Plantas

Como Cuidar de Orquídeas: 15 dicas fáceis e simples

As orquídeas são plantas fascinantes, suas belas flores são capazes de encantar qualquer pessoa e deixar o ambiente mais charmoso. Podemos encontrar as orquídeas em diversas partes da casa, como na cozinha, em salas de reunião, sala de estar, garagens, varandas entre outros. Muitas vezes ganhamos de presentes e assim nos perguntamos: como cuidar de orquídeas?

Tipos de orquídeas

Existem diversos tipos de espécies de orquídeas, costuma-se falar numa ordem de 50 mil espécies, mas no Brasil encontramos apenas 3,5 mil espécies. Porém apesar da beleza, muitas pessoas desistem de ter essas plantas em casa devido ao comentário que roda essas plantas sobre a dificuldade de cuidar delas.

Se a orquídea for cultivada em apartamento, o ideal é escolher uma espécie de pequeno porte. É essencial que a orquídea seja colocada próxima a alguma janela ou em um jardim na varanda com boa ventilação e que pegue sol pelo menos algumas horas por dia.

Se não possuir um local assim, escolha espécies que suportem pouca luz como a Phalaenopsis e Ludisia.

Embora a orquídea tenha grande durabilidade, sua floração dura pouco tempo. Então, confira algumas dicas para escolher a planta e saber se está saudável ou não:

  • A planta não pode apresentar manchas ou estar danificada nas folhas ou bulbo.
  • Dê preferência para vaso com vários brotos. Desta forma, haverá mais chances das flores desabrocharem no ano seguinte.

Vamos conhecer então espécies de orquídeas mais resistentes, ideais para ficar dentro de casa ou apartamento.

Espécies de orquídea para dentro de casa

  • Orquídea Phalaenopsis
orquidea-dentro-de-casa
Créditos: @myralorenzo

Essa espécie de orquídea requer bastante luminosidade, então coloque-a perto de janelas ou na varanda para que pegue bastante sol.

  • Orquídea Cattleya
orquidea-dentro-de-casa
Créditos: @mikha_shelhya

São orquídeas bastante resistentes, porém, requerem bastante iluminação direta. Por isso, se deseja tê-las dentro de casa, coloque-as perto de janelas ou na varanda.

  • Ludisia Discolor
orquidea-dentro-de-casa
Créditos: @myplantalbum

Possui cultivo bastante fácil e requer pouca luminosidade, o que é ótimo para quem quer colocar dentro de casas ou apartamentos.

  • Mini Phalaenopsis
mini-orquidea-dentro-de-casa
Créditos: @melelina_cattleya

São capazes de se desenvolver bem em ambientes internos, já que requerem pouca iluminação indireta. Além disso sua floração pode ser bastante longa, durando muitos meses.

Como cuidar de orquídeas

Ao contrário do que a maioria pensa, as orquídeas não são difíceis de cuidar, é possível mantê-las sempre belas e com um aspecto saudável sem grande dificuldade. Basicamente você irá precisar de um empenho normal que qualquer tipo de planta necessita.

Adubação

Você pode usar adubos químicos para ajudar  a manter a saúde das plantas como também confeccionar adubos caseiros, como por exemplo, canela em pó. A canela em pó pode te ajudar a evitar pragas na sua Orquídea após a poda. Aplique um pouco da especiaria nas áreas podadas para ajudar na cicatrização da planta e evitar a entrada de bactérias.

O magnésio é um elemento fundamental para a produção de clorofila na Orquídea, (pigmento verde  necessário para as reações metabólicas na produção de energia.)

Vasos para orquídeas

Os vasos para o plantio pode ser de qualquer tipo de material desde plástico até cerâmica, mas é importante se atentar a detalhes como evitar regas exageradas, pois podem apodrecer a raiz da sua planta.

Prefira os vasos de barro do que os plástico. Apesar de serem mais caros, os de barro têm mais porosidade e drenam melhor a água.

Se a base da Orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

15 dicas simples

Cada espécie de orquídea pode precisar de um tipo diferente de atenção, mas basicamente os principais são:

1 – Evite rega-las demais ou em intervalos muito curtos, pois pode apodrecer a raiz;

como-cuidar-orquidea-facil
Créditos: @mark_petteruti._

2 – Procure plantá-las em substratos. A terra não é o material ideal, por isso você pode usar no lugar substratos como o xaxim, perlite, ou fazer a sua própria mistura de substratos;

como-cuidar-orquidea
Créditos: @orchid_hunter72

3 – Faça a adubação corretamente, existem diversos adubos químicos no mercado, o mais conhecido e recomendado é o NPK 10-30-20, especial para florescimento. Mas, caso prefira, você também pode fazer o seu adubo caseiro;

como-cuidar-orquidea
Créditos: @fortheloveofphals

4 – Os vasos de barro são mais recomendados que os de plástico para o plantio das orquídeas;

como-cuidar-orquidea
Créditos: @freshorchids_

5 – A luminosidade é um fator muito importante para o desenvolvimento da orquídea, porém, cada espécie costuma ter necessidades diferentes de luz do sol. Pesquise sobre a sua espécie;

como-cuidar-orquidea
Créditos: @verar_orchids

6 – Procure mantê-las em ambientes arejados, orquídeas se desenvolvem melhor em lugares com fluxo livre de ar. Aproveite para deixá-las como decoração de sua varanda.

como-cuidar-orquidea-dentro-casa
Créditos: @nivez01

7 – Fique de olho nas pragas e procure socorrê-las a tempo.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @arsgratiacultus

8 – Cuide bem dos pequenos brotos para crescerem de forma mais saudável.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @orchid_hunter72

9 – Em geral, as orquídeas precisam receber sol para se desenvolverem adequadamente em seu potencial.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @cinta_vintage

10 – As Orquídeas gostam de meia sombra. Ou seja, o ideal é deixá-las em um local onde o sol incida pela manhã ou durante a tarde. Somente assim, com poucas horas expostas diretamente aos raios solares, irão florescer.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @brooklynorchids

11 – Para eliminar infestações de coconilhas e pulgões, utilize sabão de coco. Basta lavar as folhas com sabão de coco, esfregando com delicadeza.

doencas-orquideas
Créditos: @myorchids6

12 – Pétalas e folhas muito escuras, indicam que sua Orquídea precisa de mais luz, mude-a de local.

doencas-orquideas
Créditos: @rusakovaed

13 – Orquídeas gostam de ventilação e umidade. Por isso, quando puder, abra as  janelas pelo menos 1 horinha por dia.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @loris_et_les_fleurs

14 – Evite colocá-las em locais com ar-condicionado, já que elas não curtem ar seco.

como-cuidar-orquidea
Créditos: @the_gardeners_daughter

15 – O maior erro das pessoas, normalmente é regá-las demais, por isso, não exagere nas regas. No verão e primavera regue 1x ao dia, já no outono e inverno as regas podem ser feitas 1x por semana.

cuidar-orquideas-dentro-casa[
Créditos: @hi__311
Viu como o cuidado com as orquídeas é simples, não foge muito do cuidado que devemos ter com outras espécies.

E você, já possui orquídea em casa? Ou ainda pretende ter? Qual espécie você gosta mais? Agora você já sabe como cuidar de uma orquídea!

Comentar

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas de Decoração

Sobre

Amanda Begels

Apaixonada por casa e decoração, resolveu criar o blog para compartilhar aqui no DicasDecor.com as melhores dicas que encontra na internet. Espero que gostem!

*Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberei uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.