Tanto nos espaços domésticos como nos locais de trabalho, manter a limpeza em dia é uma questão de conforto e saúde. No entanto, higienizar os ambientes com eficiência e em pouco tempo sem comprometer a qualidade do serviço pode ser um grande desafio. O aspirador a vapor, que tem seu diferencial na alta temperatura, tem se mostrado um grande aliado nesse sentido. Por isso, neste texto, vamos descobrir seus maiores segredos.
A limpeza a vapor
Uma limpeza eficiente normalmente depende da ação conjunta de quatro fatores e suas diferentes combinações: temperatura, ação química, ação mecânica e tempo de ação.
Quando se trata de limpeza a vapor, o fator predominante é a temperatura. O jato quente é capaz de limpar sujeiras mais densas e espessas (como gordura e graxa, por exemplo). Esse processo que usa o vapor (a água em uma temperatura elevada, entre 130º e 160º) pode ser complementado com a ação mecânica, se necessário.
É um método de limpeza versátil, com baixo consumo de água e não depende de produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, com o que se revela ecologicamente correto. Além disso, é higiênico: o poder do vapor ajuda a eliminar os germes, bactérias e ácaros invisíveis a olho nu, mas presentes nas superfícies.
Saiba mais sobre o Aspirador a vapor
Em geral, os aspiradores a vapor funcionam da seguinte maneira: coloca-se água no depósito, fecha-se a tampa, e a caldeira aquece a água até ferver. Ativa-se um interruptor e a máquina está pronta para remover manchas e limpar superfícies.
Existe uma diversidade de modelos disponíveis no mercado com diferentes características e especificações em relação a potência de aspiração, filtragem, bar de pressão de vapor, manobrabilidade e programas de limpeza, que regulam a intensidade e frequência do vapor e da aspiração. Os aspiradores podem ser do tipo trenó, verticais ou portáteis.
Podem vir acompanhados de acessórios, como escovas específicas para cada tipo de superfície: duras, delicadas, tapetes, carpetes, madeira. Escovas menores são ideais para a limpeza de sofás, poltronas, pufes, colchões, interiores de automóveis e estofados no geral, assim como para a remoção de cabelos e pelos de animais. Há também escovas apropriadas para limpar vidros e espelhos e fazê-los brilhar. As
escovas de nylon acrescentam à eficácia do vapor a ação abrasiva das cerdas, ajudando a remover as sujeiras mais incrustadas. Os bocais cônicos alcançam os espaços mais escondidos, e os bocais com cerdas removem a poeira de pequenas superfícies.
-
Vantagens
O que é comum a todos os modelos é sua praticidade, sua capacidade de aspiração profunda e eficaz e seu método de limpeza não tóxico e não agressivo, já que depende apenas de água e calor. Destaca-se ainda o fato de que a força do vapor elimina não apenas os micro-organismos já mencionados, mas também o mofo, a gordura e vários tipos de incrustação, criando ambientes mais seguros, especialmente para crianças e pessoas que sofrem de alergias.
Como vimos, a limpeza com aspiradores a vapor é mais higiênica, rápida, econômica, ecológica e sustentável, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de processo de limpeza.
_______________________________
Por fim, outras características importantes a serem observadas ao adquirir são o tipo de depósito (fixo ou removível, transparente ou opaco), comprimento do fio, armazenamento, tipo de mops e facilidade de uso.
Gostaram de saber um pouco mais sobre os aspiradores a vapor? Já conheciam esse equipamento?