Organização e Limpeza

Como Desentupir Ralo: Dicas e Receitas Incríveis!

Nada como tomar um banho quentinho… Até o ralo entupir e a água não descer mais! Quem nunca passou por esse perrengue, não é mesmo? Nessas horas, saber desentupir ralo é fundamental. A boa notícia é que é mais fácil do que você imagina.

Cada entupimento tem um motivo. No caso dos ralos de banheiro, geralmente é uma mistura de cabelos, pelos corporais e produtos químicos, como sabonete e condicionador. Tudo isso combinado vira uma massa capaz de entupir qualquer ralo! 

Hoje, vamos passar algumas dicas para você aprender como desentupir ralo em poucos minutos e usando apenas produtos fáceis de encontrar em sua casa.

Créditos: @sobrado_213

Como desentupir ralo com vinagre e bicarbonato de sódio

Uma técnica muito eficaz e bastante simples para desentupir ralo é a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Esses componentes reagem um ao outro, provocando uma efervescência que ajuda a desintegrar a gordura presa no encanamento. O que pode funcionar também em restos de sabonete e condicionador.

Para desentupir ralo usando vinagre e bicarbonato, você vai precisar de:

  • Um copo de bicarbonato de sódio
  • Um copo de vinagre
  • Uma panela de água fervente
  • Um pano de chão
  1. Primeiro, despeje o copo de bicarbonato de sódio no ralo entupido e, então, o copo de vinagre.
  2. Em seguida, cubra o ralo com um pano e deixe agir por 30 minutos. Essa passagem de tempo é fundamental para que o produto possa agir.
  3. Após a ação das substâncias, finalize o procedimento despejando um copo de água fervente no ralo. A água ajudará a diluir a sujeira. 
Crédito: @causfigueiredo

Se você não tiver vinagre em casa, pode fazer uma versão mais light da técnica usando apenas os outros produtos e acrescentando um pouco de limão à água. O procedimento é o mesmo: primeiro o bicarbonato, deixe agir por 30 minutos coberto por um pano, despeje a água com limão e prontinho.

Cuidado para não danificar seu encanamento! Deixe a água fervente esfriar um pouquinho antes de despejá-la.

Como desentupir ralo com desentupidor

Pode parecer óbvio, mas muitos se esquecem que o bom e velho desentupidor continua sendo uma das melhores ferramentas para desentupir ralo, pia e privada! 

O seu uso é simples, basta ter o jeitinho:

  • Com a pia preenchida por um pouco de água, pressione o desentupidor contra o ralo, fazendo movimentos para cima e para baixo. A pressão do desentupidor cria um vácuo que obriga os resíduos que estavam obstruindo a tubulação a se movimentarem.
Créditos: @mariapiaornelas

Como desentupir ralo com arame

Uma técnica interessante para desentupir ralo e que muitos desconhecem é o uso do gancho de arame. Para isso, você deve encontrar um arame comprido e maleável, podendo ser um cabide de arame, por exemplo. A ideia é torcer o arame até que ele se torne um fio reto com um gancho na ponta.

desentupir ralo com arame

Confira o passo a passo para desentupir ralo com arame:

  1. Para desentupir o ralo, você deve remover a tampa primeiro.
  2. Em seguida, insira o arame até encontrar resistência. Quando você não puder mais avançar, é provável que tenha encontrado a fonte do entupimento.
  3. Gire o arame até que ele “pesque” o objeto que está obstruindo a tubulação e puxe-o para cima.
  4. Repita o processo até que não haja mais sujeira na tubulação. 

Caso você não tenha nenhum arame em casa, você pode tentar realizar essa técnica utilizando uma mangueira. Com a mangueira, o procedimento se torna um pouquinho diferente. Em vez de puxar os resíduos com o gancho, você deve utilizar a água da mangueira para forçar os resíduos para fora do ralo, fazendo-os boiar.

Créditos: @limpo_e_organizado

Como desentupir ralo manualmente

Uma forma simples e direta de desentupir ralo, sem glamour, é removendo manualmente a sujeira que está causando o entupimento. Acredite, em poucos minutos você resolverá o problema completamente!

Para fazer isso, é fundamental tomar algumas precauções:

  • Jamais encoste no ralo com as mãos nuas.
  • Utilize uma luva adequada para o serviço.
  • De preferência, espere a água descer o máximo possível para que você possa ver o que está fazendo.

Confira o passo a passo para desentupir ralo manualmente:

  1. O primeiro passo para desentupir ralo é remover a tampa.
  2. Em alguns ralos, você encontrará uma espécie de filtro, que impede que os resíduos desçam diretamente para a tubulação. Encontre o fundo desse filtro e tente remover os resíduos aos poucos.
  3. Dependendo do modelo do seu ralo de banheiro, você também pode remover o filtro e lavá-lo por completo. Durante a remoção, tome cuidado para que os resíduos encontrados nele não desçam pela tubulação no processo.
  4. Após a limpeza do filtro, a água do banho voltará a descer normalmente.

 

Evite desentupir ralo com soda cáustica

É muito comum que as pessoas usem soda cáustica para desentupir ralo, e o efeito imediato pode até ser bom. Contudo, esse produto pode provocar danos imensos à sua tubulação!

A soda cáustica é um produto químico que gruda na gordura e nos resíduos orgânicos presentes no encanamento. Quando não há pressão suficiente para empurrar esse material para fora, o que ocorre é que gradualmente essa mistura vai se solidificando até empedrar na tubulação. 

Quanto mais você tenta desentupir ralo com soda cáustica, maiores as chances de haver esse acúmulo de resíduos solidificados no seu encanamento. Quando isso acontece, a única solução é contratar uma empresa especializada para realizar o desentupimento e reparar possíveis danos na tubulação.

__________________________________

O que achou dessas dicas para desentupir ralo? Você já experimentou alguma dessas técnicas? Conte nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.