Início » Organização e Limpeza » Como Limpar Panela Queimada: Ótimas e Eficientes Dicas!
Organização e Limpeza

Como Limpar Panela Queimada: Ótimas e Eficientes Dicas!

Algumas pessoas cozinham apenas por necessidade, outras cozinham por prazer e amor. No entanto, todas as pessoas que cozinham de um jeito ou de outro concordam com uma coisa: panela queimada é uma dor de cabeça.

É muito comum esquecer que tem algo no fogo e quando lembrar, a fumaça já está saindo e a panela pedindo socorro. Acontece até de usar algum ingrediente da forma errada e ele acabar grudando na panela, fazendo um estrago.

Créditos: @ecologie4u

Enfim, as panelas podem ser queimadas de formas bem diferentes e tanto por fora quanto por dentro. Para que você não se desespere e não jogue fora uma panela que pode ser salva, nós decidimos fazer uma lista com ótimas e eficientes dicas de como limpar panela queimada!

Antes de apresentar as dicas, porém, é importante lembrar que nunca deve-se deixar a limpeza da panela queimada para muito depois do incidente, pois com o passar do tempo só fica ainda mais difícil remover o queimado.

Então, sem mais delongas, confira a seguir as dicas:

Como limpar panela queimada com bicarbonato de sódio e vinagre

Créditos: @centralgas_ultragaz9

Esta é uma forma muito boa de limpar panela queimada de gordura.

  1. Primeiramente, é preciso misturar 100 ml de vinagre, duas colheres de sopa de sal refinado e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  2. Pegue essa solução e adicione-a na parte mais áspera da esponja.
  3. Depois disso, esfregue bem na panela.
  4. Espere por alguns minutos e faça novamente o processo até achar que a sujeira foi toda embora.

Como limpar panela queimada com água e sal

Este modo de limpar panela queimada é bom para quando a panela não está em um estado tão grave assim.

  1. Antes de tudo, remova qualquer traço de comida que possa estar no fundo da panela.
  2. Depois disso, pode lavá-la bem com água quente e detergente, lembrando de esfregar com uma esponja boa.
  3. A seguir, adicione água quente que cubra todo o fundo da panela.
  4. Coloque duas colheres com sal nessa água.
  5. Espere por cerca de quinze minutos antes (cuidado com a temperatura da água) e volte a esfregar bem com a palha de aço ou uma escova de limpeza.
  6. Caso a sujeira permanecer, você pode repetir o processo com a água em processo de ferver.
Créditos: @talitacavalcanteoficial

Como limpar panela queimada com papel alumínio

Sim, uma das formas mais simples de como limpar panela queimada é com papel alumínio!

Para isso, você precisa enrolar uma quantidade boa de papel alumínio até que ele fique em um emaranhado oval ou redondo. Em seguida, adicione detergente no fundo da panela queimada e use o papel alumínio preparado para esfregar e retirar a sujeira.

Como limpar panela queimada com limão

Pode ser que você consiga retirar o queimado da panela, mas mesmo assim ela ainda pode permanecer com algumas manchas em tons claros por conta dos produtos usados para remover as áreas queimadas. Se isso acontecer, é possível utilizar o limão para retirar as manchas.

Para isso, basta espremer o limão e adicionar seu suco na panela, ou até mesmo cortar a fruta em rodelas para cobrir as áreas manchadas da panela. Seja de qual forma for, é importante deixar por cerca de dez minutos. Depois disso, lave a panela e esfregue-a com uma esponja mais suave.

Vale lembrar de lavar as mãos após finalizar o processo, para que o suco do limão não agrida a sua pele, principalmente se encontrar em contato com a luz solar.

Créditos: @mariabrasileira.canoas

Como limpar panela queimada com água fervente e detergente

Esta forma de limpeza é boa para ser utilizada logo depois do estrago acontecer.

  1. Antes de começar, remova todos os resíduos de alimentos do fundo da panela.
  2. Em seguida, leve-a ao fogo de novo, mas mantenha-o baixo.
  3. Coloque dois copos de água e adicione detergente no líquido. As proporções dos ingredientes dependem do tamanho da panela e da quantidade do queimado no utensílio.
  4. Espere a mistura de água e detergente para ferver por alguns minutos.
  5. Depois, confirme se o queimado está saindo do fundo com uma colher (de madeira de preferência). Se estiver dando certo, já pode desligar o fogo e retirar a água da panela.
  6. Por fim, utilize uma esponja normal para lavar a panela de modo usual.

Como limpar panela queimada com molho de tomate

Você já imaginou que poderia limpar panela queimada com molho de tomate? Para quem tem dificuldade em realizar a limpeza de panelas queimadas de açúcar (o que pode ser um pesadelo para muitas pessoas, pois o estrago na panela pode até afetar o gosto de outras comidas) o molho de tomate pode ser uma boa opção, principalmente para complementar as outras dicas que demos acima.

  1. Para fazer isso é preciso colocar dois copos de água na panela, ligar o fogo e deixar ferver.
  2. Em seguida, adicione quatro colheres com extrato de tomate. Pode parecer estranho, mas o extrato de tomate serve muito bem para remover o gosto amargo do açúcar queimado, retirar os resquícios de queimado e ainda elimina o cheiro pesado.
  3. Por fim, ao despejar o líquido na pia depois que os resíduos se soltarem, você pode lavar a panela da maneira usual.

Como limpar panela queimada com água sanitária

Este é o modo mais agressivo de como limpar panela queimada, pois a água sanitária é uma substância abrasiva. Então, recorra apenas a essa dica se nada do que apresentamos antes der certo para você. Mesmo assim, tome muito cuidado quando for usar a água sanitária.

  1. Adicione água limpa para cobrir o fundo da panela, depois coloque a água sanitária e deixe a mistura ferver por cerca de cinco minutos.
  2. Enquanto o processo acontecer, deixe o ar do ambiente circular, abra todas as janelas e não fique em cima da panela para não inalar o vapor tóxico da substância.
  3. Assim que acabar e tudo esfriar, coloque luvas e lave a panela normalmente com uma esponja.
Créditos: @cozinhadajan

O que achou das dicas de como limpar panela queimada? Já tentou alguma delas? Sabe mais alguma outra dica? Deixe tudo nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.