Construção

Piscina Borda Infinita: como funciona e 50 projetos incríveis

A piscina de borda infinita representa luxo e requinte, e tem se tornado um objeto de desejo de muitas pessoas. Presente em construções modernas, a piscina de borda infinita permite que além de aproveitar a hora do banho, você possa desfrutar de um visual lindo e uma bela paisagem que pode render ótimas fotos.

Características de uma piscina de borda infinita

O principal charme da piscina de borda infinita é a sensação de infinitude que ela proporciona. Isso acontece graças ao alinhamento da piscina com o horizonte, que faz parecer que a piscina foi construída longe do solo, sem aparecer as bordas da piscina, permitindo o escoamento da água a todo instante pelas laterais da piscina.

Para criar esse efeito visual é importante que o local escolhido seja adequado, por exemplo, lugares que possuam declive acentuado são ideais para criar a sensação de amplitude através da vista panorâmica proporcionada por esse tipo de piscina.

Como funciona uma piscina de borda infinita?

Para a construção da piscina, é preciso um sistema mais complexo do que os das piscinas convencionais. A primeira exigência é que haja um declive para que a piscina possa ter uma linha “infinita” com o horizonte. Após escolher o local com esse declive, é necessário que seja feito um sistema de calha inferior para que a água caia e siga para o sistema de filtragem, que irá para um reservatório.

Existem três tipos de construção para esse tipo de piscina: modelo tradicional (com motobomba), com pedras, e o de movimentação da água (modelo simplificado).

Modelo tradicional (com motobomba)

No modelo tradicional a água que escoa pelas bordas da piscina caem diretamente em um sistema de calhas, que possui um desnível em relação a piscina. Essa água segue para o reservatório, passa por um processo de filtragem e retorna a piscina através de uma bomba d’água.

Modelo com pedras

O modelo com pedras geralmente é utilizado quando não se tem um grande desnível, assim as pedras são usadas para trazer beleza ao ambiente, e para que  a água que transborde passe por esse local, no lugar da calha usada no modelo tradicional.

Modelo simplificado (movimentação da água)

No modelo simplificado, a água só é escoada pelas bordas quando há a movimentação na piscina. E então, quando a piscina baixa o nível de água, o preenchimento dela é feito novamente como nas piscinas comuns. Este é considerado o modelo mais econômico para esse tipo de piscina.

É possível construir uma piscina de borda infinita em terreno plano?

Sim! Se o seu terreno não possui declive, mas você sonha com uma piscina de borda infinita, saiba que é possível sim, você ter a sua piscina com borda infinita. É claro que a construção dela ficará um pouco mais cara, devido a necessidade de se elevar as bordas da piscina. Mas para quem busca realizar um sonho antigo, esse pequenos detalhes não são nada, não é mesmo?!

Agora que você já viu algumas características e o funcionamento de uma piscina de borda infinita, vamos ver lindas inspirações.

1- Nesta inspiração a piscina criou uma sensação de amplitude ainda maior, já que a sua linha d’água se confunde com a do mar.

Créditos: @danielagarcia.arq

2- A piscina com borda infinita é ideal para lugares próximos a natureza, pois permite apreciar uma bela paisagem.

Créditos: @280metrosdesonho

3- A construção da piscina ao redor da residência, permite a visualização da paisagem por diversos ângulos.

Créditos: @larissamaffraarquitetura

4- Em áreas com declive acentuado ela é a melhor opção.

Créditos: @achochic_by_janeterosa

5- Cada vez mais casas residenciais têm aderido a esse tipo de piscina.

Créditos: @laurarebelloarquitetura

6- Hotéis aproveitam sua grande área e geralmente fazem a instalação da piscina de borda infinita nas coberturas dos prédios. Assim você tem uma vista de toda a cidade.

Créditos: @abarquitetosoficial

7- A piscina com borda infinita é muito utilizada em ambientes que possuam uma bela paisagem natural no horizonte.

Créditos: @decora.interiores

8- Ela é muito utilizada em fazendas, chácaras e casas de campo, graças a enorme paisagem natural ao redor desses lugares.

Créditos: @lfarq_

9- Mesmo em meio a um cenário mais rústico, perto da natureza, a piscina pode ser construída com formas de arquitetura moderna, com traços retos e elegantes.

Créditos: @decora_arq

10- Mesmo que o seu terreno não tenha um desnível grande, é possível construir a piscina de borda infinita. Para isso, basta elevar as bordas da piscina na hora de sua construção.

Créditos: @adamiarquitetura

11- A piscina de borda infinita combina com diversos modelos de construção. Aqui foi usado a decoração com pedras e tijolinhos na construção da casa, e do piso ao redor da piscina.

Créditos: @adamiarquitetura

12- A piscina de borda infinita pode ser construída com qualquer tamanho, porém é preciso analisar o tamanho disponível do terreno que se encaixe dentro das exigências necessárias para criar o efeito visual de infinitude.

Créditos: @daniel_lara_arquitetura

13- Você também pode inovar e criar novos modelos, como nessa inspiração, que criou um cantinho de descanso dentro da piscina.

Créditos: @karinepantusa.arquitetura

14- Deck de madeira também combina com esse tipo de piscina.

Créditos: @amalfidekor

15- Mesmo se você não tiver um terreno com declive, ou uma paisagem no horizonte, é possível fazer a construção da piscina de borda infinita, esta inspiração é um exemplo.

Créditos: @lucianoavanco

16- A cor e o tipo de revestimento escolhido para a piscina também é muito importante, essas escolhas são capazes de criar um impacto e efeito visual incrível.

Créditos: @anacunhaarquitetura

17- Aqui, a escolha foi por um revestimento de piscina verde, criando um efeito visual na água que a faz harmonizar com a cor da vegetação no horizonte.

Créditos: @laurarebelloarquitetura

18- Para criar um efeito de infinitude ainda maior, essa piscina utilizou um revestimento que faz com que a cor da água da piscina se aproxime com a cor da água do mar.

Créditos: @yulifeldearquitetura

19- Outro exemplo de piscina que quis aproximar a cor da água da piscina com a dos elementos presentes no horizonte, assim se cria um efeito de amplitude ainda maior.

Créditos: @danielcarvalhoarquiteto

20- Esse tipo de piscina combina bastante com construções modernas e ousadas.

Créditos: @americoenoridi

21- O deck de madeira traz uma beleza incrível ao ambiente com a piscina. Ele é capaz de destacar ainda mais a piscina de borda infinita.

Créditos: @arq.ederson

22- Lindo exemplo de residência que não possuía um declive, mas que mesmo assim fez a construção da piscina de borda infinita, para isso, para elevar as bordas da piscina, assim você cria o efeito visual necessário.

Créditos: @para_tinelli

23- Nesta inspiração, a piscina de borda infinita possui escoamento em todos os ângulos, simplesmente maravilhosa!

Créditos: @orlando.olher.arquiteto

24- Esse tipo de piscina é o modelo ideal para lugares próximos ao mar.

Créditos: @casamarilhabela

25- Por ser construída em alvenaria, a piscina de borda infinita permite que o seu tamanho, forma e desenho sejam personalizados.

Créditos: @avante_studio

26- Aqui mesmo com pouco espaço no terreno, houve a construção de uma piscina de borda infinita no fundo da residência.

Créditos: @acasadaarquiteta

27- Em áreas com declive acentuado, é preciso fazer a segurança dos lugares próximos a piscina, para que não ocorra nenhum acidente.

Créditos: @rosi_barcelos_arquitetura

28- Mais um exemplo de terreno com pouco declive, aqui podemos ver que a intenção foi criar uma sensação de infinitude com o lago.

Créditos: @cl_arquitetura_design

29- Piscina construídas em lugares com grande altitude permitem que se possa apreciar a vista de toda a região. Saiba que é possível ter uma piscina de fibra com borda infinita também, veja esse modelo.

Créditos: @qualitydecorexpress

30- O piso cimentício para piscina combina muito com a piscina de borda infinita, ele é capaz de trazer elegância e  requinte para sua área de lazer.

Créditos: @flaviane.arquiteta

31- Aqui a piscina foi construída em um local estratégico, pois permite a vista para o mar.

Créditos: @hotel_barbanera_club

32- Nesta piscina, a visualização do horizonte pode ser feita de vários ângulos. Em lugares com grande declive, essa é uma ótima opção para poder apreciar a beleza do horizonte de vários locais.

Créditos: @arquiteturajulianosandrini

33- Outra opção utilizada por algumas pessoas, é construir a piscina no terraço de uma construção, assim você a terá em uma altura que permita a visualização do horizonte.

Créditos: @francianemoreira.arq

34- Construções de madeira e com deck em sua borda ficam um charme com esse tipo de piscina.

Créditos: @bigodepiscinas_8

35- A prioridade nessa inspiração foi a vegetação, para isso além da vegetação no horizonte, a borda da piscina está preenchida em toda a sua volta por plantas e gramas. Ficou um ambiente super aconchegante.

Créditos: @fernandosaarquitetura

36- Mesmo com pouco espaço, o proprietário dessa construção fez a sua piscina com borda infinita. Ficou uma piscina pequena, mas um charme só!

Créditos: @purarquitetura_

37- Mesmo com pouco declive este proprietário optou por esse tipo de piscina. Muitas vezes o desejo é de fazer a harmonização com lagos, rios, ou até mesmo o mar. Aproveitando assim a proximidade do terreno com estes elementos, para criar uma sensação de infinitude no horizonte.

Créditos: @purarquitetura_

38- Nesta inspiração por ter um declive muito acentuado, pensando na segurança, foi utilizado um muro de vidro na borda da piscina.

Créditos: @purarquitetura_

39- Aqui podemos ver uma piscina que utiliza o modelo com pedras na sua calha. Assim além de realizar a função de escoamento da água, você ainda decora o ambiente.

Créditos: @purarquitetura_

40- Nesta inspiração podemos como é a construção da piscina: o terreno com declive, a calha com um desnível maior, e a piscina com a borda infinita.

Créditos: @purarquitetura_

41 – Linda inspiração de uma casa em meio à natureza com piscina de borda infinita.

Créditos: @arq_designer

42 – Uma casa de campo com piscina de borda infinita em formato curvo.

Créditos: @costafizinus

43 – Veja só o visual dessa piscina de uma cobertura! Incrível né?

Créditos: @herosarquitetura

44 – Aqui dá para ver o projeto de uma piscina de borda infinita com motobomba.

Créditos: @thaiscamargoarquitetura

45 – Projeto incrível de piscina em meio a um jardim e uma grande área de lazer.

Créditos: @diegorodriguesarquitetura

46 – É normal que esse tipo de projeto seja feito em terrenos nos quais seja possível observar lagoas, mares, lagos ou, até mesmo, o céu azul. Caso o tom a água seja o mesmo da paisagem que estiver no plano de fundo, a sensação de infinito fica ainda maior.

Créditos: @proj.eduardonovais

47 – Veja um exemplo de quando a piscina de borda infinita se mistura à paisagem ao redor.

Créditos: @studiom2arquitetas

48 – Se possuir uma casa de 2 ou mais andares, aproveite para fazer a piscina de borda infinita em um andar mais alto, para que se possa apreciar a paisagem.

Créditos: @ad_arquitetura

49 – Mesmo se não possuir um espaço grande, ou uma linda paisagem, é possível ter uma piscina de borda infinita.

Créditos: @alinecarvalho.arquitetura

50 – Veja outro ângulo dessa piscina, aqui dá para ver bem como funciona o projeto.

Créditos: @alinecarvalho.arquitetura

Após ver estas inspirações você comprovou que é possível ter uma piscina de borda infinita no seu terreno não é mesmo? Você faria uma dessas piscinas na sua casa? De qual modelo você gostou mais? Nos conte!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.