Construção

Telhas Shingle: saiba tudo sobre elas!

Pode ser que a maioria das pessoas não preste atenção ou não pense muito sobre as telhas da casa no dia a dia, mas isso não tira a grande importância que elas têm para a estrutura da casa, tanto na parte estética quanto na prática. Afinal, as telhas agem como protetoras contra infiltrações e outros danos mais sérios.

No texto de hoje, iremos falar de um tipo de telha que oferece diversas vantagens para sua reforma ou construção: as telhas shingle. Ela combina beleza e praticidade, podendo ser exatamente o que faltava para seus planos.

Então, leia tudo até o final para conhecer informações importantes e interessantes sobre as telhas shingle, como seus benefícios, preço e inclinação, além de fotos inspiradoras!

O que são as telhas shingle?

Créditos: @alpineroofingcanada

Também chamadas de “plaquinhas encaixadas”, as telhas shingle são muito utilizadas nas casas da Europa e da América do Norte. Aqui no Brasil, elas ainda estão no início de seu sucesso, mas já são bem usadas nas casas de campo pelo país.

As telhas shingle são consideradas como o sistema de cobertura para telhados com a maior eficiência do mundo. Elas são criadas a partir da combinação de fibra de vidro, manta asfáltica e rocha vulcânica. Elas podem ser utilizadas de forma bem sucedida tanto em construções residenciais quanto comerciais.

Geralmente, as telhas shingle são comercializadas através de rolos, sendo que cada rolo normalmente pode cobrir uma área com cerca de 3 m².

  • Cores disponíveis

A telha shingle possui uma variedade de cores, a depender de cada fornecedor. Em geral, as cores mais comuns são: cinza claro, cinza escuro, marrom, branco e terracota.

Essas são as cores disponíveis na Casa da Telha.

cores-telha-shingle

cores-telha-shingle

Como é feita a instalação?

O material é bastante prático e se tiver alguma experiência e prática em serviços de construção, você pode se arriscar a fazer você mesmo.

  1. O primeiro passo é preparar a estrutura onde a telha será colocada, normalmente de metal ou aço. Você pode colocar chapas OSB que ajudam no isolamento térmico.
  2. Instalação dos beirais e cumeiras. É possível instalar tanto antes quanto após a telha shingle. Preste atenção na posição, para que o ar seja renovado corretamente e haja um bom isolamento térmico.
  3.  Instalação de subcobertura asfáltica. Ela tem a função de isolar da chuva e da água e também vedar buracos e frestas.
  4. Aplicação de pregos para fixação, tomando cuidado para não danificar a estrutura do telhado.
  5. Colocação da manta de telha shingle, aplicando-a com pregos.

Quais são os benefícios das telhas shingle?

Dê uma olhada abaixo nos maiores benefícios que as telhas shingle podem gerar para a sua construção:

1- Ótima resistência e baixa manutenção

Diferente de outros tipos de telhas, as telhas shingle não precisam de diversas manutenções ao longo de sua vida útil. A telha de cerâmica, por exemplo, costuma quebrar com facilidade, algo que não acontece com a shingle.

Além disso, as telhas shingle possuem um sistema de autolimpeza conhecido por AR, o que faz com que as telhas estejam sempre limpas e eficientes. Tudo isso promove mais resistência, durabilidade e a necessidade de poucas manutenções.

2- Maior versatilidade

Créditos: @enterprise_roofing

Não quer um estilo tradicional para seu telhado? Ou quer ter diversas possibilidades para deixá-lo diferente? As telhas shingle são ótimas para isso, pois elas possui uma grande versatilidade. Isso ocorre porque elas são mais fáceis de serem moldadas.

Desse modo, é possível ter um telhado mais inclinado, curvo e de vários outros formatos e estilos que você queira. É possível inovar e usar a sua criatividade na hora de colocar as telhas shingles.

3- Esteticamente diferenciada

Créditos: @jpowerroof.official

As telhas shingle contribuem muito para a beleza de seu telhado e por consequência de sua casa. Além dos benefícios de versatilidade que citamos acima, elas também agregam uma imponência estética.

Para você ter uma ideia, é possível até ter cores variadas em seu telhado, pois diferentes das telhas tradicionais, as telhas shingle podem ser coloridas e podem ter suas cores trocadas. Alguns dos tons mais escolhidos para elas são os esverdeados e acinzentados, mas a cartela é bem diversa.

Com as telhas shingle, você causa uma bela impressão para a fachada de sua casa!

4-  Mais praticidade

Em comparação com as telhas de cerâmica, as telhas shingle são geralmente quatro vezes menor. Isso quer dizer que muito da mão de obra necessária para a instalação das telhas é reduzida, como a necessidade de gastar tanto ao madeirar a estrutura. 

Qual o preço das telhas shingle?

Créditos: @dlvroofingsystems

As telhas shingle possuem um enorme custo-benefício.

Para começo de conversa, os preços podem variar de acordo com vários fatores, como por exemplo a região do país, o tamanho do telhado, a loja escolhida e a quantidade de mão de obra necessária. No entanto, usualmente, os valores estão entre R$ 150,00 e R$ 250,00 por metro quadrado.

 O ótimo custo-benefício existe porque a sua instalação é muito mais prática do que a de outras telhas. Como já mencionamos, não é necessário ter o madeiramento da estrutura (algo que costuma deixar a obra bem mais cara), assim como não é preciso utilizar calhas e outros elementos muito usados em telhados convencionais.

Além de tudo isso, as telhas shingle deixam o seu telhado com uma beleza diferenciada e cheia de personalidade.

Como é a inclinação das telhas shingle?

Créditos: @arisi_drywall_steelframe

Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que estão interessadas nas telhas shingle. Afinal, por ela ser diferente e original, como será que é a sua inclinação? Será que ela ficará boa em seu telhado?

No geral, as instalações para as telhas shingle são feitas com uma inclinação que pode variar entre 15° e 90°, o que significa uma grande possibilidade que pode servir muito bem para os mais diversos tipos de telhados.

As telhas shingle são ótimas para quem deseja uma fachada cheia de beleza, charme e originalidade. Elas servem de maneira excelente para pessoas que estão atrás de um telhado em estilos distintos, como moderno, personalizado, clássico e outros mais criativos.

Créditos: @suncastle_roofing_inc

E aí, gostou de conhecer mais sobre as telhas shingle? Quais de suas vantagens mais chamaram atenção? Acha que elas ficariam bem para a sua construção ou reforma? Conte tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

Sobre

Amanda Begels

Apaixonada por casa e decoração, resolveu criar o blog para compartilhar aqui no DicasDecor.com as melhores dicas que encontra na internet. Espero que gostem!

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.