Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Peças de Prata? Dicas Simples e Caseiras
Organização e Limpeza

Como Limpar Peças de Prata? Dicas Simples e Caseiras

Peças de prata são simplesmente lindíssimas e agregam muito valor à decoração, à mesa posta e aos acessórios. Elas chamam muita atenção por serem brilhantes, reluzentes e elegantes. Mesmo assim, como praticamente qualquer material no mundo, as peças de prata acabam ficando opacas e sujas se você não tratá-las com cuidado ao longo do tempo.

Por isso, para manter as suas peças de prata sempre bonitas e charmosas, é preciso saber como limpar peças de prata. Afinal, por serem sensíveis e puras, elas não aguentam qualquer substância de limpeza. É necessário conhecer as melhores formas de fazer a limpeza sem danificar os objetos.

Existem alguns produtos no mercado feitos especialmente para limpar prata, mas eles podem ser caros. Se você estiver precisando economizar, mas não quer colocar suas peças de prata em risco, temos uma boa notícia. No texto de hoje, nós iremos mostrar 6 formas fáceis e baratas de limpar prata para que elas nunca fiquem feias.

Veja a seguir dicas de como limpar peças de prata de forma barata e fácil!

Créditos: @milenacrecicla

A seguir, iremos apontar os modos, os materiais e o passo a passo de como limpar peças de prata. Boa leitura!

1- Como limpar peças de prata com bicarbonato de sódio

Créditos: @cl_produtosregionais

Eu sei o que você está pensando: o bicarbonato de sódio serve para quase tudo! É verdade. Ele é um ótimo agente de limpeza para vários materiais e isso inclui a prata. Mesmo assim, não o utilize em excesso ou em peças de valor muito alto, pois ele pode acabar sendo abrasivo à camada superficial da prata. É difícil ele prejudicar o objeto, mas não o use de forma irresponsável.

A limpeza com bicarbonato é uma ótima opção para limpar peças de prata escurecidas ou peças amareladas.

Passo a passo para limpar prata com bicarbonato de sódio:

  1. Você pode realizar a limpeza juntamente com água em temperatura ambiente ou água fervente. No primeiro caso, basta misturar o bicarbonato com a água, usar um pano suave e esfregar na peça. No segundo, basta você misturar uma colher de café de bicarbonato em meio litro de água.
  2. Coloque as peças dentro do recipiente com a mistura e deixe ferver.
  3. Quando a fervura alcançar o ápice, desligue e deixe as peças lá dentro por alguns minutos.
  4. Por fim, retire com cuidado e passe um pano macio nelas para secar e melhorar o brilho.

2- Como limpar peças de prata com pasta de dente

Créditos: @dra.mariamarlymartinez

Certamente a pasta de dente é uma das formas mais clássicas de limpar prata. No entanto, é importante utilizar apenas as pastas de dente brancas tradicionais. Nada de inventar fazer a limpeza com aquelas pastas vermelhas, azuis ou verdes, viu?

Passo a passo para limpar prata com pasta de dente:

  1. Utilize uma escova macia, um pano suave ou uma esponja que não agrida a peça.
  2. Adicione um pouco de pasta de dente e esfregue a peça com delicadeza.
  3. Após o ato, lave a prata com água e sabonete neutro para que a pasta de dente saia completamente.

3- Como limpar peças de prata com papel alumínio

Créditos: @casasendolar

Suas peças de prata são ricas em detalhes e ornamentos complicados de limpar? Então, o papel alumínio é a forma perfeita de fazer isso! Ele consegue agir muito bem com a água, limpando e proporcionando brilho aos objetos.

Passo a passo para limpar prata com papel alumínio:

  1. Adicione pedaços de papel alumínio juntamente à água e às peças dentro de uma panela.
  2. Deixe tudo ferver por no máximo vinte minutos.
  3. Veja se as pessoas estão mais claras. Se sim, pode retirá-las com cuidado e lavá-las com água corrente.
  4. Vale a pena passar um pano macio para polir.

4- Como limpar peças de prata com casca de banana

Créditos: @carolfiorentino

A banana pode ser útil para muitas coisas: proporcionar nutrientes através da nossa alimentação, hidratar nossos cabelos, e limpar as peças de prata! Sim, a casca da banana tem o poder de fazer uma boa limpeza e polimento na prata e no metal. Comeu aquela banana no lanche da tarde? Não jogue a casca fora!

Passo a passo para limpar prata com casca de banana:

  1. É muito simples, basta esfregar a parte de dentro da casca de banana na peça de prata até ver que ela ficou mais limpa.
  2. Depois, pode finalizar com um pano suave para dar mais brilho.

5- Como limpar peças de prata com sal

Créditos: @eatbe_nutrition

Você provavelmente deve ter sal em casa. Vale muito a pena limpar peças de prata com ele, mas fica aqui o mesmo aviso que demos com o bicarbonato de sódio, ok?

Passo a passo para limpar prata com sal:

  1. Adicione água quente e sal em um recipiente.
  2. Logo em seguida, coloque as peças também e deixe-as de molho por alguns minutos.
  3. Quando perceber que clarearam, é só lavá-las com água corrente e secar com um pano suave.

6- Como limpar peças de prata com sabão de coco

Créditos: @detudoumpouco801

O sabão de coco é uma preciosidade para os brasileiros. Então, não é surpresa que ele também sirva muito bem para dar aquela geral nas suas peças de prata.

Passo a passo para limpar prata com sabão de coco:

  1. Existem duas formas de fazer isso. Primeiro, misture o sabão de coco com água em uma panela e deixe esquentar. Antes que a fervência comece, desligue o fogo e coloque as peças de prata dentro do recipiente. Deixe-as ali por cerca de quinze minutos, depois enxague e seque com o pano.
  2. A segunda forma envolve raspar lascas de sabão de coco, adicioná-las em um recipiente com água e misturar bem até que uma pasta seja formada. Em seguida, pegue essa pasta com um pano macio ou uma esponja suave e esfregue nos objetos. Por fim, enxágue e seque.

Como limpar prata com silvo

Silvo é um produto específico para limpar prata, mas que você encontra facinho em qualquer supermercado. Veja abaixo como utilizar esse produto para limpar suas peças de prata.

Passo a passo de como limpar peça de prata com silvo:

  1. Disponha o 1 frasco de silvo e 1 colher de chá de amoníaco em 1 litro de álcool e misture bem.
  2. Molhe um algodão tipo industrial na mistura e limpe a peça de prata.
  3. Lave a peça com água e sabão neutro.

Como limpar corrente de prata

Uma da maneiras mais simples de limpar corrente de prata é utilizando água morna e sabão de coco. Corte lascas do sabão e coloque na água morna, misture bem e coloque a corrente de prata no recipiente. Deixe de molho por uns 15 minutinhos.

Depois, você deve lavar a corrente com água para tirar o excesso do sabão e secar a peça com um pano de microfibra ou uma flanela macia.

No lugar do sabão de coco, você também pode usar o bicarbonato de sódio. Nesse caso, misture 1 litro de água, 3 colheres (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de bicarbonato e um pedaço pequeno de papel alumínio. Deixe a corrente de molho por alguns minutos. Depois, é só retirar a peça, lavar com água e esfregar com a flanela ou com um pedaço de algodão para “polir” a peça.

______________________________

Viu que não é difícil saber como limpar peças de prata usando aquilo que você tem em casa? Já tentou algumas das formas? Quais materiais você tem para começar? Deixe nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.