Organização e Limpeza

Como Organizar a Lavanderia: Ideias Fantásticas para Você!

A lavanderia é uma parte super importante da casa, já que é ali que você realiza diversas atividades essenciais, como lavar e estender roupas, guardar e estocar produtos ou objetos, e até montar sua decoração e espaço para pets. É um cômodo mais versátil do que parece, por isso precisa de uma decoração que seja prática e funcional, além de agradável.

Sabemos como é muito fácil deixar a lavanderia desorganizada, cheia de produtos, objetos e outras coisas empilhadas, colocadas em qualquer lugar e mal arrumadas. Muitas pessoas não valorizam a organização e decoração desse ambiente pois não é um local que visitas provavelmente verão.

No entanto, acabam ficando perdidas e irritadas quando não conseguem realizar as atividades corretamente ou encontrar algo devido à bagunça.

Dessa forma, decidimos dar algumas dicas de como organizar lavanderia e facilitar a sua vida! Confira tudo até o final e descubra!

Móveis planejados ou sob medida: uma ótima opção de como organizar lavanderia

Créditos: @decorarcasa.brasil

Por geralmente ser uma área pequena, pode ser difícil encontrar móveis que fiquem realmente bons no ambiente e não o sufoquem ou tirem a funcionalidade. Por isso, comprar um móvel planejado ou sob medida pode ser uma opção muito boa de organização. Afinal, desse modo você irá aproveitar bem cada canto da lavanderia.

Pense bem em como cada elemento ficará posicionado. Leve em consideração a praticidade e funcionalidade da área, assim como o dinamismo. Existem móveis que podem abrigar muito bem máquinas de lavar, por exemplo. Existem outros que complementam de forma ótima o tanque ou a pia.

Para quem tem pet, é possível planejar móveis que atendam às necessidades dos eletrodomésticos e dos bichinhos ao mesmo tempo, utilizando perfeitamente bem o espaço disponível.

+ Veja aqui: Decoração e Espaço para Pets: Como Montar + Imagens!

Além de facilitarem a dinâmica dentro do cômodo, os móveis planejados ou sob medida também agregam muito para a estética do ambiente. É muito melhor trabalhar em um ambiente que seja tranquilo, agradável e leve, não é mesmo?

Créditos: @meular31

Prateleiras e estantes: mais facilidade e praticidade

Se você não pode ter móveis planejados ou sob medida, não tem problema. É possível explorar bem as prateleiras e estantes, elas também são incríveis maneiras de como organizar lavanderia. Você pode comprar tábuas avulsas e colocá-las ou pendurá-las na parede, assim como pode montar uma estante.

Acredite, uma estante já ajuda muito a tirar a poluição visual espalhada pelos objetos e produtos presentes na lavanderia. Você pode colocar as coisas em cada prateleira da estante seguindo um critério diferente.

Por exemplo, as de cima ficam produtos de limpeza pouco utilizados, e as mais próximas do chão ficam os mais usados diariamente.

Créditos: @umacasaparadecorar

As prateleiras avulsas são ótimas escolhas para complementar a organização, especialmente se você não tem muito mais espaço no local.

Você pode colocá-las acima da máquina de lavar ou tanque, próximo da estante, perto da pia, etc. É possível até adicionar plantas nas prateleiras, para que o cômodo fique mais agradável e leve.

Organizadores: pequenos e eficientes acessórios

Créditos: @taniamariablog

Os organizadores, como o próprio nome deixa óbvio, são maravilhosos para quem está na dúvida sobre como organizar lavanderia. Eles são facilmente encontrados em supermercados e lojas de utilidades. São ótimos para quem não tem muito espaço no cômodo, pois podem ser achados em tamanhos e modelos diferentes.

organizar lavanderia com cestos

Você pode usá-los para guardar os produtos de limpeza e assim separar cada tipo de produto em um organizador diferente. Por exemplo, os produtos para lavar roupas ficam em um, os produtos para limpar o chão ficam em outro, enquanto os inseticidas ficam no do lado. Isso facilita muito a visualização e retirada na hora das atividades.

organizar lavanderia com cestos

Você pode ainda etiquetar e escrever o que tem em cada cesto para facilitar ainda mais.

organizar lavanderia com cestos
Créditos: @emcasacomigooficial

Os organizadores também permitem que você retire todos os produtos de uma vez do cômodo e transporte-os para onde precisar. Além disso, eles podem ser colocados nas prateleiras, estantes e móveis citados anteriormente. São realmente opções mais baratas, mas muito eficazes na hora de organizar a lavanderia.

Créditos: @lardamicaellei

Pendure tudo que puder

Para liberar espaço de bancada e também de armários, principalmente se possuir uma lavanderia pequena, aposte em ganchos e suportes para pendurar objetos.

organizar lavanderia com ganchos

A ideia de utilizar um pegboard (aquele quadro que normalmente utilizam para guardar ferramentas) na lavanderia é uma ótima ideia. Além de deixar tudo organizado, dá um visual bonitinho.

organizar lavanderia com ganchos e pegboard
Créditos: @meumoveldemadeira

Você pode pendurar escovas, vassouras, pazinhas de lixo, espanador e o que mais seu espaço permitir. Além de liberar espaço, os itens ficam acessíveis de forma mais prática.

organizar lavanderia com ganchos
Créditos: @estudio.ulla

Outra ideia é utilizar moveis organizadores de closet na lavanderia. Assim consegue aproveitar todo o espaço da parede e otimizar ainda mais seu pequeno espaço.

organizar lavanderia com ganchos

Aquele cantinho atrás da porta pode guardar muitas coisas, veja só.

organizar lavanderia com ganchos

Viu como organizar a lavanderia não precisa ser difícil? Basta ter boas estratégias e saber como posicionar os elementos e o que utilizar para guardar os produtos e objetos.

Como está a situação de sua lavanderia? Deixe nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.