Você já entrou em um lugar, daqueles fora do comum, que arrepia da cabeça aos pés com uma energia positiva e uma sensação de paz e felicidade? É exatamente assim que nos sentimos quando nos deparamos com cozinhas coloridas.
Sim, eu disse cozinhas!! O coração da casa cada dia mais tem inovado e combinado diferentes tons criando, a partir daí, cozinhas desde as mais discretas, até as mais extravagantes.
Para você que ainda não está totalmente apto ao novo visual, ainda reforçamos suas principais vantagens:
- A primeira vantagem em ter uma cozinha colorida é que ela TRAZ FELICIDADE para o ambiente. Isso acontece porque a mistura das cores faz com que seja algo divertido, trazendo alegria para a casa.
- Utilizar a cozinha colorida é SAIR DO TRADICIONAL. Afinal, é muito comum as pessoas utilizarem tons terrosos ou neutros na decoração. Então essa é uma maneira bem interessante de você fugir do padrão e fazer com que a sua cozinha seja única.
- Um outro fator que não podemos esquecer de destacar é que cada cor tem um significado diferente e passa uma sensação para o ambiente. Utilizando diferentes tons, você gera um ESPAÇO RICO EM SENSAÇÕES te trazendo bem-estar.
- E por fim, o colorido faz com que o ambiente seja ainda mais DIVERTIDO. Dessa forma, a cozinha colorida fica ainda mais interessante para você receber convidado. Deixando o ambiente tranquilo e acolhedor.
São várias formas de criar um ambiente divertido, e a maioria delas não precisam de um alto investimento financeiro. Para ilustrar essa brincadeira, se ligue nessas 50 dicas e inspirações de cozinhas coloridas que preparamos para você!
1 – A cozinha com certeza é um dos ambientes mais frequentados da casa. Aproveite então para deixá-la com sua personalidade e seu jeito.
2 – É o local ideal para confraternizarmos com amigos e familiares, por isso o local deve ser contagiante!
3 – É exatamente por isso que esse espaço pede uma decoração especial.
4 – A clássica cozinha branca e neutra já perde espaço no mundo contemporâneo.
5 – E abre alas para a contagiante cozinha colorida, que cada dia mais tem ganhado um lugarzinho especial no coração dos brasileiros!
6 – Já é comprovado que as cores de um ambiente, exercem diversas sensações sobre as pessoas. Você pode usar as cores em pequenas partes de sua cozinha, como paredes.
7 – E quando as cores são usadas da forma correta estimulam áreas do cérebro que podem promover sensações como excitação, tranquilidade.
8 – Ou criando um ambiente mais descontraído e alegre, como é o caso de investir em uma cozinha colorida.
9 – O importante aqui é mesclar as cores visando sempre o equilíbrio, a harmonia e o bom gosto na cozinha.
10 – É bom destacar que considerar tanto os aspectos funcionais, como os emocionais que as tonalidades possuem é uma forma de agregar maior valor a sua cozinha colorida.
11 – Veja como a combinação de cores é muito harmônica nessa cozinha em tons de laranja, lilás e turquesa.
12 – Basicamente tudo se baseia em dois conjuntos de tons: as cores quentes e as cores frias.
13 – As cores quentes são compostas pelas variáveis do amarelo, laranja e vermelho.
14 – São tons que trazem maior luz, alegria, otimismo e bom astral a cozinha.
15 – O amarelo, por exemplo, inunda sua casa de luz, desperta o intelecto e estimula a criatividade.
16 – Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural, já que a cor é capaz de criar uma cozinha cheia de energia.
17 – Além disso, combina muito bem com madeiras claras e enfatiza as cores escuras como o preto.
18 – Já o laranja personaliza cada canto. Com a luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, a cor ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga.
19 – Os tons mais “escuros” contagiam a cozinha com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nas cozinhas rústicas.
20 – O laranja ainda realça a beleza das madeiras, as fibras vegetais e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo de cozinha.
21 – O vermelho, por sua vez, transmite vitalidade e desejo de ação.
22 – Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas amplas e luminosas para poder criar ambientes íntimos e envolventes.
23 – Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros.
24 – Já o segundo conjunto, as cores frias, são compostas pelo verde, azul, violeta e cinza.
25 – O verde produz um efeito sedativo. A cor da esperança e da segurança associada à natureza, é adequada para compor qualquer ambiente.
26 – Calmante e luminoso, é capaz de criar cozinhas coloridas acolhedoras em sua tonalidade mais escura como verde musgo ou verde floresta.
27 – Enquanto que as cozinhas em verde claro têm um tom mais atrevido, as mais escuras se revelam mais sofisticadas.
28 – O azul por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para armários, paredes ou acessórios.
29 – A cozinha azul já é um clássico, pois acalma sua energia. O anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto que o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes.
30 – Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras. Fica linda compondo com os azulejos de metrô white.
31 – O violeta, por outro lado, é a cor da cordialidade e da delicadeza. Com matizes semelhantes, é ideal para personalizar alguns pontos de cozinhas decoradas em madeira.
32 – Os tons pálidos, tal como lilás, acalmam e aconchegam. Além disso, ficam melhores em cozinhas pequenas, uma vez que se perdem se o espaço for grande.
33 – O cinza é a única cor que não produz efeitos psicológicos diretos. Sendo assim, quando usado sozinho, pode gerar certa monotonia, mas quando em conjunto com cores mais fortes tende a amenizar seus efeitos.
34 – A cozinha cinza é portanto uma boa opção para dosar impactos e atingir o equilíbrio desejado.
35 – O papel de parede é ótimo aliado para personalizar sua cozinha colorida sem gastar muito.
36 – É um elemento que mescla praticidade e funcionalidade, e ainda conta com uma variedade de cores e estampas.
37 – Indo desde um elegante painel floral, até uma cozinha que brinca com a ilusão de óptica dos visitantes.
38 – Tapetes também são ótimos amigos para quebrar com a monotonia da cozinha e decorar sua cozinha colorida.
39 – Além de deixar mais acolhedor e bonito, você pode investir no tecido que contraste com o restante da cozinha, trazendo mais cor ao ambiente.
40 – Ou simplesmente combiná-lo com características pontuais do ambiente.
41 – Como nessa harmônica junção, que combina perfeitamente os pés da mesa com os tons do tapete.
42 – Outra dica é optar por colocar luminárias de cozinha ou pendentes coloridos.
43 – Que além de ajudarem na iluminação da cozinha, também servem como elementos decorativos na cozinha colorida.
44 – Deixando seu ambiente mais sofisticado.
45 – Ou como nesse exemplo, mais divertido e alegre.
46 – Portanto, a inspiração para a cozinha colorida ideal se baseia exclusivamente na sua criatividade.
47 – Aqui vale tudo: desde os ousados revestimentos coloridos.
48 – Os modernos móveis planejados.
49 – Ou os delicados utensílios e eletrodomésticos coloridos para você que enjoa rápido da decoração.
50 – Ou seja: o importante aqui é brincar de decorar em grande estilo!
Chegamos ao final de 50 dicas e inspirações para se obter uma cozinha colorida perfeita. Qual inspiração ou cor você mais gostou e vai usar em sua cozinha?