Quem nunca desejou ter uma maravilhosa e aconchegante banheira em seu banheiro, que atire a primeira pedra! Bastante atuante nas mais variadas decorações em cenas de filmes e novelas, as banheiras mais do que nunca saíram do mundo das ideias e já podem se tornar uma realidade em sua casa.
Uma ótima opção para relaxar após aquele dia estressante no trabalho, cada vez mais o ramo tem se desenvolvido e atraído consumidores de todas as classes.
A banheira surgiu há mais de 3.000 anos com os egípcios. Acreditava-se que o banho era capaz de purificar o espírito. Nessa época a banheira era mais como uma grande piscina. Foi por volta do século 19 que as banheiras ficaram menores, época em que os empregados tinham que banhar os senhorios inglês.
As banheiras são bastante comuns na Europa e Estados Unidos, locais mais frios. Porém, atualmente, no Brasil a popularidade da banheira é imensa. Além da variedade de cores e formatos, seus benefícios também tem chamado a atenção.
Medidas da banheira
Há diversos modelos e tamanhos de banheiras. As menores seriam os modelos de imersão, sem hidromassagem. Há banheiras estilo mais clássico que possuem 1,50m de comprimento.
Medidas mínimas do banheiro com banheira
Se deseja ter um banheiro com banheira, há de se considerar algumas medidas mínimas para sua instalação.
Para uma banheira tradicional, sem hidromassagem, o espaço mínimo seria entre 1,90m x 2,20m.
Não se esqueça dos pontos de energia e esgoto, que precisam estar próximos do local de instalação da banheira.
Selecionamos 70+ modelos para inspirar você na escolha da banheira ideal para seu banheiro, além de algumas dicas e benefícios do acessório!
1 – Banheiro com banheira estilo vitoriano.
Quem nunca pensou em chegar em casa após um dia exaustivo e passar horas relaxando em sua banheira? A banheira estilo vitoriano é uma boa opção se tem um banheiro pequeno e não possui muito espaço.
2 – Tratada como acessório de luxo por muitos anos, seu custo está cada vez mais acessível.
3 – Sendo possível sua aquisição com um investimento inferior a R$1.000,00.
4 – O que muitos não sabem é que as banheiras carregam inúmeros benefícios a saúde.
5 – Por isso, apresentarei agora todos seus modelos e seus respectivos benefícios.
6 – Comecemos pelas banheiras de imersão que geralmente são as mais simples.
7 – Em geral, é o menor tipo de banheira e não possui nenhum motor, sendo somente opcional a ligação de água quente de uma fonte externa, como os chuveiros.
8 – Sua principal função é o relaxamento, ou seja, é voltada aos tratamentos terapêuticos.
9 – Banheiro pequeno com banheira de imersão.
E continuamos com os benefícios: Mergulhar o corpo até o pescoço em água quente (no máximo 37, 38ºC) é um ótimo exercício para trabalhar o coração, uma vez que a água cria uma pressão sobre o corpo, que faz aumentar sua a capacidade cardíaca. Por isso, banhos semanais de banheira são sempre bem-vindos!
10 – Banheiro com banheira simples.
Se você tem dificuldade para dormir, essa aqui é pra você: não há maneira melhor de relaxar um corpo tenso do que um bom banho de banheira. E o relaxamento não se restringe somente a musculatura, agrega também o relaxamento mental.
11 – Banheiro pequeno com banheira estilo vitoriano.
Para os atletas, um banho quente pode ser a conclusão perfeita de uma atividade física. Além disso, pode aliviar pequenas lesões, dores nas articulações ou músculos distendidos.
12 – Banheiro com banheira em deck de madeira. Espaço ficou super relaxante.
Estudos recentes indicaram que ficar de molho na água aquecida pode diminuir a pressão arterial. Um excelente e aconchegante método, desde que seja realizada uma consulta prévia com um médico para aprovação do procedimento (tendo em vista que o calor da água aumenta a frequência cardíaca).
13 – Banheiro com banheira simples. Sempre é possível conseguir um lugarzinho para ter uma banheira.
Uma segunda pesquisa indicou que a imersão diária na água quente, durante 20 minutos, fez com que um grupo de pessoas perdesse quase 2 kg em relação a outro grupo. Da mesma forma, conseguiu reduzir os níveis de glicose no sangue de pessoas que sofrem de diabetes.
14 – Banheiro de luxo com banheira. Revestimento em mármore e acabamentos em preto.
Outro ponto a ser ressaltado em relação as banheiras de imersão, é que elas ajudam na abertura dos poros da pele, de modo a limpá-los, eliminando as toxinas do nosso organismo. Por isso, mesclá-la com uma boa chuveirada em temperatura média vai te proporcionar uma boa sensação de limpeza e bem-estar.
15 – Banheiro com deck que vai do piso ao teto. Ali foi colocada uma banheira de imersão.
Outro efeito positivo, é que a água quente alivia a pressão dos vasos sanguíneos e ajuda a curar aquela chata dor de cabeça.
16 – Olhem um banheiro bem pequeno com uma banheira de imersão.
E para os ansiosos de plantão, um banho de imersão é uma forma perfeita para reduzir a ansiedade diária e nos sentirmos mais autoconfiantes para enfrentar os desafios do cotidiano.
17 – Aproveite para colocar uma imagem de uma paisagem na parede perto da banheira e aproveite o momento para relaxar.
Da mesma forma, o vapor quente ajuda a soltar o muco acumulado na garganta, aliviando assim os sintomas da gripe como tosses e congestionamentos nasais.
18 – Tratemos agora do mais famoso modelo: a banheira de hidromassagem.
19 – Além de ser a mais conhecida, o mais requisitado acessório possui diferentes tamanhos e formas, para que se adeque ao espaço disponível em seu banheiro.
20 – Podem ter capacidade para atender somente uma pessoa ou um casal. Contudo, já é possível encontrar banheiras Spa, cuja finalidade coletiva pode comportar até 8 pessoas.
21 – Ao contrário da banheira de imersão, a de hidromassagem é fixada no local, possui motor para liberação dos jatos de água e maior acabamento externo.
22 – Os jatos, quando aquecidos, estimulam a circulação sanguínea permitindo que os líquidos corporais possam ser drenados mais facilmente, prevenindo celulites e varizes.
23 – Além de ser eficaz na diminuição das dores de doenças como artrite e reumatismo e aliviar o inchaço das pernas e pés.
24 – Outra grande vantagem, é que a combinação equilibrada de água e ar revigora toda superfície do corpo, liberando impurezas da pele que fica cada vez mais sadia e macia!
25 – Da mesma forma, é um ótimo tratamento para problemas cardiovasculares, controle da diabetes, melhora na qualidade do sono, minimização das dores musculares e articulações, entre outros.
26 – Uma ótima opção para você que procura mesclar estética e saúde!
27 – O terceiro modelo, não tão conhecido como os demais, são os ofurôs.
28 – Diferente da banheira de hidromassagem, os ofurôs tem como objetivo principal o relaxamento de seus usuários, e não mais a higiene.
29 – Ofurô significa banheira em japonês. Pode ser usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e não tem a água trocada a cada uso, uma vez que, segundo o ritual, os banhos são tomados antes do descanso.
30 – Outra característica é com relação a temperatura, que nos ofurôs varia entre 36°C e 40°C. Ou seja, mais quente que os anteriores.
31 – Além disso, o modelo é mais profundo, permitindo que a água cubra até os ombros do utilizador.
32 – Seus benefícios são tanto físicos como psicológicos. Vão desde o alívio do estresse, da TPM, dores de cólicas, inchaços, combate à flacidez e celulite.
33 – Até a melhora da circulação sanguínea, tonificação da pele e qualidade do sono.
34 – É importante se lavar previamente antes de entrar no ofurô, uma vez que ele não é considerado uma forma de banho como nas outras banheiras, mas sim um modo de relaxamento.
35 – Após a escolha do modelo, o próximo passo é escolher entre uma vasta gama de cores.
36 – Comecemos pela vibrante cor laranja, que pode transmitir alegria e entusiamo a seu banheiro ou lavabo.
37 – Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo é uma ótima aposta para estimular o raciocínio e a criatividade.
38 – Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.
39 – Os tons quentes avermelhados tendem a melhorar a autoestima, com seu estilo próprio.
40 – A cor azul está relacionada transmissão de harmonia, tranquilidade e serenidade.
41 – Além de proporcionar maior personalidade ao cômodo, é super elegante se aplicado da forma correta.
42 – Os tons verdes estão associada à natureza e ao sentimento de esperança.
43 – E funcionam perfeitamente como efeito calmante.
44 – Por isso, é uma boa opção para associá-lo com sua banheira!
45 – Já as variações do marrom, expressão maturidade conforto e simplicidade.
46 – Uma boa opção para colocar a banheira na brincadeira com os tons dos revestimentos escolhidos.
47 – E o pretinho básico não podia faltar!
48 – Além do tom combinar facilmente com qualquer decoração da casa, é sinônimo de elegância e sofisticação.
49 – E para quem não se contenta com uma cor só, abuse dos detalhes e tenha um banheiro colorido.
50 – E de toda criatividade para encontrar a banheira que mais combina com você e seu banheiro! Olhem esse banheiro luxo com chuveiro de teto acima da banheira.
51 – Banheiro pequeno com banheira e chuveiro separados, foi colocado um deck de madeira como revestimento da banheira.
52 – Banheira e chuveiro no mesmo espaço. Foi colocado um modelo de box tipo parede de vidro.
53 – Banheiro com banheira e chuveiro juntos no mesmo espaço. O que acharam?
54 – Banheiro estilo spa com banheira e chuveiro separados.
55 – Banheiro branco com banheira e chuveiro separados.
56 – Banheiro pequeno com banheira e chuveiro separados. Veja como é possível!
57 – Inspiração linda de um banheiro branco com banheira e chuveiro no mesmo espaço.
58 – Acabamento em volta da banheira é o mesmo utilizado na bancada e em detalhes como nichos e prateleiras.
Um mesmo material com diversos usos confere unidade ao projeto. Neste banheiro o mármore veiado reveste piso, banheira, bancada, roda banca e nichos. Atenção para o detalhe: os espelhos que aparecem de fora a fora revestem os armários, amplia o ambiente e acrescenta um charme só!
59 – Banheiro com banheira e chuveiro juntos. Não ficou um charme esse espaço?
60 – Banheiro pequeno com banheira e chuveiro juntos com box.
61 – Veja mais um layout de banheiro com banheira.
62 – Banheiro pequeno pode ter banheira sim! Veja essa inspiração:
63 – Utilizar o mesmo revestimento da bancada na banheira traz uniformidade e fica mais elegante.
64 – Banheira separada do chuveiro nesse espaço. Detalhes de prateleiras e nichos.
65 – Aqui o banheiro teve que ser muito bem planejado para comportar a banheira. A bancada ficou super reduzida.
66 – Veja de cima um banheiro pequeno com banheira.
67 – É muito comum que o chuveiro seja colocado no mesmo espaço da banheira. Principalmente em banheiros pequenos.
68 – Uma opção de layout de banheiro com banheira e chuveiro separados.
69 – Banheiro pequeno com banheira e pequeno chuveiro.
70 – Inspirou-se a ter uma banheira em seu banheiro? Saiba que mesmo sendo pequeno, você pode ter sim a tão sonhada banheira.
71 – Banheiro rústico com banheira e chuveiro juntos.
E concluímos mais uma série de 70+ modelos de banheiras e dicas para facilitar sua escolha estética e terapêutica.
Vale lembrar que:
- Não é recomendado às mulheres grávidas banhos quentes na banheira;
- Antes de aproveitar os benefícios de uma banheira de imersão, consulte um médico para melhores esclarecimentos;
- E não permanecer por mais de 20 minutos em um banho de imersão em água quente, pois há risco de desidratação!
nossa cada modelo mais lindo, meu banheiro e pequeno estou pensando em por um banheira simples de 1,70X80 cm. Mas estou com medo do uso na pratica, não fica apertada?
Oi Antônio, dependerá muito da altura da pessoa que irá usar a banheira, se for uma pessoa muito alta não será tão confortável. Mas 1,70 é um tamanho bastante bom, maior do que o padrão.
Também verifique a profundidade da banheira (quanto mais profunda, mais confortável) e também os apoios ergonômicos nas costas.