Construção

Telha sanduíche: vantagens, desvantagens e preços

Construir ou reformar uma casa pode ser uma tarefa cansativa, já que são muitos itens que devemos planejar, organizar e comprar. Muitas vezes nessa fase de reforma nos atentamos a detalhes como piso, cor da parede, móveis, e deixamos de dar tanta atenção a um item que também é muito importante: o telhado. Dentre as opções, uma delas é a telha sanduíche, conhece?

O telhado é um item que deve ser analisado e escolhido com base em sua eficácia e também estética. É ele que protegerá a casa contra vazamentos em dias de chuva, sujeira exterior e raios solares. Por isso hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a telha sanduíche, uma telha que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Telha sanduíche: O que é?

A telha sanduíche também conhecida como telha termo acústica, recebe esse nome devido a sua estrutura, que é composta por um “recheio” isolante, que pode ser feito de materiais isolantes como: lã de rocha, poliuretano (PU) e poliisocianurato (PIR).

Esse tipo de telha tem a seguinte estrutura: material metálico – núcleo termo acústico – material metálico. A parte metálica pode ser feita de dois materiais: a chapa de aço galvanizado ou galvalume.

A telha sanduíche costuma pesar entre 12 e 14kg por metro quadrado, já seu tamanho pode variar já que a mesma pode ser feita também por encomenda, mas geralmente encontramos à pronta entrega no mercado nos tamanhos de 1 m de largura por 2,23 m de comprimento, variando também até 1m x 8,18m.

Telha sanduíche: tipos encontrados no mercado

Existem dois tipos de telha sanduíches encontrados no mercado, são eles:

  • Telha sanduíche simples: Nesse tipo de telha encontramos a camada exterior feita de chapa metálica de zinco, o material isolante e a camada interior feita de folha de alumínio. Esse tipo acaba sendo uma opção mais barata. Também pode ser confundida com a telha de zinco, que é uma opção ainda mais simples.

  • Telha sanduíche dupla: esse é o tipo mais encontrado no mercado. Aqui as duas camadas de material metálico são feitas de chapa metálica de zinco (a parte exterior e interior) e o recheio continua sendo composto de material termo acústico.

Telha sanduíche: núcleo

Como já foi dito o núcleo da telha sanduíche é feito de algum tipo de material isolante, capaz de trazer conforto térmico e acústico. Vamos conhecer um pouco mais dos três tipos de materiais mais utilizados como “recheio” da telha sanduíche.

  • Lã de rocha

É um material termo acústico e incombustível, justamente por ter essa propriedade ela é uma ótima opção pois é considerada um material anti chamas. Porém, quando comparada com outros materiais termo acústicos ela acaba oferecendo um rendimento menor quando comparado suas características isolantes térmicas.

  • Poliuretano (PU)

É um material conhecido do nosso dia a dia, um exemplo são as esponjas de limpeza. Também é muito conhecido quando usado em isolamentos, possui boa propriedade de isolamento.

  • Poliisocianurato (PIR)

Possuem qualidade de isolamento superior quando comparado com o Poliuretano. Com ele conseguimos o mesmo nível de isolamento, porém em uma camada mais fina de material. Outra vantagem é as melhores classificações de incêndio, sendo capazes de resistir por mais tempos em incêndios. A desvantagem desse material é o preço, que acaba sendo mais elevado.

Telha sanduíche: Vantagens

Afinal, é necessário compararmos os pontos positivos e negativos das telhas disponíveis no mercado, e assim chegar a um resultado que atenda as nossas necessidades da melhor maneira. A seguir vamos conhecer um pouco mais das vantagens oferecidas pelas telhas do tipo sanduíche:

  • Isolamento térmico: Com certeza, um dos pontos que mais pesam na decisão na hora de comprar esse tipo de telha é a capacidade isolante delas. O conforto térmico proporcionado por esse tipo de telha é capaz de manter o ambiente interno em um clima agradável tanto em momentos mais frios ou mais quentes, graças a suas propriedades isolantes.

  • Isolamento acústico: outro ponto positivo desse tipo de telha é o isolamento acústico que ela proporciona. Sendo muito recomendadas para residências que estão localizadas próximas de grandes centros comerciais, avenidas, ou de construções como estádios, igrejas, entre outros.

  • Economia de energia: graças ao conforto térmico proporcionado, acaba reduzindo a necessidade do uso de ventiladores e ar condicionado, o que acarreta em uma economia na conta de energia.

  • Maior controle da umidade: por não absorver água, esse tipo de telha é ideal contra o acumulo de umidade que é encontrado em outros tipos de telhas.

  • Ação retardante de chamas: como já foi dito esse tipo de telha não propaga chamas.

  • Personalização: esse tipo de telha pode ser feito sob medida, atendendo assim de forma personalizada as necessidades reais da residência.

Telha sanduíche: Desvantagens

Mas nem tudo são flores, por isso, assim como outros tipos de telhas, a telha sanduíche também possui pontos negativos. Vamos conhecer quais são eles:

  • Custo elevado: esse pode ser um dos pontos negativos mais decisivos na hora de não escolher por esse tipo de telha. Devido o seu processo de confecção e materiais empregados, esse tipo de telha acaba saindo mais caro que outras disponíveis no mercado.

  • Mão de obra especializada: outro ponto negativo é a necessidade de mão de obra especializada para a sua instalação.

Qual o preço da telha sanduíche?

Como dito anteriormente, o preço de uma telha desse tipo costuma ser mais elevado, se comparado ao restante dos outros tipos. O preço irá depender do tamanho da telha e também do recheio escolhido.

Normalmente o preço da telha sanduíche varia entre R$37,50 e R$100,00 o m².

Você deve levar em consideração suas vantagens e desvantagens  na hora de escolher esse material para sua casa.

Fotos e projetos com telha sanduíche

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as telhas sanduíche vamos conhecer algumas inspirações de locais em que elas foram aplicadas.

1- Parte interna de uma casa com telha sanduíche.

telha-sanduiche
Créditos: @arqweb.obras

2- A telha sanduíche também possui um design bonito, além dos benefícios técnicos. Nesse projeto ela foi mesclada com um telhado de vidro, criando um visual moderno.

telha-sanduiche
Créditos: @toldosaguasol

3- Telhas sanduíches na fábrica, aqui podemos ver com clareza suas camadas.

telha-sanduiche
Créditos: @isotextelhas

4- O “recheio” é o responsável pelo isolamento acústico e térmico.

telha-sanduiche
Créditos: @telhasgalvalume

5- As telhas sanduíche possuem um design moderno e bonito.

telha-sanduiche
Créditos: @rajaoconstrucoes

6-  Telha sanduíche em um residência de alto padrão.

telha-sanduiche
Créditos: @serralheria_refortec

7-  Modelo de garagem usando telhas sanduíche.

telha-sanduiche
Créditos: @thycinoleto.arquitetura

8 – Estrutura metálica para receber telha sanduíche.

telha-sanduiche
Créditos: @marcos_sacca_steelframe

9- A telha sanduíche pode ser pintada de qualquer cor, o que ajuda na composição do projeto.

telha-sanduiche
Créditos: @metalurgicametalpatricia

10- As telhas sanduíche são muito usadas em galpões.

telha-sanduiche
Créditos: @wmtelhas

Agora que você já conhece bem sobre a telha sanduíche, conta pra gente, usaria na sua residência? O que achou de todos os benefícios oferecidos por ela?

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre

Amanda Begels

Apaixonada por casa e decoração, resolveu criar o blog para compartilhar aqui no DicasDecor.com as melhores dicas que encontra na internet. Espero que gostem!