos de qualquer jeito, em qualquer embalagem e até mesmo sujas. Porém, na hora de arrumá-las temos bastante dificuldade, atrasando assim todo o processo de arrumação.

Para não ter problemas com suas roupas após a mudança, recomendamos que você já as levem limpas, passadas e prontas para serem colocadas no lugar. Ou seja, as roupas que ficarão dobradas, já leve-as dobradas, aquelas que ficarão nos cabides também já podem ser levadas aptas para serem organizadas assim.

Para que as roupas não amassem ou baguncem durante o transporte, coloque-as nas embalagens certas, onde as dobradas fiquem bem encaixadas para não ficarem mexendo no caminhão e ao mesmo tempo com um pouco de folga, para não amassarem. Já as roupas de cabide precisam de um recipiente com espaço maior para não amarrotar durante a viagem.

No final, ao chegar no seu novo lar, basta tirar as roupas da embalagem e colocar no lugar.

Um processo que demoraria horas, poderá ser feito em poucos minutos.

2 – Mantenha a organização

Manter uma certa organização é ideal para evitar uma delonga de tempo na hora de arrumar tudo em sua nova casa. Algumas dicas são:

Separe tudo por cômodos

Bom, algo que costuma demandar bastante tempo é encontrar uma certa caixa ou algo que falta para finalizar a decoração da sala, por exemplo. Uma dica extremamente importante é separar tudo por cômodo, sem misturar também os itens da caixa.

Se você colocar algumas coisas da sala junto a itens da cozinha, na hora de arrumar seu novo lar encontrará dificuldades para saber onde estão alguns objetos. Por isso, recomendamos que você não misture nada, ou seja, o que é da sala em uma caixa, o que é da cozinha em outra, e assim sucessivamente.

Além disso, é ideal já levar tudo bem separadinho, para quando chegar na nova residência, colocar as caixas e móveis de cada cômodo já em seus devidos lugares e assim ir colocando tudo no seu respectivo lugar.

Indique o que há dentro das caixas

Escrever o que contém dentro da caixa, a qual cômodo pertence e se é frágil ou não é uma excelente dica e que costuma ser muito usada para evitar constrangimentos na hora do transporte, principalmente se o que há dentro da embalagem for de vidro.

Escreva tudo bem especificado, isso serve tanto para organização como também para segurança. Portanto, não deixe de usar um canetão com escrita bem forte para não haver confusão.

Se preciso, contrate uma empresa de mudanças

Caso o seu tempo seja curto, o ideal é contratar uma empresa de mudanças que possa fazer tudo isso por você, seja embalagem, transporte e até desmontagem e montagem dos móveis. Dessa forma, o seu único trabalho será com o pós mudança.

Para encontrar uma empresa assim é necessário ligar e se certificar, ou olhar no site da companhia se eles fazem esse serviço “completo”. A dica é procurar no Google por empresas assim na sua região, por exemplo, se você mora em Goiânia – GO, procure por uma empresa de mudanças em Goiânia, assim você terá uma lista para ligar, se certificar e obter cotação.

3 – Agora é hora de organizar a nova casa

E por fim é hora de organizar a sua casa após a mudança. É importante reforçar que caso você veja que a arrumação vai demorar mais que um dia, pense sempre no que você irá usar primeiro, por exemplo quarto, cozinha e escritório, depois, quando tiver tempo, você organiza o restante.

Coloque tudo em seus devidos cômodos

A primeira coisa a se fazer é colocar tudo em seus devidos cômodos, por exemplo, as caixas, móveis, itens de decoração e demais coisas da sala, já leve para o local onde será a sua sala e deixe lá; o que é da cozinha, leve para o local certo também, e assim por diante.

Monte os móveis e demais itens

Depois de colocar cada caixa e móvel em seus respectivos cômodos, é hora de montar os móveis, cortinas, colocar os quadros na parede, enfim, tudo aquilo que é o trabalho “mais pesado”, para deixar os mais leves para depois.

Contrate um montador de móveis de sua confiança, caso não consiga montar tudo você mesma ou não tenha alguém que possa montar pra você. É ideal fazer isso primeiro pois será preciso ter todos os móveis no lugar para começar a organizar as vasilhas, livros, roupas etc.

Coloque os móveis no lugar

Depois de montar aqueles que eram necessários, coloque os demais em seus devidos lugares, aqueles que não necessitam de montagem por serem transportados já prontos para serem colocados no lugar, como sofá e cama por exemplo.

Organize os pequenos (ou não tão pequenos) objetos

Depois que os móveis estiverem nos lugares, as cortinas em suas respectivas janelas e os quadros, nichos e relógios de parede já montados, é hora de partir para os pequenos objetos, aqueles que normalmente estarão embalados em caixas.

Como já estão nos cômodos aos quais pertencem, é só desembalar e ir colocando nos locais certos. Panelas nos armários, roupas no closet e roupeiro, livros nas estantes e assim por diante.

4 – E por fim, a limpeza!

Bom, geralmente costumamos lavar a casa antes de mudar, porém, acabamos tendo dois trabalhos, pois logo depois de organizar tudo, consequentemente terão sujeiras no chão novamente, como a terra das paredes furadas para montagem de móveis, cortinas e quadros por exemplo.

Bom, se a sujeira da casa não estiver muito grossa, recomendamos que você deixe pra limpar apenas uma vez, depois de organizar tudo. Agora, se estiver muito sujo, você pode limpar antes de mudar e evitar ao máximo sujar novamente, para ter o menor trabalho possível nessa segunda limpeza.

_______________________

E é isso! Essas são as dicas para ter uma organização facilitada e bem feita na sua nova casa. Espero que gostem e que sejam úteis para você!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.