Construção

Iluminação de jardim: conheça os tipos e inspirações

O jardim é uma extensão da nossa casa, ele é capaz de trazer um pouco de natureza para o ambiente, e acaba se tornando assim, um lugar de aconchego e paz.

Cuidar desse cantinho super especial é um privilégio. Assim como nossa casa deve ser bem iluminada para que possamos desfrutá-la, o jardim requer a mesma necessidade.

A iluminação no jardim permite que também o aproveitemos nos períodos noturnos, tornando-se assim um lugar bastante propício para reuniões de amigos e familiares.

Tipos de iluminações para jardim:

  • Refletores

Os refletores são os tipos  mais utilizados para iluminação de jardim. Servem para iluminar árvores, plantas e parte da fachada da casa. Emitem uma luz forte e focada, ideal para destacar algum objeto.

  • Lanternas

As lanternas são bastante decorativas, além de servir para iluminar. É um tipo de iluminação mais suave e mais aconchegante, perfeita para espaços como lounges.

  • Postes

Podem ser de madeira, ferro ou alumínio. Há alguns tipos também à base de energia solar, que são mais sustentáveis. Ótimos para iluminar passagens.

  • Balizadores

São um tipo de iluminação mais suave, feitos para iluminar degraus e caminhos. Podem ser colocados no próprio piso ou parede.

  • Embutidos no solo

As luminárias embutidas no solo requerem maior planejamento para instalação, já que ficam em um buraco no solo. Iluminam de baixo para cima e servem para destacar fachadas, principalmente.

  • Espeto

Os espetos são bastante comuns e versáteis. Assim como os refletores, são utilizados para iluminar plantas e destacar algum objeto.

  • Cordões de luz

São bem versáteis e podem ser pendurados em árvores, pergolados e colunas. Criam uma atmosfera aconchegante e são muito estilosos.

  • Arandelas

As arandelas criam fachos de luz verticais bastante interessantes. São bastante utilizadas em muros e fachadas.

  • Luminárias subaquáticas

São feitas de materiais específicos para ficar embaixo d’água. Destacam piscina, fontes e espelhos d’água.

Imagens de iluminação de jardim

Agora você irá conferir inspirações que utilizaram alguns desses modelos em seus jardins. Confira e se encante!

1- Se você possuir árvores maiores em seu jardim, uma boa ideia é colocar um cordão de luz nos galhos delas, assim você vai iluminar a planta e ainda trazer um toque fofo para o ambiente.

Créditos: @marcelaferrari_decor

2- Nessa inspiração foram utilizados mais de um meio de iluminação. Nas plantas menores foi utilizado refletores para destacá-las. E nas maiores, há ainda um cordão de luz envolto do caule.

Créditos: lumayfestas

3- Aqui também podemos ver mais de um tipo de iluminação presente nesse jardim. Há perto da parede refletores, e em volta do contorno do jardim foi colocada uma iluminação embutida, dando um delicado toque de luz.

Créditos: @vitali.luz

4- Se você possui piscina ou espelho d’água perto do jardim, uma boa opção é iluminá-lo. Isso dará um destaque na água e consequentemente irá destacar também as plantas próximas dela.

Créditos: @fp_arquitetura

5- Para iluminar calçadas que possuem jardins em volta, uma boa maneira é a instalação de pequenos postes de luz. Assim como nessa inspiração linda.

Créditos: @hitchcocksusan

6- Mais uma linda inspiração usando refletores de luz. Aqui o foco dos refletores foram as plantas maiores.

Créditos: @teitefernandes

7- Se você quer um ambiente fofo e aconchegante, a melhor opção será utilizar cordões de luz. Eles estão super em alta e dão um charme ao ambiente.

Créditos: @jardimambientes

8- Uma ideia diferente e que fica super charmosa também, é iluminar os vasos das plantas. Nessa inspiração os vasos são grandes, ajudando assim a iluminar bastante o jardim.

Créditos: @espacoazulblog

9- Aqui além dos refletores de luz nas plantas, também temos a iluminação subaquática dessa pequena piscina. Um charme total!

Créditos: @luminarea_indispensavel

10- Olha que diferente essa inspiração! Uma ideia original é colocar lanternas em diferentes alturas e espalhadas pelo jardim. Irá ficar lindo!

Créditos: @biaraussealmeida

11- Aqui o foco foram as plantas maiores, a luz deu todo o destaque necessário para realçar a beleza delas durante a noite. E de quebra ainda temos a iluminação subaquática da piscina, trazendo esse tom de azul maravilhoso ao jardim.

Créditos: @cibelepastori

12- Um jardim com bastante tipos de iluminação! Temos aqui arandelas nas paredes e muros, bolas de luz no quintal, iluminação subaquática na piscina, ufa! Essa é pra quem realmente ama um jardim iluminado!

Créditos: @luisfabioaraujo

13- Se você possui uma piscina em casa, não pode deixar de iluminá-la. Com esse destaque da água e o foco de luz nas plantas, o seu jardim irá ficar maravilhoso!

Créditos: @jeffersongarcia

14- Cordões de luz sempre tornam um ambiente mais aconchegante, colocados em árvores então, não dá nem vontade de sair dali. Inspiração belíssima!

Créditos: @jeffersongarcia

15- Outra opção para quem possui árvores grandes no jardim, é colocar lanternas em seus galhos. Nessa inspiração, os suportes em formato oval vazado deram todo o charme!

Créditos: @vivaluceprojetos

16- Pra quem é criativo, vale tudo! Olha que bacana essa inspiração, aqui foram colocados dentro dos tocos de árvores lâmpadas para iluminá-los.

Créditos: @interioresinsights

17- Nesse jardim, a iluminação foi indireta. Foram iluminados os objetos que estão espalhados pelo ambiente.

Créditos: @ashleyjiyeon

18- Aqui encontramos refletores espalhados por todo o jardim.

Créditos: @@rodhoppephotos

19- Outra inspiração de jardim com piscina. Nessa, além da iluminação subaquática, ainda foram utilizadas spots na lateral da piscina, deu um charme à mais!

Créditos: @vitali.luz

20- O foco principal da iluminação desse jardim, foi a passarela iluminada com espetos. Ficou simplesmente lindo!

Créditos: @vitali.luz

21- Outra inspiração que utiliza a iluminação nos vasos das plantas! Fica um charme, não é mesmo?!

Créditos: @decor_m_m

22- A iluminação aqui foi para realçar a cerca viva, o que também fez com que a fachada da casa ganhasse destaque.

Créditos: @romaluxled

23- Esse jardim está super iluminado! Foram utilizados vários meios de iluminação, tanto nas plantas quanto no espelho d’água.

Créditos: @vitali.luz

24- Aqui vemos um tipo de iluminação mais ampla, sem focar muito em uma única planta. A iluminação foi espalhada por todo o ambiente.

iluminação de jardim
Créditos: @vitali.luz

25- Nesse jardim, o foco foram pontos de luz. Desde os spots nas plantas, até os balizadores na escada.

Créditos: @vitali.luz

26- Iluminação embutida sempre dá um charme, no jardim acaba sendo uma ideia diferente, mas que com certeza acaba se tornando muito original. Nesta inspiração ela foi utilizada nas escadas. Iluminação subaquática e espetos nas plantas complementam a iluminação de jardim.

iluminação de jardim
Créditos: @vitali.luz

27- Mais uma inspiração de iluminação de jardim que ousou em destacar as escadas com iluminação embutida, e além disso, olha que lindo o efeito de luz das arandelas na parede!

iluminação de jardim
Créditos: @contactyeletricidade

28- Iluminar escadas sempre será uma forma linda de destacar seu jardim. Ainda mais nessa inspiração, que possui várias plantinhas durante todo o comprimento da escada. Aqui os balizadores foram usados nas paredes.

Créditos: @vitali.luz

29- Se seu jardim tem poucas plantas, não se preocupe, é possível iluminá-lo e trazer elegância à ele no período noturno. Olha essa inspiração, foi utilizado iluminação com foco nas plantas maiores, e próximas da parede. Ficou um charme!

iluminação de jardim
Créditos: @anaelisaborgopaisagista

30- Se você gosta de uma iluminação de jardim mais discreta, uma boa maneira é focar na iluminação próxima das paredes através de embutidos no piso.

iluminação de jardim
Créditos: @centraliluminacao

31- Um dos tipos de iluminação mais usados em jardins é com foco apenas em algumas plantas, exemplo dessa inspiração.

iluminação de jardim
Créditos: @vitali.luz

32- Se você possui apenas um jardim de inverno, saiba que também é possível utilizar da iluminação para trazer destaque e beleza às suas plantas. Aqui foi iluminado um jardim vertical.

iluminação de jardim
Créditos: @tony.araujo.5454

33- Uma boa opção para pequenos jardins também são as arandelas. Elas iluminam e causam um efeito lindo nos muros.

iluminação de jardim
Créditos: @alini_tozato_arq

34- Outra inspiração de jardim pequeno, aqui foi usado a iluminação apenas nas pedras brancas.

iluminação de jardim
Créditos: @casa.blog

35- Essa inspiração está lindíssima! Aqui foram iluminadas algumas partes desse muro verde e a piscina. Esse muro fez toda a diferença na decoração desse jardim.

iluminação de jardim
Créditos: @vitali.luz

36- Aqui a maior parte da iluminação do jardim se deu pela iluminação subaquática. Mas também foram utilizados espetos para iluminar algumas plantas.

iluminação de jardim
Créditos: @tetoarquitetura

37- Arandelas, iluminação subaquática e poste de luz. Uma combinação que deu super certo!

iluminação de jardim
Créditos: @arq.rafael_massena

38- Se você possui uma fonte de água no seu jardim, você deve iluminá-la! É um detalhe muito lindo para passar despercebido.

iluminação de jardim
Créditos: @recyklare

39- Uma iluminação bem sutil para aqueles que gostam de detalhes mais leves de luz.

iluminação de jardim
Créditos: @energilux_led

40- Para plantas de estatura elevada, é necessário uma iluminação com potência mais forte, e de preferência focada em seu topo, como nessa inspiração iluminando a palmeira imperial.

iluminação de jardim
Créditos: @renataguastellipaisagismo

Lindas inspirações de iluminação de jardim não é mesmo? Qual delas combina mais com o seu jardim? Conta pra gente!

1 comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

Sobre

Amanda Begels

Apaixonada por casa e decoração, resolveu criar o blog para compartilhar aqui no DicasDecor.com as melhores dicas que encontra na internet. Espero que gostem!