Como Desentupir Pia: Dicas para Facilitar sua Vida!

Desentupir pia é uma necessidade básica para quem cuida da própria casa. Seja a pia da cozinha, que acumula gordura e restos de alimentos devido à louça suja, a pia do banheiro, com restos de pasta de dente e cabelo, ou até mesmo o tanque da área de serviço, onde se lava panos sujos, o entupimento é inevitável.

Em momentos de emergência, é fundamental saber como desentupir pia e resolver essa situação. Caso o problema se prolongue, você não apenas terá dificuldades para realizar as atividades domésticas, como também pode enfrentar transtornos como vazamentos e infiltrações.

Uma pia entupida por muito tempo pode danificar gravemente a tubulação da sua casa, gerando uma dor de cabeça cada vez maior e fazendo com que aquilo que era apenas um pequeno inconveniente se torne um enorme gasto.

Por isso, hoje vamos compartilhar dicas super úteis para você desentupir pia de forma rápida e prática, sem precisar chamar um encanador!

Veja também: Como Desentupir Ralo: Dicas e Receitas Incríveis!

Créditos: @maridodealuguelsalvador

Dicas para desentupir pia da cozinha

Saber desentupir pia da cozinha é uma prioridade! A pia da cozinha é, sem dúvidas, a que mais sofre com entupimentos, seja em um ambiente doméstico ou de trabalho. A alimentação é uma necessidade diária, logo, lavar a louça também é. A não ser que você use louças descartáveis, que são mais poluentes, é inevitável que se acumule gordura e pequenos restos de alimentos no ralo ao lavar a louça.

Quando isso acontece, não tem jeito. Para tudo! Não dá para lavar a louça e todo o ambiente fica com um aspecto sujo e desagradável. Mas não se desespere, existem soluções!

Como desentupir pia com detergente

Nada melhor do que desentupir pia usando materiais que já temos em casa, não é mesmo? O detergente que usamos para lavar a louça também pode ser usado para desentupir pia, pois tem ação desengordurante.

Para isso, a “receita” é simples:

  • Ferva 5 litros de água
  • Misture uma grande quantidade de detergente
  • Despeje a mistura lentamente no ralo

Essa solução funciona para ralos entupidos por gordura, o que é muito comum. Embora durante as refeições a gordura pareça líquida, quando ela vai para a tubulação a tendência é que se solidifique e obstrua a passagem d’água. A ação da água quente junto ao detergente tende a amolecer e soltar a gordura, normalizando o funcionamento da tubulação.

Cuidado para não danificar os canos! Se a sua tubulação for de plástico, a água fervente pode danificá-la. Por isso, considere deixar a água esfriar um pouquinho antes de despejar a mistura. Você também pode alternar entre água quente e fria.

Créditos: @donasdecasacriativas

Como desentupir pia com sabão em pó

Para desentupir pia com sabão em pó, a lógica é a mesma do desentupimento de pia com detergente. O sabão em pó também tem ação desengordurante.

Portanto, basta misturar uma boa quantidade de sabão em pó com 5 litros de água quente e despejar aos poucos na pia. Você pode repetir o processo várias vezes.

Os cuidados também são os mesmos. Evite despejar a água ainda borbulhando caso sua tubulação seja de plástico. Se o entupimento for causado não apenas por gordura, mas também por restos de alimentos ou outros detritos não solúveis, a técnica não terá total eficácia.

Dicas para desentupir pia da área de serviço

Para desentupir pia da área de serviço, os produtos que usamos para desentupir pia da cozinha não servem. Isso acontece porque a causa do entupimento é diferente.

Enquanto na pia da cozinha lidamos com o acúmulo de gordura e alimentos, a pia da área de serviço costuma ter acúmulo de fibras de tecido, poeira e pelos. Logo, um desengordurante não daria conta do serviço.

Créditos: @desentupidoralm

Como desentupir pia com arame trançado

O arame trançado é um grande aliado no desentupimento de pias! Para realizar essa técnica, você deve pegar 3 arames maleáveis e trançá-los. Dobre as pontas para formar ganchos. A ideia é usar o gancho de arame para retirar as sujeiras acumuladas, enfiando o arame cuidadosamente no ralo da pia e girando-o dentro do cano. 

Jamais force a sujeira para baixo! Isso não resolverá o entupimento. Busque sempre puxar a sujeira para cima, removendo-a aos poucos.

Como desentupir pia com desentupidor de borracha

O desentupidor de borracha é atemporal. Podemos pensar em mil soluções diferentes para desentupir a pia, mas sempre voltaremos para o bom e velho desentupidor. Usá-lo é bem simples: com o tanque ainda cheio, faça pressão para cima e para baixo com o desentupidor. 

O vácuo provocado pela pressão do desentupidor forçará a sujeira que está causando a obstrução a descer, permitindo que a água flua normalmente.

Crédito: @divas_dolar

Dicas para desentupir pia do banheiro

Quando precisamos desentupir a pia do banheiro, geralmente é porque houve um acúmulo de pelos e cabelos, além de sabonete, pasta de dente e outros produtos químicos. Quando esses componentes se misturam, viram uma maçaroca capaz de entupir qualquer ralo!

As técnicas para desentupir tanque costumam funcionar muito bem para desentupir pia de banheiro. Por isso, experimente usar um desentupidor para fazer com que a água desça e/ou remova a sujeira do ralo usando um arame. Caso não dê certo, temos mais uma dica.

Limpe o sifão para desentupir pia

O sifão é um cano que se localiza embaixo das pias, ele costuma ter um formato curvado, pois conecta o ralo da pia ao encanamento da parede. É comum que os detritos que caíram na pia escorram pelo ralo e fiquem presos no sifão. 

Por isso, a solução mais eficaz para desentupir pia é remover o sifão e limpá-lo manualmente! Antes de desenroscar o sifão, coloque um balde debaixo da pia para recolher a água que cairá no processo. Após remover o cano, lave-o bem e, em seguida, encaixe-o de volta. Certifique-se de que o sifão está bem preso e use uma fita veda rosca para evitar vazamentos.

Crédito: @limpoeorganizado

______________________

Viu como dá para desentupir pia usando apenas os materiais que você já tem em casa? Mas lembre-se que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Jogue no lixo restos de alimento e cabelos, não despeje óleo diretamente na pia e remova os pelos das roupas antes de lavar. Com isso, você enfrentará muito menos entupimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.