Está precisando dar uma repaginada em sua cozinha, mas está sem ideias para decoração? Quer estar por dentro do mundo dos arquitetos e designers de interiores, mas não quer gastar muito? Então temos a solução perfeita para você: Adote o papel de parede na cozinha!
Atualmente, esse tipo de revestimento tornou-se sinônimo de bom gosto e modernidade. Versátil e com muitas estampas, o papel de parede pode atuar em diversas áreas de sua cozinha e criar grandes efeitos sem muito esforço para aplicação. Por ser utilizado sobre a parede, o papel ainda ajuda a esconder pequenas falhas e imperfeições no acabamento da superfície.
A dica é: evite usar o papel de parede em áreas molhadas, como atrás da pia e também em áreas mais sujas, como atrás do fogão. Assim seu papel de parede se manterá sempre novinho e inteiro.
Porém, atualmente existe muitas opções laváveis e de fácil manutenção. Então, se quiser colocar o papel de parede nessas áreas, vá fundo!
Ficou curioso(a) para compreender a praticidade desse material? Se ligue nessas 50 dicas e inspirações, e se apaixone por papéis de parede em sua cozinha!
1 – A cozinha, assim como outros ambientes da casa, merece uma atenção especial.
2 – A clássica cozinha branca já perdeu seu espaço, e abre as portas para uma infinidade de cores a se investir.
3 – Se aquela velha decoração já não te agrada mais, uma mudança para repaginar o visual do cômodo se torna necessária.
4 – É aqui que entra em cena o versátil papel de parede.
5 – Nada melhor que uma mudança rápida, econômica e impactante que se adequa em qualquer lugar.
6 – Seja em cozinhas pequenas, tais como apartamentos.
7 – Seja em casas de maior extensão, com cozinhas grandes.
8 – A praticidade é uma das maiores vantagens do papel de parede na cozinha, visto que não necessita de mão de obra especializada, podendo fazer você mesmo a aplicação.
9 – Além disso, ao contrário do uso da tinta, o papel de parede não deixa um odor desconfortável na casa e pode ser facilmente trocado sempre que você enjoar da decoração da sua cozinha.
10 – Mas, o que mais agrada o público consumidor é a diversidade de cores e estampas que o material possui, e por isso combina com qualquer estilo de cozinha.
11 – São infinitas texturas que imitam pedras naturais.
12 – Os que imitam tijolinhos, para cozinhas rústicas.
13 – Os delicados azulejos.
14 – As estampas florais, que ficam lindas em contraste com cozinhas clean e minimalistas.
15 – As modernas estampas geométricas.
16 – Ou os tipos mais exóticos como fotos, desenhos, frases, etc.
17 – Outra característica dos papéis de parede é sua grande vida útil: ele é três vezes mais durável que a tinta de parede, alcançando facilmente 12 anos se mantermos eles limpos e secos.
18 – Há quem pense que o papel de parede na cozinha só é aplicável em ambientes secos ou de pouca movimentação, mas isso é um erro.
19 – Todos os cômodos da casa podem receber o revestimento, inclusive as cozinhas.
20 – Isto acontece, porque existem diferentes materiais de papéis, produzidos e pensados para cada espaço particular.
21 – Nas cozinhas, o ideal é que você opte pelos papéis de parede vinílicos, cuja recomendações são para ambientes úmidos e com maior resistência.
22 – O que impede que a gordura e a umidade passem para a superfície do papel.
23 – Por esse e outros motivos, esse tipo de revestimento é uma excelente alternativa para decorar e deixar a cozinha moderna, dando estilo e muita graça para o ambiente.
24 – Com relação ao layout da cozinha, a decoração pode acontecer de diferentes formas.
25 – Os papéis de parede podem estar fixados em todas as paredes de um cômodo, criando uniformidade.
26 – Seu design fica super charmoso, principalmente se combinado a uma iluminação natural.
27 – Como nessa cozinha, onde a cor verde dos armários se camuflam, delicadamente, com o revestimento adesivo e contrasta com a mesa redonda vermelha. Chique!
28 – Ou nessa, onde os móveis e utensílios lembram muito o estilo retrô, mas com toda a tecnologia e praticidade dos dias atuais. Como não amar?
29 – É importante lembrar que se você optar por aplicar o papel em todas as superfícies, o ideal é escolher padronagens mais discretas e cores amenas, para não carregar o visual.
30 – A escolha de uma única parede também é uma boa aposta para dar destaque para uma área específica do ambiente.
31 – Geralmente, aqui são usados papéis de parede mais vivos e alegres, de modo que o revestimento traga mais vida a sua cozinha.
32 – Mas, isso não significa que a clássica dupla preta e branca não caia muito bem em uma decoração mais suave e harmônica.
33 – Como nesse ambiente, que casou muito bem a modernidade e elegância dos acessórios e armários de cozinha planejados, com uma luminária delicada e um sofisticado papel de parede geométrico.
34 – Outra boa opção, é utilizar o revestimento para realçar a bancada.
35 – Além de proporcionar um destaque especial para uma área específica da cozinha, você foge do tradicional, e inova seu cômodo com uma nova tendência!
36 – Como nessa cozinha branca, que brinca com o contraste das particularidades azuis do papel de parede diante das estilosas banquetas para cozinha em couro amarelo.
37 – Ou nesse clássico ambiente, que mistura a sofisticação das cadeiras e pendentes dourados, com a dualidade entre o revestimento marmorizado e o papel de parede quadriculado.
38 – Mas, se por um acaso você não possuir uma bancada e mesmo assim quiser investir no papel de parede autoadesivo, calma que ainda tem um espaço especial para você!
39 – Que tal usá-lo como pequenos detalhes na cozinha?
40 – Uma ótima dica, é prestar atenção na forma como você pretende instalar seu papel, de acordo com as especificações do seu cômodo.
41 – Um bom truque é colocá-lo na vertical, uma vez que dá a sensação de que o espaço é mais alto.
42 – Como nessa cozinha violeta, que combina os tons do papel de parede aos talheres e banquetas.
43 – Ou nessa, que brinca com o estilo clássico e industrial e associa, em perfeita harmonia, os rebuscados pendentes, as modernas banquetas e o delicado revestimento, que dá a impressão de que a cozinha é mais alta.
44 – Já na horizontal, passa a impressão de um ambiente mais espaçoso e comprido.
45 – Esse layout, está entre os mais usados na cozinha.
46 – É aquele que geralmente o papel de parede fica entre os armários ou prateleiras.
47 – Como nesse caso, que harmoniza muito bem as referências do estilo retrô dos armários verdes, com o papel de parede, as luminárias e os eletrodomésticos.
48 – Ou nessa cozinha, que utiliza o mesmo papel de parede na horizontal e no chão. Sim, eu disse no chão!
49 – Os adesivos para piso mantém praticamente as mesmas propriedades do papel de parede e podem transformar o seu ambiente de forma rápida, fácil e sem sujeira ou barulho.
50 – Ou seja, é uma ótima opção para mesclar junto ao seu papel de parede, criando ambientes incríveis! Tá esperando o que para montar agora seu novo projeto?
Enfim, finalizamos 50 dicas e inspirações para seu papel de parede de cozinha.
Lembramos que é importante estar atento(a) a limpeza desse tipo de revestimento para cozinha, que também é bem fácil: basta somente passar um pano úmido com detergente neutro e pronto. A superfície fica como se estivesse nova!
Para não danificar a pintura vinílica, o uso de produtos abrasivos como o lado grosso da esponja ou palha de aço é dispensado.
Vamos começar?