Cada vez mais tem surgido opções sustentáveis no mercado, e isso está incluso nas mais diversas áreas e assim cada vez mais presente também no nosso dia a dia. Já encontramos embalagens de produtos sustentáveis, produtos de construção com pegada ecológica, entre outros. Um desses produtos de construção que tem surgido com mais força e boa saída no mercado, tem sido o tijolo ecológico.
Esse produto é feito a partir de resíduos do departamento de construção, sendo considerado então uma forma sustentável de reaproveitar os materiais que muitas vezes iriam ser descartados. Assim se consegue um novo produto, sem precisar gerar mais lixo ao meio ambiente. Graças a esse tipo de ação, temos conseguido baixar o nível de impacto no meio ambiente.
O nome “sustentável” atribuído a esse material pode ser explicado pois, na sua construção, não há a necessidade de queima de madeira ou emissão de gases tóxicos, como nos outros modelos de tijolos. Ou seja, o título dado é atribuído ao fato dele não degradar o meio ambiente.
De quais materiais o tijolo ecológico é feito?
O tijolo ecológico pode ser feito dos mais variados materiais. As indústrias que fabricam esse tijolo tem inovado e utilizado produtos como: bagaço de cana, resto de construções, raspa de pneus, resíduos siderúrgicos, resíduos orgânicos, entre outros.
A partir daí já podemos ver que o tijolo ecológico é um material sustentável e que é amigo da natureza. Muito diferente do tijolo comum, que é capaz de provocar um ciclo de destruição gigante na natureza, já que para sua confecção passa por etapas como: retirar a argila da natureza, destruindo a fauna e flora do local e emissão de gases tóxicos na queima da madeira para sua confecção.
Quais os tipos de tijolo ecológico existentes no mercado?
Se engana quem pensa que só existe um tipo de fabricação do tijolo ecológico, encontramos este produto feito a partir de diversos materiais, como por exemplo:
-
De argila
Este tipo de tijolo é usado apenas para vedação, não podendo ser usado em estruturas. Ele permite o encaixe de suas peças, não necessitando de grande quantidade de massa ou argamassa.
-
Reaproveitamento de resíduos
Esse tipo é o que possui a pegada ecológica muito grande, já que é feito a partir do aproveitamento de materiais como bagaço de cana, couro, fibra de coco de babaçu, entre outros.
-
Solo-Cimento
O tijolo de solo-cimento é feito a partir da mistura de alguns materiais como solo, cimento e a água. Tudo feito em proporções ideais para chegar ao resultado de um material que dê para ser utilizado na construção de empreendimentos.
Este tipo também pode ser considerado ecológico pois não possui grande necessidade de aquecimento em forno, o que acaba diminuindo a produção de CO² no meio ambiente.
Quais são as diferenças entre um tijolo ecológico e um tijolo “comum”?
Partindo para a parte técnica, esses dois tipos de tijolos possuem algumas diferenças. As principais que podemos citar são a resistência à compressão e porosidade/permeabilidade.
Quais as vantagens do tijolo ecológico?
Podemos citar inúmeras vantagens do tijolo ecológico, vamos conhecer algumas delas:
-
Aproveitamento de resíduos: como sua matéria prima é feita a partir do aproveitamento de outros materiais esse fator se torna muito interessante para o meio ambiente, e também no custo final do produto, que acaba sendo mais baixo.
-
Facilidade na instalação: esse fator acaba tornando a entrega da obra mais rápida, diminuindo também o preço da mão de obra, pois diminui o tempo de serviço.
-
Design especial: permite a passagem mais fácil das tubulações e cabos elétricos. Além do mais, por ser bonito, acaba se tornando uma opção mais atraente na parte de decoração, pois pode ser utilizado à mostra, sem a necessidade de pintar ou fazer outros tipos de acabamentos.
-
Permitem receber diversos tipos de acabamento: se adapta a diversos tipos de materiais de acabamento, podendo também ser pintados nas mais diversas cores.
-
Durabilidade: possuem durabilidade até 6 vezes maior quando comparado com os tijolos comuns.
-
Redução de custos: ao utilizar esse tipo de material na obra, há a redução de até 80% no custo de materiais como cimento e madeira.
Quais são as desvantagens do tijolo ecológico?
Agora vamos conhecer quais são os aspectos negativos do uso do tijolo ecológico:
-
Mão de obra qualificada: esse tipo de tijolo exige mão de obra qualificada para sua instalação.
-
Baixa resistência a impactos: ele não é capaz de aguentar grandes impactos, podendo comprometer sua estrutura caso haja algum tipo de impacto.
-
Absorção de umidade: outro ponto negativo é que esse tipo de tijolo é capaz de absorver muita umidade.
Qual o preço do tijolo ecológico?
O valor do milheiro do tijolo ecológico fica em torno de R$650,00 a R$750,00 reais. O valor é um pouco mais elevado, se comparado ao tijolo comum.
Porém, esse custo adicional será diluído com a economia de outros materiais no final da obra.
Fotos e projetos de casas com tijolo ecológico
Agora que você já conhece mais sobre o que é um tijolo ecológico, como é feito e quais materiais são utilizados, assim como também as vantagens e desvantagens desse tipo de tijolo, vamos ver algumas lindas inspirações que utilizaram o tijolo ecológico em sua construção.
1- Tijolo ecológico usado na cozinha da residência. Além de ser uma boa opção para a construção também possui um design lindo.
2- Na fachada dessa casa térrea ele é capaz de deixar ainda mais charmosa.
3- Esse tipo de tijolo pode ser usado em qualquer ambiente da residência, pois possui papel decorativo também. Aqui ele foi usado na decoração da varanda.
4- O tijolo ecológico também tem sido muito usado em residências de alto padrão.
5- Uma ideia bacana é pintar o tijolo ecológico de outras cores e fazer a decoração do ambiente do seu gosto.
6- Outra inspiração com tijolo ecológico pintado em tons escuros.
7- Ele é capaz de deixar um ambiente mais aconchegante.
8- Pode ser usado também em fachadas de residências modernas.
9- Outra residência que utilizou o tijolo ecológico em sua fachada.
10- Como possui design bonito, muitas pessoas optam por deixá-lo totalmente natural dentro da residência.
11- O tijolo ecológico pode ser usado para qualquer tipo de construção.
12- Ele é capaz de combinar com os mais diversos estilos de decoração.
Depois de conhecer mais sobre o tijolo ecológico e ver lindas inspirações, nos conte: usaria em sua residência?