Organização e Limpeza

Como Limpar Bolsas: Veja Dicas que Podem Facilitar Sua Vida!

Toda mulher possui ao menos uma bolsa em seu guarda-roupa. Algumas possuem uma coleção! Por isso é importante saber como limpar e conservá-las de modo adequado e assim aumentar a sua durabilidade.

No entanto, muitas pessoas acabam não realizando a higienização da forma que deveriam, pelo contrário, só acumulam mais e mais coisas dentro dela, e o que deveria ser um acessório prático acaba virando uma obstáculo no seu dia a dia.

Veja também: Conheça 30 ótimas ideias para Guardar e Organizar Bolsas!

É por isso que no texto de hoje nós daremos diversas dicas sobre como limpar bolsas corretamente. Então, nos acompanhe nessa jornada até o final para descobrir essas dicas incríveis!

como limpar bolsas
Créditos: @butiquedale

Veja 5 dicas de como limpar bolsas da forma certa

Dê uma olhada abaixo em dicas práticas de como limpar bolsas que podem ser realizadas no seu dia a dia e assim facilitar a sua vida:

1- Utilize nécessaires ou outros compartimentos

Essa dica seria pré limpeza, mas na verdade ela colabora muito para a limpeza também. Se a sua bolsa é lotada de objetos, procure deixá-los organizados em nécessaires ou nos compartimentos da própria bolsa. Evite jogá-los soltos porque podem soltar sujeira e resíduos dentro do acessório.

como limpar bolsas
Créditos: @cameocleaners

2- Tire tudo da bolsa

Pelo menos uma vez por semana retire todos os objetos de dentro da bolsa e verifique o estado interno dela. Jogue todo o lixo acumulado fora e observe o que tem de errado em seu forro. Existem manchas? Rasgos? Algum desgaste maior? Tudo isso já te dá um bom norte para saber qual tipo de limpeza é o melhor para a sua bolsa.

3- Limpando a parte interna

Para fazer uma boa limpeza do interior da bolsa é bom usar ferramentas como aspirador de pó pequeno, espanador ou até um pano limpo e seco que não solte fiapos. Você também pode deixar a sua bolsa aberta por um tempo e ter um melhor arejamento. 

Se a sua bolsa tiver forro, puxe-o para fora para assim limpá-lo com mais eficiência e se certificar de que está tudo realmente sem sujeira.

4- Limpando a parte externa

Para limpar a área externa, no geral o melhor é usar um pano úmido (sem fiapos) com uma mistura de água limpa e detergente neutro. É bom esfregar o pano pela bolsa toda de forma delicada. Depois disso, você pode usar outro pano suave para secar resquícios do líquido. É importante colocar em local arejado para secar direitinho.

No geral, os tecidos aceitam bem panos e lenços umedecidos. No entanto, se sua bolsa for de camurça ou outros tecidos sensíveis, evite limpá-las assim. Além disso, não utilize substâncias abrasivas, como cloro, álcool ou água sanitária. Prefira aquelas que tem pH neutro e faça sempre movimentos delicados na hora de aplicá-lo.

como limpar bolsas
Créditos: @felinabiju

5- E as bolsas com vários detalhes?

Se a sua bolsa tem muitos elementos, como lantejoulas, glitter ou purpurina, enfeites e outras coisas detalhadas, prefira limpá-la com uma escovinha de cerdas suaves e secas. Faça movimentos suaves e cuidadosos para não prejudicar os elementos. 

Caso a bolsa tenha partes de metal, procure utilizar um pano seco com produtos que sejam mais indicados para limpar esse tipo de material. 

Limpar bolsas de acordo com o Material

Veja a seguir como limpar cada tipo de bolsa, de acordo com o material dela.

  • Como limpar bolsa de couro

Use um pano úmido e macio para a limpeza. Evite utilizar esponjas, o ideal mesmo é utilizar panos de algodão e flanelas.
Não molhe a peça jamais.

Utilize produtos específicos para limpeza de couros, que foram formulados especialmente para isso.

Outro cuidado com a bolsa de couro é de sempre hidratar, para evitar que fique ressecada e estrague. O ideal é que seja feito a cada 6 meses com hidratantes próprios para couro.

  • Como limpar bolsa de couro sintético

Use uma esponja umedecida com um pouco de detergente neutro. Passe por toda a bolsa de forma delicada. Se houver manchas, foque mais nesse local com a esponja e o detergente.

Depois da limpeza, utilize um pano seco ou toalha. É importante secar bem a bolsa de couro sintético, pois a umidade estraga o material.

  • Como limpar bolsa de palha

Comece tirando o pó e a sujeira com um aspirador de pó. Se for necessário uma limpeza mais profunda, utilize um pano úmido com detergente neutro. Mas evite usar muito essa mistura, quanto menos molhar a bolsa de palha, melhor.

Lembre-se de deixar secar bem para evitar que a umidade estrague a palha.

  • Como limpar bolsa de camurça

O ideal é que evitar ao máximo lavá-las sob a água corrente ou usar panos muito úmidos. Uma alternativa é usar limpadores a vapor. Caso você não tenha um equipamento desses em casa, uma boa dica é esquentar água na panela e colocar a bolsa logo em cima, tomando cuidado para não molhar. Depois, esfregue a bolsa com uma escova macia e espere secar normalmente.

Outra opção é usar água com vinagre. Essa opção deve ser usada apenas em manchas no material. Esfregue a mistura na mancha com uma escova bem macia. Depois é só esperar secar.

  • Como limpar bolsa de tecido

Umedeça uma esponja com água limpa. Torça bem para não deixar o tecido ensopado. Se a bolsa estiver muito suja, você pode utilizar produtos neutros como um detergente.

Faça movimentos circulares pela bolsa toda. Tente não demorar em apenas um local, para não criar manchas de água.

Seque-a bem com um pano seco e limpo.

Pendure a bolsa de tecido para secar naturalmente. Coloque-a em uma área com boa circulação de ar e deixe a bolsa secar completamente antes de usá-la novamente.

  • Como limpar bolsa de verniz

Primeiramente, limpe  e elimine o pó usando um pano úmido. Depois deixe secar completamente antes de dar o polimento. Se a bolsa de verniz estiver muito suja, use um pano úmido e detergente ou um produto de limpeza especial para verniz.

Quando a bolsa de verniz estiver limpa, você pode aplicar graxa para couro de verniz ou cera em sua superfície para fazer o polimento e conseguir o brilho de volta.

Aplique o produto em um pano macio (preferencialmente de algodão) e passe suavemente por toda a superfície da bolsa. Depois faça o polimento com um pano limpo que não solte pelos. Esfregue até que a bolsa fique bem brilhante. Remova o excesso com um tecido e deixe secar.

Confira como limpar bolsas com sujeiras de tipos diferentes

como limpar bolsas

Nos tópicos acima você aprendeu como limpar bolsas de um modo geral, agora irá aprender como limpá-las com tipos mais específicos de sujeira e problemas. Então, veja as ótimas dicas a seguir:

  • Como limpar bolsas com cheiro ruim

A sua bolsa tem um mau odor que você nem sabe de onde veio? Existem alguns truques que podem ajudar a remover esse problema. A primeira coisa que você pode fazer é colocar a bolsa em um local bem arejado. 

Outra possibilidade é colocar algodões umedecidos por uma essência que você goste em alguns cantos da bolsa, dentro de potinhos abertos e deixá-lo por um dia pelo menos.

  • Como limpar bolsas com manchas de comida

Acontece de às vezes você deixar cair gordura ou molho na sua bolsa? Não se apavore! Se a substância não for muito agressiva, você pode dar um jeito nisso.  Utilize uma escovinha de cerdas suaves molhadas de uma mistura com sabão líquido neutro e água. Depois, passe um pano úmido para retirar o excesso e não esqueça de deixar a bolsa secando em uma área arejada. 

Lembre-se de sempre colocar a bolsa em um local seguro quando estiver comendo ou pegando comida em um buffet ou self service. Produtos como óleo podem realmente prejudicar o tecido da bolsa.

  • Como limpar bolsas molhadas de chuva

Quem nunca tomou aquela chuva na rua sem estar prevenida, não é mesmo? Para socorrer a bolsa depois de passar por uma situação dessas, primeiramente você deve colocá-la para secar em um local que tenha uma boa circulação de ar ou ventilação. É importante nunca guardar a bolsa molhada!

Pode também usar um secador para certificar que a bolsa fique realmente seca. Só tenha o cuidado de utilizar na temperatura mais baixa possível, ou fria e não colocar o secador muito perto da bolsa.

Para limpar a bolsa das impurezas trazidas pela chuva, você pode passar um pano úmido com água e detergente neutro. Tente não utilizar bolsas de couro quando achar que pode chover, pois esse material é sensível à acidez da chuva e pode acabar manchando.

  • Como limpar bolsas manchadas por roupas

Alguns tipos de roupas podem soltar bastante tinta e assim manchar as bolsas, principalmente as mais claras. A calça jeans é uma das campeãs em sujar as bolsas. Isso ocorre através da fricção da bolsa na peça de roupa. 

Para limpar esse tipo de mancha, você pode usar uma escovinha de cerdas suaves com água e detergente neutro, esfregando com cuidado a área. Vale lembrar que é muito importante considerar o material. Sempre pergunte ao vendedor ou procure informações no fabricante para saber o que pode ou não ir naquele material específico. 

como limpar bolsas

O que achou das dicas de como limpar bolsas? Já tentou alguma dessas formas? Conte nos comentários!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.